Sunday, February 15, 2009

Domingos em Portugal


Domingos em Portugal

Eu também não gostava de Domingos até ter percebido porque não gostava deles. Eu não gostava de Domingos porque não fazia nada e não me apetecia fazer nada e não queria que fizessem nada para alterem isto. Até ao dia em que percebi, que queria fazer alguma coisa. E fiz.

Os meus Domingos tornaram-se iguais a um qualquer dia da semana e dou por mim a ir para o emprego, como se este fosse uma corriqueira Quarta-feira. Os Domingos assemelham-se muito ao mês de Agosto nas grandes cidades: Há menos trânsito, as pessoas estão mais tranquilas e os namorados trocam carícias no interior do veículo, enquanto o semáforo está vermelho.

Contudo, os Domingos tornaram-se num dia pimba e convencionou-se que para todos os efeitos, não se deveria sair de casa sob pena de nos contaminarmos com este estranho síndrome. Como se ao nascer do dia, antes do bombardeamento domingueiro, se ouvisse nas colunas de toda a cidade:" Alerta à população! Alerta à população! Devem todos os cidadãos recolher obrigatoriamente aos seus lares, visto tratar-se de um Domingo" E depois disto "Ai Jesus!", fecham-se as janelas, ligam-se os televisores para ver os filmes do Tom cruise e nem pensar em sair, que é Domingo.

Pois eu saio e enfrento os fatos de treino. É claro que perco os filmes do Tom Cruise- é certo - mas ganho os Domingos e isso ninguém me tira. Tivesse eu um negócio de restauração e digo-vos já que fecharia em qualquer outro dia, menos ao Domingo. E porquê? Porque só eu estaria aberto.

E esta, é a verdade. Aos domingos está tudo fechado como se fosse feriado nacional. Ninguém atende o telefone porque é Domingo. Não há restaurantes abertos para descanso do pessoal. E mesmo os jogos de futebol, que dantes eram ao Domingo à tarde, percebendo isto, mudaram-se para os Sábados à noite.

Pois eu sou do contra e são coisas destas que me fazem deixar crescer o bigode e barba e ir por essas ruas fora, imitando Torres Couto no seu mais quente período sindicalista, gritando palavras quentes, nas ruas agora cortadas. Para mim Domingo é pão, Domingo é luta, para mim Domingo é "CGTP Unidade Sindical! 40 horas já!" e não quero saber o que os outros pensam.

Eu gosto de Domingos e tenho mais um dia na semana do que todos os outros que a ele se fecham. Eu abro. Aos domingos, atendo o telemóvel, compro, vendo, saio, salto, levanto as persianas, vou à rua, saio e entro, pulo e danço. Porque é Domingo. Pois tratando-se de um outro dia, fecho-me em casa, a ver os filmes do Tom Cruise.
P.s - A foto foi tirada no hospital de São José quando aqui o rapaz partiu o nariz e foi submetido a uma pequena cirúrgia. Tem 4 meses portanto.

24 comments:

  1. Também eu descobri que o domingo tem outro encanto, desde que me decidi a levantar-me de manhã (e não na hora de almoço) para me meter a caminho para uma passeata de algumas horas e umas dezenas de quilómetros na ciclovia (e arredores) da extinta linha ferroviária que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim!
    Só ninguém me convence a trocar o meu assado (que fica no forno neste ir e voltar) por um almoço domingueiro num qualquer restaurante da redondeza, que ao contrário dos vossos, aí, da dita capital,continuam abertos, aqui pelo norte...

    ReplyDelete
  2. Curiosamente esta manhã, eu que faço quase nada aos domingos, decidi fazer alguma coisa que me impedisse de ao fim do dia dizer-me o mesmo de sempre: "Bolas, não fiz nada o dia todo. Que desperdício." E pus-me a caminho de fazer fosse o que fosse. E no primeiro semáforo em que parei, estava um casalinho aos beijos dentro do carro! Que me fez pensar: "É mesmo domingo, irra!" E hoje, visito o teu blog pela primeira vez e, o teu post é quase uma descrição do meu dia. Talvez seja uma descrição do dia de muita gente, não interessa. Mas é do meu dia. Gosto.
    Teresa

    ReplyDelete
  3. eu gosto de ir é ao Domingos na Aldeia do Meco.
    Experimenta.

    ReplyDelete
  4. O Manuel da Fonseca escreveu um dia um poema sobre o Domingo... chama-se "Domingo" e é o mais bonito de todos os poemas portugueses que eu já li...

    Se quiseres podes ver no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=FC8uJl1cLv4 ou entao procura no google e lê o poema...

    ReplyDelete
  5. Só espero que a foto não tenha sido tirada a um domingo...

    ReplyDelete
  6. é caso para dizer: Viva aos domingos!! :'D

    ReplyDelete
  7. vamos forçar o Markl a deixar crescer a barba!

    http://www.peticao.com.pt/barba-markl

    ReplyDelete
  8. E somos dois a gostar dos Domingos, por essas e muitas outras razões ;)

    ReplyDelete
  9. Reparaste mais nas caricias dos casais porque o espírito romântico ainda pairava pelas ruas de Lisboa, e o dia de S.Valentim presente na tua cabeça. Acho que os domingos (ainda) não são assim como dizes, a tua designação assemelha-se ao dia de Natal e à passagem de ano. Mas a verdade é que cada vez mais as pessoas vão tender para isso, ou ficar em casa, muito por culpa da crise, ou então encher os centros comerciais. Mas a verdade é essa, é que para mim os domingos é como se fosse um dia Zen do calendário.

