Tuesday, August 28, 2012

Inquéritos de férias do Metro

A cantora Elisa Rodrigues é a senhora que se segue.



- Umas férias
adorava ir à Índia, para ver (quase) tudo e cheirar (quase) tudo, fazer yoga, ver templos, vacas nas praias, autocarros em hora de ponta, homens de turbante, mulheres com pintinhas na testa e tudo mais... mas acima de tudo queria ir lá porque o meu bichinho do consumo, com quem tenho longas conversas, sonha poder comprar quilos e quilos e quilos de pulseiras e colares e brincos e saris e todo o tipo de coisa brilhante e indiana que se possa vender... a melhor preço do que no Martim Moniz... eu sei que é fútil, mas honesto!

- Uma ideia 
o Alvim acha que havia de haver o dia do mosquito, ou melhor, o dia para matar mosquitos e fazer festa por isso... e que isso faria do mundo um sitio melhor!
eu acho que os mosquitos não são um caso muito importante e que devíamos dar prioridade às melgas. podia, e devia, haver um dia da melga, só para matar melgas... é que não há coisa pior que ter uns diazinhos de férias em Tróia, com muito sol, praia, lago, piscina (tudo o que podia prometer voltar com uma pele de fazer inveja) e vir cheia de babas gigantes que estão sempre a lembrar-nos da sua existência e duram muito mais que o bronzeado.

- Uma asneira
tenho muitas, mas acho que a melhor é ter ido à rua com a minha cadela e só ter levado a trela... o tempo que demorei a ter noção de que não estava acompanhada dá ainda mais encanto à situação.

- Uma paixão 
tive uma paixão de verão por um menino que tinha uma mota de água. passei o verão a gastar gasolina ao pobre rapaz.  nunca mais andei de mota d'água desde então, nem de rapaz com mota d'água... e tenho sérias saudades da mota.

- Uma curiosidade
aprendi uma coisa com a ex-namorada de um ex-namorado (claro está que não foi ela que me ensinou)... verdadeiramente incrível, pelo menos para mim, que tenho a bexiga mais chata do mundo e que já sofri horrores com infecções urinárias... se beberem água com argila verde em jejum de manhã durante cinco dias não há bactéria com nome esquisito que resista... resulta melhor do que que qualquer medicação.

- Uma pergunta
perguntar a um homem o que escolheria se tivesse que escolher entre uma sereia, peixe da cintura pra baixo e mulher da cintura pra cima, e uma mulher com cabeça de peixe e corpo de mulher... é lindo...

- Uma resposta
uma vez fui com a minha avó a uma mercearia em Alcantarilha no Algarve e a minha avó como alentejana (e velhota) que é, depois de analisar as melancias com muito cuidado, perguntou à senhora atrás do balcão se a melancia era doce... ao que a senhora respondeu, 'come-se bem!', acompanhado as duas palavras com um balanço de cabeça duplo, lindo e impossível de descrever aqui... não contente com a resposta vaga, a minha avó decidiu debruçar-se sobre as tangerinas e perguntou se a tangerina era boa, ao que a senhora respondeu 'come-se bem!' novamente com o balanço duplo (não esquecer de acrescentar a pronúncia algarvia no seu máximo esplendor)... não contente, a minha avó perguntou pelos pêssegos e pelas pêras e recebeu a mesma resposta com o mesmo gesto e a mesma pronúncia... até que decidiu fazer de propósito, enquanto eu e os meus primos morríamos a rir, ela fez a senhora repetir maquinalmente a bela da resposta para todo o tipo de fruta que a mercearia tinha... acabámos por comprar melancia, para não parecer mal, comeu-se bem... gozámos com a pobre senhora o verão todo.

 - Uma lição
acho que posso dizer que a grande lição dos últimos tempos foi aprender a não entrar em pânico longe de pessoas nem longe das coisas que estava habituada a ter, ou a poder comprar... é difícil ficar sem estímulos externos... sem companhia, sem relógio, sem música, sem internet, sem iogurtes magros, sem dinheiro para apanhar o metro ou para ir aos saldos... custa tanto no início e depois entende-se que está tudo bem, que continuamos a ser nós e que a vida não parou de nos segurar nem incluir... descobri que a incerteza e a fragilidade são emoções bonitas quando deixas de as combater, e que correr junto ao rio Tejo sabe mil vezes melhor do que pagar o ginásio para estar ligado à passadeira. é bom estar sozinha a ouvir-me inspirar e expirar.

- Uma aventura
nada que eu possa revelar, porque não fui apanhada e isso deu trabalho! não vou estragar tudo agora!

- Um segredo
o mau-olhado existe, mesmo! e dá dor de cabeça que só passa com mezinhas da minha avó alentejana... mas a minha mãe não gosta que eu conte isto às pessoas, com medo que pensem que somos bruxas, ou coisa que o valha...

- Uma invenção
acho que devia haver um botão de eject, como nas naves espaciais, a acompanhar cada assento do parlamento. às vezes faz falta!

- Um desabafo
não gosto nada que me tratem menos bem só porque falo de uma maneira simples, porque não tento parecer mais complicada ou extraordinária do que sou e porque sou insegura e não a rainha do marketing pessoal. ser cantor é igual a ter outra profissão qualquer, não sou mais especial por isso... irrita-me que esperem isso de mim.

- Um problema
vou ter que aprender a tocar piano.

- Qual foi o melhor despertar para um dia de férias?
certa manhã fiz tanta ronha pra me levantar e ir para a praia que o meu pai se deu ao trabalho de ir até à cozinha fazer bolinhas de massa de pão para me bombardear, acompanhado o momento com um belo tema da Celine Dion aos berros na rádio. foi bonito.




No comments:

Post a Comment