1. Guimaraes
São 5 da tarde em Guimarães e presumo que também no resto do país. Na noite anterior, tinha estado no Centro Cultural Vila Flor e pareceu-me bem dar uma volta pela cidade. A esta hora, eu e uma jovem portuguesa que seguia ao meu lado, decidimos que queriamos beber um chá. E assim, à primeira oportunidade, avistando pessoas numa paragem muito perto de uma cafetaria com estilo q.b., abrimos o vidro e perguntamos a uma rapariga que estava cá fora na tal paragem: "Sabes-me dizer se há aqui algum sítio porreiro para irmos beber chá a esta hora?". A rapariga que possivelmente estaria à espera do autocarro, disse para esperarmos um minuto, foi lá dentro da cafetaria, atravessou a rua para vir ter connosco e voltou com uma resposta: "Esta tem. Tem chá preto, tilia, cidreira, limão, uma série deles. Se quiserem podem vir a esta". Não sei quem é esta rapariga, mas é de pessoas como ela que eu gosto e que começam a rarear. Não é por nada, mas é impressão minha ou existem mais pessoas destas a Norte?
2 - Gaia
Nessa mesma noite, contingências várias obrigaram-me a dormir num hotel em Gaia. Até aqui tudo bem. São 6 da manhã quando entro no hotel e acontece essa quase espécie de ritual. A partir do meio dia, o telefone do meu quarto toca de 5 em 5 minutos e de 10 em 10, a funcionária da Limpeza finge enganar-se e entra 3 vezes - repito! - 3 vezes no meu quarto, dizendo sempre com surpresa:" Ai desculpe!". Por fim, a clássica pergunta da recepção: " O Senhor vai ficar mais um dia?" que apetece responder com: " Neste hotel, não!". Mas calma, esta é uma realidade que acontece em todo o lado e não só ali. Daí que mesmo que saiba que a hora de saída é tradicionalmente ao meio dia e que as senhoras da limpeza têm que limpar os quartos, não me conformo enquanto não existir um hotel que perceba que alguém que chega ao hotel às 6 da manhã, deveria poder dormir mais umas horas sem ser pressionado sempre desta forma. No dia em que isto acontecer, aqui prometo, que só dormirei nesse hotel. Até tarde, quando já dão filmes da treta nas televisões.
3 - Eliminatória do Centro Cultural Vila Flor em Guimarães e Tertúlia Castelense na Maia
Foram as últimas duas eliminatórias do Termómetro e logo em dois espaços extraordinários. O centro cultural vila flor que ainda não conhecia, é para mim a grande revelação. E o Tertúlia Castelense o bar que eu sempre quis ter mas para o qual, nunca tive aquela coisa que domina o mundo ($$$) para o conseguir. Numa ganharam os Clunk e no outro os The soaked Lamb e Bass-Off. A final está marcada para o dia 18 de Outubro, será no Paradise Garage em Lisboa e terá para além das 6 andas finalistas, as actuações de Ana Free ( que abre o festival) e Manuel João Vieira (que acaba com ele). literalmente. Os bilhetes vão custar 6 euros. Digam lá que não é baratinho? Aqui o rapaz será o apresentador oficial da coisa. Está tudo aqui: www.termometro-online.com.
1- Há pessoas assim em todo o lado, mas como és do Norte, tens o coração a puxar o sentimento, tá certo...
ReplyDelete2- Tu, tal como a maioria dos Portugueses têm o hábito de frequentar hotéis onde, na generalidade dos casos, o serviço é impessoal e reina a ditadura do relógio. Exprimenta algo diferente.
www.quinta-santabarbara.com
Abraços
É óbvio que existe pessoas assim em todo o lado. Mas também é certo e sabido que as pessoas nortenhas tem uma simpatia inerente, uma amigabilidade característica, um carácter distinto que não dá para explicar... Sem ofensas, claro! :)
ReplyDeleteEntão em Braga, aquela mui nobre augusta cidade, as pessoas são mesmo amáveis! ;) (E eu não digo isto só por ser de lá! xD)
beijinho de uma leitora assídua*
Eu sou das Taipas, capital da cutelaria e do tunning, a 7 km de Guimarães. E nós lá em cima temos tanto de cromos como de fixolas, modéstias à parte. Tive pena de só saber agora k tiveste no Vila Flor. Se me tivesses dito... xuac
ReplyDeleteAlvim, o norte é assim, MAGNIFICO!!! Já para não falar de Guimarães...A próxima vez que estiveres em Guimarães vai a pastelaria D. João IV no Centro Comercial Villa, pertissimo do Vila Flor... Esta sim tem chás muito bons, já para não falar dos bolos, deliciosos...
ReplyDeleteAparece mais vezes por Guimarães...
queremos ver-te mais vezes cá pela cidade a tomar cha'! ;D combinado ?
ReplyDeleteOlha, por mim tenho-te a dizer que viva o Minho e viva o Norte!
ReplyDeleteMas fica sabendo, eu estive no dia de 11 de Outubro em Guimarães (há post sobre isso no meu blog), no sitio mais cool, hipie chic e magnifico daquela cidade e se tu fosses um gajo com alguma disponibilidade, até te tinha contratado para DJ, mas estavas ocupado, pelos vistos, mas lá foi o grande Motinha instead,(Minhoto,lá está!), deixar 200 pessoas de todas as idades ao rubro e no limite com cabeleiras rosa choc até ás 7 da madrugada.
Olha que tinhas gostado deste sitio... o chá é fabuloso e o environment, nem se fala!
wegue wegue!