Saturday, October 08, 2011

É como diz a Visão

A revista Visão desta semana, dedica 4 páginas ao livro É Como Diz o Outro, de Frederico Pombares e Henrique Dias. Assina o artigo a jornalista Ana Margarida de Carvalho. Um excerto:

«Nos últimos anos estiveram nos bastidores, na sombra, a escrever para Herman José, Bruno Nogueira, Marco Horácio, Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique, Manuel Marques, Maria Vieira, Rita Blanco, Nuno Lopes, José Pedro Gomes e António Feio... Recentemente, saíram desta espécie de clandestinidade, e apanharam com uma poucas luzes da ribalta nuns sketches do programa 5 para a Meia Noite (RTP2), a convite de Fernando Alvim. Editaram um livro É como Diz o Outro, também para a editora de Alvim (Cego, Surdo e Mudo), que originou a peça com o mesmo nome, em que Miguel Guilherme e Bruno Nogueira faziam de Frederico Pombares e Henrique Dias, não tão respetivamente quanto isso.

Os textos do livro podem ser olhados como uma espécie de conversa da treta "mas sem a componente bairrista". Mas a definição não contenta os guionistas. É mais uma desconversa, taco a taco, cheia de understatement (no mínimo dizer o máximo) e nonsense, em que não há uma punch line final, mas raramente se falha uma piada a cada duas falas... Existe o humor de circunstância, o de quid pro quo, o de personagens, a sátira política e de situação, o do desconforto, da caricatura... Em É Como Diz o Outro trata-se de humor de linguagem, provavelmente o mais inacessível, em que todo o sentido é o não sentido.»

Créditos da Capa
Direcção de Arte e Design - Mortar&Pestle Studio
Ilustração - Mat Williams 

No comments:

Post a Comment