Saturday, June 23, 2012

Inquérito de Férias do jornal Metro

E o senhor que se segue é Nuno Camarneiro, Físico e escritor, autor do magnífico No Meu Peito Não Cabem Passáros (edição Dom Quixote). 


Umas Férias
Uma viagem solitária pela Sardenha num carro muito velhinho. Noites dormidas na praia com um casal de lésbicas suíças, visitas a bares de strip com dois irlandeses (um deles ex-presidiário), praias desertas, rebanhos de cabras e olhares de vendetta a proteger as filhas de quaisquer intenções mais carnais.

Uma Ideia
Elevar o conceito de “sesta” a “yoga ibérico” e exportar instrutores para o resto do mundo.

Uma Asneira
Entrar numa carrinha em andamento saltando pela janela. A fractura de uma costela é dolorosa e só se cura com o tempo.

Uma Paixão
Uma certa ilha grega onde as senhoras ainda usam os trajes tradicionais e acordam cedo para cozer num forno comunitário todo o pão que se consome na ilha.

Uma Curiosidade
Ésquilo, dramaturgo da Grécia antiga, morreu ao apanhar com uma tartaruga na cabeça, graças a uma águia que confundiu a sua careca com uma rocha.

Uma Pergunta
Quais terão sido os primeiros pensamentos de Cristo após ter ressuscitado? 

Uma Resposta
No livro “The Hitchhiker's Guide to the Galaxy”, Douglas Adams descreve um super-computador que chega à resposta para a “última questão, o universo, e tudo” após 7,5 milhões de anos de cálculos e essa resposta é “42”. Depois foi preciso um novo computador para tentar saber qual era afinal a pergunta.

Uma Lição
Uma frase muito simples que o meu pai costumava dizer: “enquanto se capa não se assobia”.

Uma Aventura
Combinar uma boleia com o condutor de um camião numa estação de serviço a 40 km de Paris. Caminhar pela berma de uma auto-estrada com oito vias, apanhar boleia num refúgio de emergência, atravessar a auto-estrada nas portagens e de novo conseguir boleia entrando no carro de uma senhora que estava a pagar. Explicar-lhe que não a quero assaltar ou violar e finalmente chegar à estação de serviço no minuto exacto em que o camião lá chega.

Um Segredo
Vivemos todos cheios de medo.

Uma Invenção
Camisas com os sovacos mais claros para que quando suemos fique tudo da mesma cor.

Um Desabafo
Nunca engracei com o Frank Sinatra.

Um Problema
Apesar de tudo é mais fácil aprender do que esquecer.

Quem convidaria para um jantar
Eça de Queirós, Oscar Wilde, Hemingway (se ainda estivesse sóbrio), Amália Rodrigues, Isabelle Hupert, Anna Magnani, Chesterton e Maria Madalena.




No comments:

Post a Comment