Sunday, August 14, 2011

O Verão

Estou a escrever isto muito à pressa porque tenho que ir à praia e está um calor que ninguém se aguenta. Eu gosto de imaginar que todos os que estão a ler isto, estão de facto na praia e se me permitem particularizar, gosto de imaginar que estes estejam a ler isto na posição preferida de todos os que vão para a praia, que é – como toda a gente sabe –  invariavelmente esta: barriga para baixo, cabeça erguida em direcção a quem passa e comentários frívolos e imediatas conversas laterais. Não há ninguém que não goste – não, não me venham com coisas – e que já não o tenha feito. De tal modo, que eu gostava de falecer assim, num dia de Verão, eu na praia nesta posição, com amigos ao lado, a comentar aquela e mais aquela e de repente: “Era um bom rapaz, que o Deus o Abençoe!”. Os dias deviam ser sempre de praia, mesmo que não fosse verão. Melhor ainda, os dias deviam ser sempre verão mesmo no inverno, as pessoas deveriam ser sempre verão e nunca Outono, as mulheres deveriam subir era no verão, dançarem em torno dele e até mesmo no PSD os poderosos e famosos verões do PSD, deveriam desculpar o facto de terem sido afastados pelo mesmo aparelho que outrora era por eles dominado. O verão é isto, é este calor, são estas duas pernas que estão a passar à minha frente agorinha mesmo. O verão faz-me mais católico – faz-me acreditar mais em Deus – e não raras vezes, benzo-me e agradeço-lhe as suas criações. De tal modo que, se um dia o encontrasse, vos garanto que iria com ele beber um copo e comentar algumas criações que ele próprio fizera. Imagino-me a perguntar-lhe: Deus, diga-me lá, como é que foi fazer uma coisa destas, tão jeitosinha, ahh? E imagino Deus a responder-me, enquanto sorve de forma distinta um decilitro de tinto: Não imaginas o trabalhão que isto foi, mas olha para aquilo, está ou não está bem feita?! Está ou não está? Diz lá rapaz e pára lá de escrever quando eu estou a falar contigo! Ou estás a colocar literalmente tudo que eu te estou a dizer nessa crónica? Mas isso é para onde? Isso vai sair em que jornal? Tu não ponhas nada disto que eu te estou a dizer rapaz! Tu queres ver eu a chatear-me contigo, nem penses em enviar o que acabas de escrever, isso não vai sair em lado nenhum, eu não que...

2 comments:

  1. Esqueceste-te de referir que os homens também deveriam ser sempre verão, isto porque chega o verão e as barrigas tendem a "virar-se para dentro" quanto mais não seja pelo esforço enorme de o tentarem fazer...

    ReplyDelete