Wednesday, May 09, 2012

Filho da Mãe com convidados


24 de Maio | 22h00
Sala Principal
12€ / Com desconto 6€

A estreia de Filho de Mãe no Teatro Maria Matos faz-se num concerto especial que junta repertório de Palácio, novas composições e convidados de peso, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais, João Nogueira, Makoto Yagyu e Shela.


Editado no verão de 2011, o álbum Palácio juntou composições construídas por ideias acústicas que Rui Carvalho foi trabalhando, sem pressa, ao longo os últimos anos. Esta é a definição mais normativa de uma primeira obra, e embora pareça apenas unir num instante o que uma vida demorou a acumular, é o modo mais transparente de avaliarmos o potencial de uma linguagem própria. E a linguagem de Filho da Mãe está indissociavelmente ligada à sua vida entrincheirada no rock — por exemplo, nos If Lucy Fell, onde ainda reside. É de lá que vêm algumas das regras físicas da relação trepidante que tem com a sua guitarra clássica, percutindo-a como num duelo, sem que a sua delicada lírica — que magistralmente evoca a guitarra portuguesa — lhe falhe uma única vez. Palácio foi sobretudo uma obra a solo, mas que escondeu, nos seus bastidores, amizades e influências insubstituíveis. Para celebrar com pomp a e circunstância o início de uma nova etapa, alguma da impressionante força motriz de projetos como PAUS, Linda Martini, If Lucy Fell ou Riding Pânico é convidada por Rui Carvalho para participarem nas novas composições de Filho da Mãe.

"Ele há guitarristas com electricidade lá dentro, e este é um deles, é o tipo de guitarrista que eu admiro. (...) Genial e original de um grande poder de abstracção e obsessão de linhas de guitarra em movimento continuo em contextos e ambientes diferentes, ouve-se a rua, as gentes que passam, ouve-se Lisboa, o mar, o silêncio e todo um imaginário que por vezes nos deixa sem fôlego! Filho da Mãe!" (Tó Trips)

digressão Guimarães, 12 maio, Centro Cultural Vila Flor

No comments:

Post a Comment