Thursday, March 01, 2012

HUSBANDS, de Ivo Van Hove, a partir do filme de John Cassavetes

CCB * 16 e 17 MAR * 21H * GA



Husbands (Maridos) conta a história de três homens na andropausa e baseia-se no filme de John Cassavetes. Numa tentativa desesperada de voltarem à juventude, três amigos afundam-se num fim de semana de álcool, jogo e sexo.

Depois das aclamadas adaptações para teatro de dois filmes de John Cassavetes, Faces (1968) e Opening Night (1977), Ivo van Hove volta a trabalhar sobre um guião deste realizador norte-americano, com o qual tem uma grande afinidade. Husbands (1970) é verdadeiramente o seu primeiro amor.

Husbands centra-se na crise de meia-idade de três homens, surgida abruptamente após a morte de um amigo comum. Realizador e actor do filme, Cassavetes apoiou-se nas personalidades reais dos actores para construir as personagens e recorreu extensivamente à improvisação. No entanto, Ivo van Hove afirma que é sobre o material escrito, e não tanto sobre o que está filmado, que gosta de trabalhar.

A peça de Ivo Van Hove, levada a cena pela sua companhia holandesa Toneelgroep Amsterdam, estreou-se no passado dia 28 de Fevereiro em França.

“Vejo Husbands como uma peça que tem tudo a ver com a performance. Três homens em crise que se entregam à bebida, ao jogo, ao sexo e às mulheres. Oiço Born to Run na peça como uma embriaguez, como uma ressaca que o público vê tornar-se cada vez maior. Agarrem a vida! Tentem sobreviver! Os homens atravessam as suas próprias fronteiras e confrontam-se com o desencanto. Ou com uma saída?”

Ivo Van Hove

No comments:

Post a Comment