Saturday, July 12, 2008

Gabrielle Andersen-Scheiss






Chama-se Gabrielle Andersen e é possivelmente a protagonista das imagens mais emocionantes que alguma vez vi num evento desportivo. Lembro-me de ter chorado como um menino – e era mesmo porque tinha 10 anos – quando a atleta surgiu nas televisões do mundo a entrar no Los Angeles Memorial Coliseum. Gabrielle estava a concluir a Maratona feminina dos Jogos Olímpicos de 1984 e tinha entrado neste estádio 25 minutos depois da vencedora, Joan Benoit.

Contudo, a falência física em que se encontrava era de tal forma que muitos eram aqueles que a aconselhavam a desistir e a parar por ali. Ao saber que se fosse ajudada seria desclassificada, a atleta recusou todas as ajudas e fez questão de cortar a meta.

Muitos anos depois, de cada vez que penso em desistir de alguma coisa – e não estou a pensar em desistir de nada – penso nestas imagens e neste estádio inteiro a aplaudi-la de pé.

8 comments:

  1. É tão triste que é lindo.

    Bem, eu e os meus 17 anos estamos com lágrimas nos olhos e até aposto que vou guardar estas imagens na minha memoria por muito tempo.

    Beijinho, Tânia

    ReplyDelete
  2. É chamado "golpe de calor", medicamente falando...

    Sou a favor de se tentar, sempre, mas também concordo que a desistência é uma opção válida, ao contrário do que sempre me incutiram.
    Hoje acredito que podemos ter qualquer coisa na vida, se sacrificarmos tudo o resto em função desse objectivo. Por isso antes de lutarmos é melhor decidirmos quanto estamos dispostos a perder.
    Pode e deve desistir-se quando ao continuar em estamos a por em causa valores demasiados elevados... Muitas vezes ir atrás do que nos sabe bem significa deixar para trás o que está certo.

    (Não me refiro logicamente à Gabrielle Andersen-Scheiss, que com o seu neurónio a fritar não tinha discernimento para avaliar que os valores demasiados elevados a que me refiro, no seu caso eram tão, só e apenas a própria vida!)

    ReplyDelete
  3. Alvim, mais impressionante que esse final, tens 2 de Ironman :
    http://www.youtube.com/watch?v=MTn1v5TGK_w

    e mais conhecido ainda este:

    http://www.youtube.com/watch?v=tRB1p89k7_I

    Cumprimentos

    Joao Ferreira

    ReplyDelete
  4. Ouvi "NUNO e NANDO" de sábado e penso que lá referis-te precisamente como são as crianças que mais sofrem com o desporto...Gosto muito de te ouvir

    ReplyDelete
  5. Realmente é verdade...temos que ter qualquer coisa que nunca nos faça desistir...e esse exemplo é brutal !!!

    bjs e boa semana

    P.S-Já apareço por cá há já algum tempo mas nunca tinha comentado...

    ReplyDelete
  6. Eu tinha 16 anos quando vi a transmissão destas imagens.
    Creio que o regulamento da maratona diz que a corrida só termina quando o último cruzar a meta.
    Aos que acham que se pode e deve desistir, pensem no que a meta pode significar nessa maratona que é a vida.
    Eu também me agarro a este exemplo, e a mais dois ou três do género, quando preciso de força para continuar.
    Grande abraço,
    Paulo Moreira

    ReplyDelete
  7. Ainda no outro dia voltei a ver este video e confesso,vieram-me as lágrimas aos olhos...
    Arrepiante!

    ReplyDelete