Friday, May 02, 2014

Inquéritos de Férias do Jornal Metro

Num dia quente de Primavera a fazer lembrar o Verão, cá vai mais um inquérito, desta vez com a participação de Miguel Somsen, jornalista freelance, copywriter TVI e Gin Lover assumido:


Umas férias 
Gostava de ir passar umas férias ao fim do arco-íris. Ouvi dizer que agora os bilhetes estão ao preço da chuva. Infelizmente eles nunca garantem regresso a casa e eu deixei a sopa ao lume.  

Uma ideia
Sempre achei que este país deveria ser gerido por estrangeiros. Portugal é demasiado sério para ser entregue aos portugueses. 

Uma asneira
Estou dividido entre duas asneiras: o acordo ortográfico e o chumbo da co-adopção para casais homossexuais. Pior o acordo ortográfico porque me obriga a escrever co-adoção sem P. 

Uma paixão
Os Gin Lovers. Este pequeno milagre de ter criado com uns amigos malucos uma empresa, um site, uma aplicação e uma revista de gin portuguesa, a Zest em apenas oito meses. E de agora estar a servir Gin no Peixe em Lisboa ao lado de chefs conceituados ou a responder a inquéritos de Verão na Primavera.

Uma curiosidade
Toda a gente pergunta: “Por que razão a Páscoa é tão tarde este ano”? Eu sei a resposta. A Páscoa calha sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia depois do Equinócio da Primavera. É fazer as contas. 

Uma pergunta
Por que é que os detergentes e produtos químicos são de abertura fácil para crianças e os flocos de cereais e pacotes de leite são de abertura difícil para os pais?

Uma resposta
“Ai eu não gosto de gin, fico sempre com dor de cabeça no dia seguinte”, dizem os ressacados. Mentira. Só quem bebe mal o gin ou um mau gin (ou um gin com maus álcoois, como o isobutanol ou heptanol) virá a ter dor de cabeça. Os bons gins não têm cenas maradas dessas. 

Uma lição
Nunca nos devemos intrometer na vontade de um indivíduo que se queira comportar como um verdadeiro idiota. Porque corremos o risco de perder um grande espectáculo ao vivo grátis. 

Uma aventura
Ser assaltado duas vezes pela mesma pessoa no Cais Sodré em 2007 e mesmo assim não ser roubado. Acabar a noite a conversar com o assaltante na Rua do Arsenal. Descobrir que iria ser pai um dia depois. 

Um segredo
Fui sonâmbulo até aos 12 anos, quando mudei de casa. O cheiro a alcatrão faz-me lembrar a infância. Só aprendi a nadar aos 14 anos quando me atirei sozinho para uma piscina sem pé. Desligo o micro-ondas a tempo de evitar o som do plim que ele faz quando chega ao zero.

Uma invenção
Adorava inventar um corrector automático de Isabéis Jonets. Para assim evitar muito disparate público e debate privado.

Um problema
A Rússia é um problema. Invadir a Crimeia apenas porque 60 ou 70 por cento da população é russa? Sendo assim, Portugal vai invadir o Luxemburgo? E a Sérvia vai invadir o Benfica?

Que resposta gostaria de dar a uma pergunta colocada por si mesmo?
A minha resposta favorita é sempre: “Estou a estacionar”. A pergunta pode ser o que as pessoas quiserem: “Vens jantar?”, “Quanto ficou o Benfica?”, “Já pagaste tudo o que me deves?”. “Estou mesmo a estacionar” está para o automóvel como o “já te ligo” está para o telemóvel.  



1 comment:

  1. Co-adopção sem "p" e sem hífen, note-se.

    ReplyDelete