Thursday, October 02, 2008

Amarguinhas - A reedição






















Há um hábito muito português de tudo nos parecer qualquer coisa, de nos fazer lembrar algo de muito parecido ou então igualzinho a isto ou aquilo. Neste preciso instante, aposto que haverá alguém a dizer que esta introdução é igualzinha a uma outra que terá lido num disco dos anos 70 mas que não se lembra muito bem do nome.

Pois bem, as Amarguinhas eram o contrário. Não faziam lembrar ninguém e assim, como era impossível imitá-las ou dizer que já teriam visto algo de muito similar, as pessoas, cidadãos honestos como eu, encolhiam os ombros e perseguiam-nas para todo o lado, a tal ponto, que chegaram-me a ir buscar ao hall de entrada da residência de uma delas. Esperem lá, as Amarguinhas não eram só raparigas, havia rapazes também, o que provocava um igual rebuliço entre os sectores masculinos e femininos, não obrigatoriamente por esta ordem e não só, por uma questão estética. Eram talentosos caramba!

De maneiras que era isto, vivia-se assim e não era mau. As Amarguinhas cresciam a cada semana e só os mais palermitas não perceberam a tempo o que se estava a passar. O fenómeno Amarguinhas alastrava-se a todo o território e não havia rapariga alguma – pronto talvez houvesse uma ou outra - que não soubesse de cor o tema " Just Girls". Um hino poderoso à união feminina que dura ainda nos dias de hoje e que ainda faz com que muitas mulheres consigam a proeza assinalável de se esquecerem dos saldos no tempo de duração dos mesmos.

Daí que seja fácil concluir que mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer e, aconteceu. O cd “Amarguinhas” tudo remasterizado e com uma remix novinha do tema”Just girls” e obviamente, temas míticos como "Marco" desafortunada criança que perdeu a mãe mesmo antes de ter nascido, "Estou além" que traz de volta António Variações com cores garridas, "Diabo à solta" tema demoníaco que faz lembrar aqueles rapazinhos que deitam fogo pela boca e ficam com um hálito que Deus me livre e muitos outros só de me lembrar me arrepiam as unhas dos pés, em particular, a do mindinho que é a mais sensível de todas.

2 comments:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=BAiSGOaE5U8


    Mítica!

    ReplyDelete
  2. Também sabia a letra do "Just Girls" (quase) do princípio ao fim ... a ponto do meu filho estar a ouvir o cd da espécie de girlsband com o mesmo nome e ficar a olhar para mim com ar espantado "mãe, tu conheces isto ???"

    ReplyDelete