Wednesday, July 09, 2014

22º Curtas Vila do Conde: Arranque da Competição Nacional

No Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está reservado para hoje, terça-feira, um dos momentos habitualmente mais aguardados do festival: o arranque da Competição Nacional, com sessão agendada para as 21 horas.

A produção nacional sofreu um sério problema de financiamento nos últimos anos. Não deixa de ser, por isso, uma surpresa que os filmes continuem a ser produzidos e que sejam surpreendentes objetos cinematográficos. Com estratégias inovadoras de produção, esta seleção é marcada pela presença avassaladora da crise financeira na sociedade portuguesa. Ainda assim, há, neste panorama, filmes que continuam a utilizar a câmara de filmar para fazer reflexões sobre as contradições humanas mais elementares. A diversidade continua a ser uma marca de sucesso do cinema português. 
Nesta edição, regressam ao festival autores como Sandro Aguilar, Salomé Lamas, Jacinto Lucas Pires, Rodrigo Areias, Gabriel Abrantes, Teresa Villaverde, Vasco Sá e David Doutel. O futuro do cinema português passa por aqui.


E a exemplo do sucedido em anos anteriores, o Curtas Vila do Conde promove os habituais Encontros com Realizadores, potenciando um espaço de debate e reflexão sobre o panorama do cinema português. Os realizadores, com filmes a concurso e presentes em Vila do Conde para apresentarem as suas obras, são convidados para uma conversa com o público. 

Quarta, dia 9 - Mariana Gaivão, Pedro Neves, Sérgio Ribeiro e Salomé Lamas


Quinta, dia 10 - Nuno Amorim, Jacinto Lucas Pires, Miguel Clara Vasconcelos e Patrick Mendes


Sexta, dia 11 - Rodrigo Areias, Francisco Botelho, Sandro Aguilar, Teresa Villaverde e Simão Cayatte 


Sábado, dia 12 - David Doutel, Vasco Sá, Marco Amaral, João Rodrigues e Gabriel Abrantes 

(Os Encontros com Realizadores decorrem no Lounge Curtas, no Teatro Municipal, pelas 16h15)




Secção Curtinhas
Um minifestival para os miúdos (mas também para os graúdos), o Curtinhas surgiu em 2009 no contexto do projeto ANIMAR (que, em 2014, chegou à 9.ª edição), um programa anual de formação de públicos jovens através do cinema de animação. A parte principal do Curtinhas é a competição de filmes para crianças, divididos em três escalões etários – para maiores de 3, 6 e 9 anos. O júri é também composto por crianças. Para além da competição, o Curtinhas é composto pelo Espaço Infantil "Brincar ao Cinema", nas instalações do festival, e vários workshops.

ESPAÇO INFANTIL BRINCAR AO CINEMA 
Até 13 de julho, 14:30-23:30
Teatro Municipal de Vila do Conde, Piso 3
Neste espaço infantil têm lugar diversas atividades para crianças dos 4 aos 12 anos, permitindo aos espectadores do Festival assistir às sessões, sabendo que em simultâneo os seus filhos usufruem de um lugar de diversão e aprendizagem, sob a orientação de uma equipa de formadores. Este espaço tem, num horário coincidente com o das sessões de cinema, uma programação permanente constituída por ateliers de curta duração, visionamento de filmes e realização de outras atividades em torno da imagem em movimento. 

OFICINA CIÊNCIA DA IMAGEM 
Sábado : 12 Jul
Teatro Municipal de Vila do Conde (Piso 3)
10:30–12:30, 3-6 anos (pais e filhos))
14:00–16:00, 7-12 anos
Preço: 5 euros criança
Formadores: Mundo Científico
Luzes, filtros, lentes e espelhos vão ser os protagonistas de uma fantástica aventura pelos princípios da ótica associada ao cinema. Serão as imagens realmente animadas ou o produto de um cérebro iludido com tanta confusão? Vamos convidar a Ciência para ajudar na solução!

No comments:

Post a Comment