Thursday, July 31, 2008

O Amuanço Português



Se há coisa que Portugal tem e os outros países dificilmente terão, essa coisa é o amuanço. Os outros países que fiquem lá com as modernidades deles, as expansões económicas, o melhoramento das vias de transporte, os gigantescos triunfos na ciência, a educação para todos e até a saúde gratuita, pois quando chega a vez do amuanço, só haverá um com o braço no ar. Que somos nós.


O amuanço é português e quando se vê um outro pais a tentar imitar-nos é uma vergonha tão grande que apetece chegar lá ao pé e dizer precisamente isso: “Tenha vergonha e vá para casa senhor!”

O amuanço começa desde tenra idade com o chamado “beicinho” que normalmente surge quando não cumprimos uma promessa que havíamos feito à nossa namorada. Algo como: “Amanhã quando acordarmos vamos à praia e à tarde vamos aos saldos no Colombo? E no outro dia, quando ao percebermos que o tempo está mau e afinal já não vamos, ela faz beicinho até que lhe demos o cartão de crédito.


Amuanço e beicinho andam próximos de serem a mesma coisa, mas são no entanto diferentes, porque o beicinho passa mais depressa que um amuanço. Um amuanço pode durar meses, ouviram bem? Enquanto um beicinho muito raramente dura mais que dois 2 minutos. Reparem, pode até haver choradeira num beicinho mas com uns beijos e a promessa de que em breve terá o que pretende, a coisa vai ao sítio. O problema é quando não vai. E quando não vai, surge o amuanço. E chegados aqui, estamos bem tramados. O amuanço é terrível porque implica coerência e até algum orgulho por parte do amuado, que por norma, não desiste facilmente. O amuado quer que todos percebem que ele está a fazer amuanço, tal qual uma criança de 5 anos de idade que gosta de ter todas as atenções centradas em si. Mas enquanto uma criança diz logo “ olhem para mim, que bem eu danço!” já em relação ao amuado, ele gosta que as pessoas percebam isso sem que ele tenha que dizer nada. E por isso, quem faz amuanço deixa quase de falar e aparece sempre tristonho a dizer “ que está tudo bem” como quando os casais se chateiam e um deles pergunta “ Está tudo bem? E o outro responde. “Está ( pausa longa de 10 segundos). Está tudo bem.” E é claro que não está tudo bem e suspeitando nós o porquê de não estar tudo bem , vamos dizendo que assim também não queremos, que também para nós não está tudo bem. E que também sabemos amuar. E pronto, fica-se ali a bater o pé até um dos dois, possivelmente menos orgulhoso, decida ceder. E quando cede, é quase certo que passe para a posição de amuado como quem diz “ lá por seres português, não penses que vais assim para o Real Madrid”, “ Tu podes até ir jogar para o Inter, mas neste casa, irás ser sempre vaiado” , “ sim senhor, vais então para o Everton, mas não nos vês mais os dentes, ouviste bem?

5 comments:

  1. Há uma série fantástica, o Coupling, em que a Susan (a loura)amua frequentemente com o namorado. E, quando ele lhe pergunta se se passa alguma coisa, ela responde sempre: "Apparently!".

    O amuo é uma arte que demorou milhenas de anos a desenvolver. Para ser bem sucedido, temos de ser fortes no jogo psicológico. Até que nem era mau se nós fôssemos assim mesmo bons nisto do amuanço.

    ReplyDelete
  2. E o pior do amuanço, é que quando amua um português, amuam logo dois ou três.
    :)
    Bjs!

    ReplyDelete
  3. Ontem começaste baixinho com just, paranoid android e creep, que eu vi.. xD Isto vai ser lindo!,pensei. E depois começaste a sério -.-' (amuei um pouco, confesso)
    Redimiste-te com a roadhouse blues, vá. Ainda existe esperança para o Alvim que há em ti ;)

    um abraço :) *

    ReplyDelete
  4. Eu sou perito nisso dos amuanços. É super cansativo!

    Mais uma vez gostei do que aqui escreveste!

    Só tenho medo que tenha sido uma pequena desculpa para falar de futebol.. :)

    Boas

    ReplyDelete
  5. ah ah muito bom
    Mas quando os amuos não passam? Os bebés mimadinhos vigam-se docemente ;)

    ReplyDelete