Wednesday, December 24, 2008

Não há tempo para nada



Não há tempo para nada, estamos todos cheios de pressa, não há tempo para ler, nem telefonar a um amigo a perguntar só se está tudo bem. Como não há tempo, as pessoas por vezes ligam-se e dizem: Olha, só te liguei para te pedir um favor e depois de o fazerem, invariavelmente desligam prometendo que para a semana irão almoçar. E até iriam se houvesse tempo, mas não há, e assim não vão almoçar. As pessoas só têm tempo quando estão presas no trânsito ou numa situação em que são obrigadas a ter tempo, tipo presas no trânsito. Ou então à espera do autocarro. À espera da sua vez na consulta. À espera de ser atendido na fila longa. As pessoas têm tempo quando estão à espera. É um tempo forçado, como se fosse uma prisão domiciliária, uma liberdade condicional, mas é tempo. Se não houvesse filas de trânsito ou do talho, ninguém teria sequer este tempo, que não é bem aquele tempo no seu estado mais puro, como o tango do Gardel.




Às vezes ligam-me pessoas que parecem ter tempo para mim e interromperam o seu dia para me perguntar como é que eu estou - Que é feito de ti que nunca mais disseste nada? que me têm visto aqui e ali, que estou em grande. Perguntam-me se eu tenho falado com aquele amigo que ambos temos em comum - ainda andas com aquela? - se estou mesmo bem, se sempre me mudo, se é verdade o que lhes haviam dito, até que de repente, abruptamente me dizem: "olha que chegou a minha vez, estão a chamar o meu nome nas colunas! - que têm que entrar, mas que ligam mais tarde". As pessoas que dizem que ligam mais tarde quando ouvem o seu nome nas colunas são iguais às que dizem que para a semana iremos almoçar. Não vão almoçar. Não vão ligar mais tarde. Não vão mais nada.




As pessoas sem tempo não o procuram porque se habituaram a não o ter. E quando alguém se lhes abeira e anuncia que tem tempo para lhes dar, dizem que não têm tempo para isso. As pessoas sem tempo nenhum não têm afinidade com as pessoas que têm tempo para tudo e quando ambas se encontram trocam acusações várias que acabam enroladas pelo chão. As pessoas que têm tempo para tudo nem sempre são melhores que as pessoas que não têm tempo para nada. Apenas o fazem – que é possível fazer tempo – precisamente, quando ligam para mim.




Estas pessoas não têm tempo para isso, daí que em situações como esta, elas digam que estão a fazer tempo, quando só o estão a desperdiçar. Não há ninguém que consiga fazer tempo com alguém a quem só se ligou porque estava à espera. Só se faz tempo – e que belíssimo tempo se faz – com duas pessoas que o tenham. Basta uma pessoa não ter e temos o caldo entornado. Não pensem mais nisto que não vão a lado nenhum pois não é qualquer um que o faz. Lembrem-se que há quem o perca, que o passe tal qual um dealer de esquina do Bairro alto, que não esqueça uma parte, várias, que nunca tenha tido, que o ganhe mas dificilmente o faça. O que quer que seja dele. e também não tenho a certeza que se o possa fazer de um outro modo. Acho que o tempo não recua, só avança. Pode ir mais rápido ou devagar, mas avança sempre. O tempo não pára, mas nós sim.


P.S - O dono deste estabelecimento deseja a todos um bom Natal e tal tal tal.

14 comments:

  1. Às vezes escreves com cada coisa que até assusta... Mas atenção! Tens toda a razão; em resumo: somos todos uns mentirosos compulsivos e amigos da onça. Temos tempo para nós e já é uma grande sorte. Portanto, somos mentirosos, maus amigos e egoístas. Que bom, a Humanidade corre para um bom caminho e com sorte, há-de lá chegar bem depressinha.

    ReplyDelete
  2. Como diz Lobo Antunes:"o que fazes no mundo,António?"...

    ReplyDelete
  3. Um Feliz Natal pra ti e um 2009 com mais tempo... Bjs

    ReplyDelete
  4. Uma das piores expressões que conheço é :"Vamos dar um tempo!".´
    Continuação de Boas Festas.

    ReplyDelete
  5. Olá Alvim,
    Espero que o teu natal tenha passado sem pressas... com tempo para tudo.

    Abraço

    ReplyDelete
  6. Penso muitas vezes neste tema que abordas: a falta de tempo. A primeira vez que me foi chamada a atenção para tal coisa foi há uns bons anos quando vi o filme "Before Sunrise" e em que a personagem de Ethan Hawke dizia que tentamos arranjar maneiras de fazer as coisas em menos tempo para termos mais tempo para nós; no entanto as pessoas arranjam sempre maneira de ocupar esse tempo recém-ganho com mais trabalho e outras obrigações. Nunca me esqueci disso (na altura tinha um vida com ligeiramente menos responsabilidades do que hoje). É por isso que me recuso a viver para o trabalho. A minha vida é preenchida com tanto mais, como a família, os amigos, os meus passatempos, o meu tempo só para mim! E quando digo isto, sinto que algumas pessoas me olham um pouco de lado. Acham que isso não tem sentido nenhum. Sinto algumas vezes isso de que falas: "As pessoas sem tempo nenhum não têm afinidade com as pessoas que têm tempo para tudo e quando ambas se encontram trocam acusações várias que acabam enroladas pelo chão." Nunca acabei enrolada no chão, porque não insisto muito no assunto lol ;)

    Enfim...ainda não me aconteceu ninguém estar a fazer tempo comigo (pelo menos nunca o admitiram), mas não estou livre disso, concerteza...

    ReplyDelete
  7. TEMPO é aquilo que fazemos dele, meu caro.
    O meu, faço questão que seja de QUALIDADE.

    ReplyDelete
  8. Que grande texto! Não deu tempo para ler tudo!

    ReplyDelete
  9. tal e qual.... e acabamos por sermos mesquinhos a esse ponto... acaba por ser um defeito entranhado em nos, que mesmo inconscientemente fazemos isso nem que seja ao vizinho do lado...

    Jessy*

    ReplyDelete
  10. Estou sempre com problemas de tempo e o meu tempo alonga-se pelas madrugadas onde roubo o tempo dos outros em textos como o teu... que belo tempo que ganhaste por aqui...
    Corro o risco de ter de passar mais tempo a ler como gastas o tempo.
    Parabéns, surpreendeu-me o "tonto" do Alvim afinal tem tempo para ser o intemporal Sr.Alvim

    ReplyDelete
  11. Ai o tempo!?
    Muito bom, e na escrevo mais nada porque na tenho...









    mais nada para escrever.
    jorgebrunabrito.blogspot.com

    ReplyDelete