Monday, April 01, 2013

A curtir bué 2023


De repente tenho a solução para o mundo. E no fundo era tão fácil. É preciso adiantar os ponteiros do relógio, tal como avançamos uma hora para entrarmos no horário de Verão. Reparem só: É ou não verdade que os dias nos parecem mais compridos? É ou não verdade que nos parecem mais bonitos? É ou não verdade que o céu é azul? Pois é verdade, não tenham dúvidas. Por isso, o que proponho é que o mundo avance os ponteiros do relógio não uma, nem duas, nem sequer 20 horas, o que eu proponho - ouçam-me agora por favor - é que o mundo avance 10 anos e não se fale mais nisto. Aprendi isto num daqueles programas do Dr. Phil. No meio da choradeira geral - eu incluído - o Dr. Phil dizia que por vezes é necessário avançar sem procurar respostas. O problema é que as pessoas agora querem respostas para tudo. Eu quando era miúdo lembro-me bem de perguntar ao meu progenitor porque raio não podia fazer determinada coisa. E ele, de forma sábia e sempre terapêutica, respondia-me: porque sim. E sabem que mais? Eu entendia perfeitamente. Com os casais também é assim. Ainda outro dia vi uma discussão com um casal amigo. Ela dizia “olha apanhei-te esta mensagem de telemóvel a dizer que amavas outra. Queres tu explicar-me isto?” Responde ele “oh meu amor, que patetice, é claro que só te amo a ti. Ouve, vamos é comer uns crustáceos ao gambrinus.” E pronto, avançaram e ainda nesse dia fizeram amor de uma forma louca e apaixonada. O mundo tem de fazer o mesmo: Avançar. Avançamos 10 anos - não é preciso mais -e fazemos de conta que isto não aconteceu. E se alguém nos perguntar ou falar sobre este período, encolhemos os ombros, olhamos para o lado com estranheza e começamos a correr nus pela rua a anunciar o fim do mundo. Pronto, talvez não seja preciso tanto. Mas é preciso avançar sim: uns bons 10 anos. Eu já cá estou. E posso adiantar-vos que estou a curtir bué 2023.

Fernando Alvim
Publicado originalmente no jornal i

No comments:

Post a Comment