Saturday, February 28, 2009

As minhas noites são melhores que os teus dias


A grande vantagem dos dias em relação à noite, é que os dias não a estragam. E isto é verdade, venha quem vier. Sair à noite implica termos o dia seguinte, basicamente, estragado. Podemos ir até para o emprego à hora do costume, mas a nossa produtividade, não será a mesma. Ou somos o filho do patrão e podemos faltar de manhã; ou somos o patrão e podemos delegar a nossa responsabilidade em outra pessoa ou chegamos um bocadinho mais tarde mas já a pisar o risco. Ou perdemos o emprego, o que nos dias de hoje, não convém nada.

De resto, é muito usual ouvir dizer-se: “Aquela ali, está toda estragadinha. E sabes de que é? ( ouve-se: Não sei, não sei!). Olha, é de tanto sair à noite!”, enquanto ninguém faz semelhante comentário para os diurnos. Repare-se se isto faz algum sentido “ Já viste aquele, como está acabado. Sabes de que é? Sabes? ( ouve-se: Não sei, não sei!) Olha, é de tanto sair de dia. Sabes como é, sol, mar, ar puro, isso sabe tudo muito bem, mas a factura é muito elevada! Ainda por cima faz ginástica, não abusa dos sais, não fuma e não bebe e depois admira-se estar nesta desgraça. Uma vergonha!”. Convenhamos, faz isto algum sentido? ( ouve-se: Não sei não sei!). Ora essa, é claro que não faz.

Vamos cá ver, cheguem-se a mim rapazes e raparigas, vou-vos falar dessa coisa que se chama “ A verdade” ( gostava que agora me imaginassem enrolado num lençol branco, as mãos estendidas em direcção à luz do sol e com um pose muito parecida à de Moisés antes de separar as águas). Acreditando que me estão a imaginar deste modo – e porque haveria de duvidar disso - vamos a isto. A verdade é esta: ninguém sai à noite para ter saúde e definitivamente só há uma saúde que a noite protege e estimula: A mental. Tudo o resto, é para esquecer. A começar pelas pessoas que só fumam quando saem à noite. Que só bebem quando saem à noite. Que só votam no PP quando saem à noite. Que só se vestem assim quando saem à noite. E que só encontram aquele quando saem à noite. Aliás, eu acredito que existam pessoas que na verdade só vivam à noite. E que de dia morrem. E a comprová-lo, estão aqueles que depois de saírem à noite, se questionados sobre como estão, afirmam peremptoriamente que: estão a morrer. É ou é verdade? E sabem porquê ( de novo a resposta que me persegue: Não sei não sei!”). Porque estão mesmo, caramba! A noite devia ter um cartaz que diria: Sair à noite, pode matar. E contudo, até já houve. Só que, em vez de entenderem isto, muitos foram os bandidos que viram neste cartaz um “se” onde ele não existia. Os bandidos leram: “Se sair à noite, pode matar!” e foi o rebuliço que se viu.

A noite mata, é verdade. Mas o dia também. E se virmos as estatísticas, facilmente percebemos que ainda assim, morrem mais pessoas durante o dia do que à noite. Neste momento, posso assegurar-vos que estarão duas pessoas de dia a morrer e só uma de noite. Ou só metade de uma, pronto. Não tenham dúvidas. Isto é como andar de carro e de avião. As pessoas têm muito medo de andar de avião porque podem morrer mas onde se morre à séria, é cá em baixo. Porque lá em cima ninguém morre. Mas sim depois. Depois de morrermos – aí sim, supostamente – subimos. De resto, não deve ser por acaso que o avião é considerado o transporte mais seguro do mundo. E porquê? ( a voz: não sei, não sei!) Ora essa, porque andar de avião é exactamente igualmente à noite. Isto é, porque embora possa parecer mais perigoso, é na verdade muito menos mortal. Que estar cá em baixo. Que viver de dia.