    ReplyDelete
  10. o Domingo é o dia semanal da preguiça. Mas ao contrário das almas comuns, eu trabalho ao Domingo. para mim o dia melhor pra não fazer nada é a segunda-feria.

    já agora... que penso bonito :D

    ReplyDelete
  11. Já lá dizia aquele fantástico programa das tardes de domingo da rtp, o "Domingo é Domingo", o tal dia chato, previsível e monótono! A realidade é que ainda hoje vivemos com esse dramático facto! E ve lá tu, até mesmo sem o programa!

    O certo é que conseguiste adulterar tal conceito, e transformas um Domingo numa Quarta-feira! So com isso mereces todo o respeito do mundo! Não fazes ideia as noites que passei em claro por causa disso!

    Já agora, será que tambem se pode arranjar dois Sábados em vez de um só?

    ReplyDelete
  12. Eu tb não gosto dos Domingos... na verdade, odeio-os! Em primeiro lugar porque depois de um Domingo vem sempre (mesmo sempre) uma Segunda-feira e isso deixa-me deprimido. Depois temos os "condutores de Domingo" pessoas para quem o Domingo é sinónimo de andar lentamente de carro... mto lentamente. Por fim, não gosto dos Domingos porque não sou gay.

    ReplyDelete
  13. E partiste o nariz a um Domingo?? *thinks*

    Agora fiquei confusa... =|


    Foi numa viagem de trabalho a Lisboa no Domingo passado... por acaso passamos pelo Colombo só para ver uma "cena"... e OH MY GOD!! Aquela gentinha metia MEDO!!

    MEEEEDO!!!

    ReplyDelete
  14. Não gostas de Domingos, Paciência!

    *

    ReplyDelete
  15. Alvim, os meus parabéns!
    Fica a saber que comprei ontem o teu livro e estou quase a acabar. Está brilhante!
    Descansa na paz do senhor. Ou na cama, se preferires!

    ReplyDelete
  16. não tem nada haver com o Domingo. è só uma nota que me ficou na massa cinzenta.Na prova Oral falou-se acerca de site o qual se gozava com os posts do H5. Então olha para este que vais gostar - http://www.hifoste.com/tertulia-cor-de-rosa-alvim/

    ReplyDelete
  17. É só de mim ou, quanto aos restaurantes, é precisamente o contrário? Isto é, raro deve ser aquele que está fechado ao domingo...

    ReplyDelete
  18. Fico triste. Não escreveste nada no teu blog para o dia dos namorados!

    ReplyDelete
  19. E viva os meus domingos!!... E já agora um viva para os teus também! :))

    JInhos

    ReplyDelete
  20. Ai é bom estar tudo aberto aos domingos? Então e as pessoas que trabalham nos "estabelecimentos" não merecem 1 dia de descanso? ou contratavam pessoas só para trabalhar ao domingo? Enfim...

    ReplyDelete
  21. Como é possível?! Trabalho no Hospital São José e o meu sonho sempre foi ser a tua enfermeira mas só agora fiquei a par do ocorrido. Que pena.Fica para a próxima ?

    ReplyDelete
  22. pois....o Alvim nao teve a sorte de te ter como enfermeira... e infelizmente....Fui eu....que grande noite no Hospital e depois Bombeiros de Nelas...Bem aquilo parecia uma cena de um episódio qualquer do Doutor HOUSE....claro que o House era eu....Só de doidos....fica para a história...abraço ao Felix...outro pra ti Alvim...Joao Paulo - Penalva - Pauloalone@msn.com

    ReplyDelete
  23. Foda-se!!!! É inadmissível!!!! Já foram a http://www.hifoste.com/tertulia-cor-de-rosa-alvim/
    ? Vejam os comentários! É indecente!!!Insultam o Alvim!!!! Transcrevo um deles:
    "Socorrendo-me do génio de Fernando Pessoa (esse enorme escritor, que certamente se estará a revolver na campa, com a chegada aos escaparates do “cagalhão com lombada”), vou procurar descrever o sr. Alvim num singelo parágrafo:
    “Ignorante sem humildade, agnóstico sem espontaneidade, mentecapto sem misticismo, este homem é de facto um produto duma fusão de estreitezas: a alma irreversivelmente atrofiada de aculturado suburbano só se alargou em pequenez pela educação sem referências, por todo o novo-riquismo livresco, pela especialização rígida do seu destino desejado de exaltador da mediocridade. É um franco-atirador de lugares-comuns (há muitos), um idiota-nato que não respeita as almas eruditas."

    ReplyDelete
  24. http://www.hifoste.com/tertulia-cor-de-rosa-alvim/
    Indecente!!!!Vejamm os comentários!Transcrevo o mais ofensivo:
    Socorrendo-me do génio de Fernando Pessoa (esse enorme escritor, que certamente se estará a revolver na campa, com a chegada aos escaparates do “cagalhão com lombada”), vou procurar descrever o sr. Alvim num singelo parágrafo:
    “Ignorante sem humildade, agnóstico sem espontaneidade, mentecapto sem misticismo, este homem é de facto um produto duma fusão de estreitezas: a alma irreversivelmente atrofiada de aculturado suburbano só se alargou em pequenez pela educação sem referências, por todo o novo-riquismo livresco, pela especialização rígida do seu destino desejado de exaltador da mediocridade. É um franco-atirador de lugares-comuns (há muitos), um idiota-nato que não respeita as almas eruditas.

    ReplyDelete