Thursday, March 14, 2013

O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: AS RESPOSTAS À CRISE DAS DÍVIDAS SOBERANAS




Quisemos aprofundar a compreensão do modo como os dirigentes ocidentais assumiram as ineficiências dos mercados de capitais, as crises das balanças de pagamentos, e como tentaram encontrar soluções inspiradas no Consenso se Washington que há quarenta anos atrás se revelaram desastrosas para alguns países em desenvolvimento.

Quisemos compreender como, no final de um processo de desenvolvimento económico baseado nos acréscimos de produtividade gerados pelo crescimento do capital humano e pela institucionalização das condições de estabilidade social e laboral, se pode desenvolver a partir dos anos 80 uma conceção de produtividade baseada na redução do custo nominal dos fatores evitando o renascimento de uma divisão internacional entre nações industriais e neocolónias terceirizadas;

LUÍS CARLOS BRESSER PEREIRA - De como certos países se opuseram ao consenso de Washington e desenvolveram autonomamente novas economias emergentes. Uma reflexão sobre o regresso das políticas de ajustamento. 

JOÃO CRAVINHO –  Poderá o capitalismo prescindir do Estado social? A sustentabilidade das finanças públicas na perspetiva neoliberal.                

MODERADOR: Fernando Freire de Sousa

No comments:

Post a Comment