13 comments:

  1. Ora nem mais! Sair a noite nao mata tanto como sair de dia. Por falar nisso, vou masé sair.

    ReplyDelete
  2. Ora bom dia!
    Acompanho o teu blogue há bastante tempo, mas nunca comentei, e vi aqui uma oportunidade. Tenho de discordar ligeiramente contigo!
    Eu vivo de noite e de dia... Estudo (e vou às aulas, atenção!), trabalho em part-time e ainda saio à noite (bom, já não saio à noite todos os dias como há uns anos, mas ainda me "esforço"!). O que me mata... são as poucas horas que durmo! Quando morrer de vez, logo recupero o sono perdido!
    Continuação de um óptimo trabalho!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Eu prefiro a noite sempre, mas como médico não tem muita escolha, vivo de acordo com a saúde de meus pacientes!

    abraço e bom blog

    ReplyDelete
  4. Tem razão. Quem sai à noite "morre" no dia seguinte, mas depois recupera :D

    ReplyDelete
  5. O grande desafio para o novo milénio é dormir cada vez menos. Se em vez de 8 ou 7 horas, passarmos a dormir 5 ou 6, existe a possibilidade de chegarmos ao fim dos nossos dias com a sensação de que perdemos muito menos tempo do que a maioria das pessoas.

    Se pouparmos 1 a 2 horas por dia (vá, 1 hora e trinta minutos a menos de sono), ao fim de uma semana conseguimos abichar a módica soma de 10 horas e meia a mais acordadinhos e a fazer coisas interessantíssimas. E se agora multiplicarmos isto por 52 semanas num ano... imaginem... ficámos acordados 22 dias (praticamente um mês útil). E agora imaginem, isto multiplicado por 25 anitos, entre os 25 e os 50... são mais 570 dias acordado. Mais de ano e meio...

    Conclusão: dormir menos 1 a 2 horas por dia... significa que em 25 anos ganhamos um anito e meio em que podemos fazer o que quisermos. E não me venham com histórias. Dormir 9 horas por dia?

    ReplyDelete
  6. As coisas que aprendo contigo Fernando Alvim...
    Brilhante...as usual

    ReplyDelete
  7. Sair à noite sabe bem. Aliás sabe muito bem! Mas só ás vezes.

    Isto é mais ou menos assim: ou se vive de dia ou se vive de noite. Eu acho a noite fascinante ainda assim não vivo sem sol, sem as minhas rotinas chatas que adoro. Queixo-me mas adoro! Toca a levantar, toca a trabalhar, toca a aparecer no mestrado ao final do dia, toca a voltar para casa e ver se o cérebro ainda tem capacidade de processar alguma informação e, se ao final da semana sair à noite sabe bem.

    Mas concordo o dia mata mais gente que a noite! x'D

    Sempre em cima do acontecimento este Alvim!!!! Irraaaa

    ReplyDelete
  8. O COMENTARIO ANTERIOR ESTÁ COM UMA SINTONIA FANTASTICA, E EM CONHUNHÃO COM O NOME DA PROPRIA PESSOA QUE O ESCREVEU...
    heheh :)

    Bruno MS
    paroxetinado.blogs.sapo.pt

    ReplyDelete
  9. Amei o post!
    Sou das pessoas que só vive de noite, tb fumo de dia mas a noite é que me faz sentir bem :) e de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde todos nós morremos por isso mesmo odeio que me digam "fumar mata", ora não fumar tb mata, ou se não mata algo o faz na sua vez!

    ReplyDelete
  10. Deixo um viva à noite! E um viva aos zombies q vagueiam pelo dia! :)

    Jinhossss

    ReplyDelete
  11. A minha avó já dizia, quem vai á festa, 3 dias não presta. Não são 3 mas 1 plo menos é.

    ReplyDelete
  12. Ellen...Estou contigo. E é muito mau quando se morre com saúde. Não ao desperdício... A morrer,que seja sem saúde

    ReplyDelete