Thursday, July 11, 2013

Ó mãe, ó mãe, saí na Visão desta semana

Fernando Alvim
'Sou o grande negócio da minha vida'

Acompanhámos o 'one man show' de manhã até à meia-noite. Como se organiza o radialista e apresentador de TV entre as mil e uma «missões» que inventa? Com muita energia, irreverência e humor

POR SÔNIA CALHEIROS (TEXTO) E MARCOS BORGA (FOTOS)

Na casa de banho, há lugar para um rádio impermeável pendurado na banheira, um gravador digital, uma ardósia e giz e um quadro com um marcador. Material essencial para um comunicador nato a quem, no banho, surgem as melhores ideias. Espontâneo e sensato, Fernando Alvim, 39 anos, aproveita a ilimitada capacidade de improviso para resolver imprevistos. De manhã, antes de receber a VISÃO no escritório, na LX Factory, viu-se obrigado a substituir dois convidados desistentes do talk-show É a Vida Alvim, no canal do cabo +TVI, com gravações nessa tarde. Sem produtora, abriu os e-mails e o Facebook e, com alguns telefonemas, solucionou o problema. Patrão de seis pessoas, Alvim reuniu-se com Maria João (mulher do dinheiro), André Dias (produção de eventos) e Tiago Custódio (gestor de redes) para planear os 20 anos do Festival Termómetro, de onde saíram nomes como Ornatos Violeta, Ana Bacalhau (dos Deolinda), David Fonseca, Mazgani ou Blind Zero, na altura músicos desconhecidos.

Com três telemóveis e quatro números, Alvim alimenta um site, dois blogues e duas páginas no Facebook, com 235 mil «seguidores» e mais de quatro mil «amigos». Nem sovina, nem esbanjador, tem uma relação de amor-ódio com o dinheiro. «Realiza-me mais investir nos meus projetos do que num carro» - o dele é de 1998, sem ar condicionado. E como tem investido! Em paralelo com a Prova Oral, programa de rádio da Antena 3, no ar há 12 anos, criou um canal de televisão online (Speaky TV), a que se seguirá uma estação de rádio online (Speaky FM), porque, «em 2015, os carros terão internet no autorrádio»; uma revista bimestral (a 365), que não é editada há um ano por falta de publicidade; um festival alternativo de onde saíram Os Homens da Luta, por exemplo, e elege os Monstros do Ano. Em abril, criou os Prémios Novos para distinguir talentos nacionais com menos de 35 anos. Está a organizar o Festival Fora de Série, uma maratona de séries do canal FOX, no El Corte Inglês; Tróia receberá, em setembro, o 2° Torneio de Golfe Para Nabos e, em novembro, acontece oi.° Jogo de Ténis às Escuras. Tudo isto com a chancela da sua editora Cego, Surdo e Mudo. «Sou o grande negócio da minha vida.» Sem dúvida.


No comments:

Post a Comment