Friday, April 20, 2012

Apresentação logo à noite - Fnac Norteshopping, 21h30

com
Álvaro Costa
Rui Pedro Tendinha
João Moreira


A arte de ser um bom Ex

Não é fácil ser um Ex em qualquer parte do mundo. Ser um Ex implica passado e ninguém gosta de trabalhar no pretérito perfeito. O que é verdade e tem que ser dito é que ser um Ex é um sarilho universal e não há muito a fazer. Mesmo por vontade própria, é difícil aceitar-se esta condição. Sobretudo do ponto de vista emocional. Eu não entendo as pessoas que se dão bem com os seus Ex. Acho bonito, confesso, mas não é para mim. As pessoas dizem-me que isto só acontece quando as coisas acabam bem. Pois eu acho que é exactamente o contrário. Quando um relacionamento acaba bem, aí é que não devemos ver nunca mais essa pessoa. Precisamente para guardarmos dela uma imagem imaculada e pura. Já quando acabamos mal, aí sim, devemos ver várias vezes essa pessoa, seja na barra do tribunal, seja ao valente tabefe na rua, seja a fazer sexo pela última vez e ui ui, que bem saboroso é.

Ser um Ex implica distinção. E os ex emocionais têm muito a aprender com os ex-combatentes. Olhem um ex-combatente a falar e digam-me se não é distinto. Um ex-combatente pode ter sofrido muito na guerra, mas não vai para a televisão lavar a roupa suja. Até porque um ex-combatente normalmente tem a sua impecavelmente limpa. Um relacionamento tem que ser assim, mesmo depois de acabar. É certo que não é necessário andarem de medalhas ao peito, mas quando questionados sobre o que passou, devem responder “pode ter sido um período difícil, mas estava a defender o meu país!”, mesmo que a moça seja de outro.

Ser um Ex é sair da empresa. E não se tratando de um despedimento colectivo em que normalmente os trabalhadores se reúnem à porta nos dias seguintes para aparecer na TVI e não deixar sair as máquinas entretanto vendidas, não faz sentido nenhum que um despedimento isolado – que pode ser o nosso caso – faça com que visitemos quem o originou. Ser um bom Ex passa por largar a porta. Ser um bom Ex passa por aceitar a derrota e dar os parabéns ao adversário. Ser um bom Ex passa por ser um ex-combatente que não lava a roupa suja.

Gostaria de convidar toda a comunidade portuguesa e também internacional, povos de outras linguas, senhoras casadas, solteiras, notáveis cavalheiros e até a bandidagem mais elevada, para o lançamento do meu novo livro Não és tu sou eu, que se fará a norte, na próxima sexta-feira, pelas 21.30, na Fnac do Norteshopping. Quero pois dizer que quem tiver a ler esta mensagem e não comparecer a este evento, se irá transformar num dióspiro logo no dia a seguir. A apresentação será feita por João Moreira, Rui Pedro Tendinha e Alvaro Costa e eu como sempre levarei a minha melhor camisa. Até lá.

No comments:

Post a Comment