Tuesday, October 19, 2010

A crise é faltar a luz!



Que fique claro, a crise é uma coisa má. Não há linha nenhuma que me convença do contrário. É uma coisa má, não há volta a dar-lhe, mas, - e esta é que é a verdade - aconteceu. A crise é como se fosse um acidente. É claro que há sempre alguém que irá dizer que podia ter sido evitado, que a culpa é da ganância e do capitalismo, mas aqui entre nós, quando se tem um acidente de viação, a ideia de que se tivéssemos ficado em casa aquilo não nos teria acontecido, também nos ocorre. E isto leva-me a concluir, que eventualmente se não vivêssemos, a crise não existiria. Melhor ainda, se o mundo não existisse, não havia crise. Aliás, até um miúdo de 4 anos de idade sem ser muito esperto, percebe que a melhor solução para acabar com a crise, é precisamente acabar com o mundo. E pronto, temos isto resolvido. Morremos todos, o mundo acaba, com ele a crise também, fecham-se as cortinas e já está, até um dia destes, foi um dia muito bonito.

Mas não, o mundo não pode acabar assim e a crise pode não ser assim tão má. Reparem bem, a crise é faltar a luz. E só isso. E quando falta a luz, apetece falar sobre isso com os vizinhos para perceber se também lhes aconteceu. E aqui entre nós, há uma certa felicidade quando estes nos dizem que sim, que é geral e que está tudo sem luz e entre e beba aqui um copo connosco que está tão bom. E enquanto há uns homens quaisquer que estarão a tentar solucionar o problema - que é o que dizem sempre na linha da EDP - o melhor é irmos acendendo as velas. Seja para ver alguma coisa ou simplesmente rezar à nossa senhora de Fátima.

Daí que esta crise é uma avaria geral que uns homenzinhos estão a arranjar. Isto é, arranjaram um problema e estão a tentar solucioná-lo, embora nós tenhamos também contribuído para ele. Porque se a luz foi abaixo, foi porque quisemos ligar tudo ao mesmo tempo e o quadro não aguentou. Foi exactamente isto. Ora vejam lá se os interruptores laranjas não estarão todos em baixo?! Pois estão. E se os colocarem de novo para cima, o que é que acontece? Garanto-vos que não se irão aguentar nem um segundo. E isto porquê? Porque ainda não há energia suficiente para que isso aconteça. E sendo assim, o que fazer? Acumulá-la, poupá-la, viver de igual modo, mas com menos ingredientes. Isto é exactamente igual a uma dieta. Pode-se comer as mesmas coisas, mas sem abusar do sal e das gorduras polinsaturadas. Pode-se viver na mesma, mas sem os luxos e excedentes do passado. E sabem que mais, pode até ser mais romântico viver sem luz. De preferência, com uma eslovaca à nossa espera.


Fotografia de Gods Emerald

No comments:

Post a Comment