Friday, June 01, 2012

IPAM – The Marketing School


O mundo está a mudar. Nós também!
A partir do próximo ano lectivo, o IPAM – The Marketing School tem “casa nova” no Porto. Fruto de um investimento de 10 milhões de euros, o novo edifício foi construído de raiz e está localizado no maior pólo empresarial da cidade. Desta mudança resultará numa maior aproximação física às grandes empresas sedeadas na região. Relembre-se que a instituição estava localizada na cidade de Matosinhos, para além das unidades de ensino em Aveiro e Lisboa, que se mantêm em funcionamento.

Projectado pela Lousinha Arquitectos e edificado em pouco mais de dois anos, o edifício ocupa uma área de 9.913m2, é constituído por sete pisos e tem capacidade para acolher cerca de mil alunos. Mais do que uma mudança física de instalações, o novo edifício do IPAM – que beneficia de um learning-café e de laboratórios de marketing, de consumo e de vendas – simboliza a instituição de uma metodologia de ensino ainda mais prática e direccionada para o mercado de trabalho. Paralelamente, a infra-estrutura oferece ao IPAM a possibilidade de promover diferentes iniciativas abertas à comunidade, desde debates e conferências até eventos da natureza distinta como arte, moda e música.

Novo conceito de Escola
Novas iniciativas empresariais
Novo ambiente académico


Vidro transparente e chapa de ferro definem estrutura
No novo edifício do IPAM destacam-se as 22 salas de aula e o auditório, com capacidade para 200 pessoas, localizado no rés-do-chão do edifício – que está, também, reservado para o comércio, com a reprografia e cafetaria. No primeiro piso situam-se a secretaria, a biblioteca e seis salas de aula. O segundo e terceiro pisos têm sete salas cada, estando dotados de um sistema que permite fundir num espaço único quatro ou cinco salas localizadas num mesmo piso. No quarto piso estão duas salas e os escritórios da administração.

O espaço -  que não se destina exclusivamente ao ensino, na medida em que metade do quinto piso, a par do sexto e do sétimo, está reservado para escritórios – dispõe também de três pisos subterrâneos, destinados a aparcamento e arrumos. O edifício encontra-se servido de uma boa rede de transportes colectivos, com destaque para o metro de superfície, e está dotado de uma rede rodoviária capaz de assegurar com eficácia a acessibilidade em todas as direcções.

De arquitectura moderna, a obra pretende afirmar dois momentos: o contacto com o solo, muito transparente, em vidro, onde todos os planos opacos são revestidos a chapa de ferro, e a relação com a linha do horizonte, mais opaca, onde a alternância das aberturas dos vãos introduz tensão no desenho dos alçados. A sustentabilidade energética foi uma das preocupações na construção, pelo que é garantida a iluminação natural durante o dia – foi introduzida uma parede divisória nas salas de aula da fachada noroeste, com chapa de vidro laminado translúcido.


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