Ainda não percebi muito bem se sou de direita ou de esquerda, a ultrapassar sou de esquerda, a escrever de direita e em determinados domínios sou aquilo a se pode chamar um centrista em potência. De resto, fico irritado quando dizem que alguém que é do centro é tendencialmente de direita embora se saiba que existem muitas pessoas que advogam para si, o centro esquerda. Mas que diacho, o centro é o centro e não tem que ter nenhum declive, como se fosse uma daquelas mesas de madeira cochas onde invariavelmente temos que colocar um talo de papel para as nivelar. E a ser assim, porque raio não tem a direita, uma direita-esquerda e direita-direita e, a esquerda, uma esquerda-direita e uma esquerda esquerda? Não tem. E em vez disso, existe uma extrema direita e uma extrema esquerda que ninguém entende muito bem. Porque é que é extrema? O que é isso de ir à extremidade mais longínqua da esquerda ou da direita? Será que depois de ultrapassarmos cada um desses extremos caímos numa espécie de abismo político? Será isso? E se sim, haverá aí abismo de esquerda e abismo de direita?
Não sei, admito. Mas o que sei, é que Portugal é um país tendencialmente de direita e preferencialmente do Benfica. Nem mais. Daí que me pareça legitimo dizer que o PSD é o Benfica da Política ou se quiserem, se acharem que fica mais bonito para as frases da semana, O Benfica é o PSD do Futebol. Isto é, têm tudo para ganhar e depois não ganham. Isto é, têm toda a gente do lado deles como se estivessem sempre a jogar em casa e comportam-se como se tivessem a jogar no estádio do panathinaikos . E não estão. E as pessoas fartam-se. E deixam de ir ver os jogos. E de votar. E às vezes – só por perrice – votam nos outros como protesto, da mesma forma que às vezes queremos que o Benfica perca só para o treinador ir embora de vez. E vai mesmo. E com eles muitos adeptos que entretanto perderam o hábito de ir ver a bola, de levar o cachecol encarnado e de saber de cor o hino cantado pelo Paulo de Carvalho. Quem não se lembra? Se não se importam vou cantar, com a vossa licença aqui vai disto: “Paz Pão povo e liberdade, todos sempre unidos no caminho da verdade!” Vá todos juntos, vamos lá dar essas mãos, toca a afinar essas gargantas, vamos vamos: “Paz Pão povo e liberdade, todos sempre unidos no caminho da verdade!” e agora se me permitem, deixem-me cantar sozinho esta bonita passagem com o timbre da Dulce Pontes na Ovibeja “ Tens a liberdade, dá a mão ao teu irmão, pelo bem da nossa gente, construindo sempre em frente”.
Se me vissem agora – vos juro - veriam que na minha face escorrem lágrimas de saudade destes tempos. Dos mesmos, em que o Benfica ganhava campeonatos e que o 11 no totobola ainda dava um dinheiraço. De resto, o PSD tem o seu Eusébio e ele é Francisco Sá Carneiro e quando um Benfiquista diz integralmente que é do Sport Lisboa e Benfica eu, não sei porquê, imagino um qualquer militante, a dizer que é do PPD/PSD. Os verdadeiros sociais democratas deviam dizer sempre PPD/ PSD porque isso é chamar “Papá” em linguagem politica. Dizer só PSD é chamar apenas “Pai” sem o mimo e a inegável ternura que tem um “papá”. Daí que o Benfica, este Benfica, me faça lembrar o PSD. Mas a instituição fundada a 28 de Fevereiro de 1904, o Sport Lisboa e Benfica, me lembre o PPD/PSD. O do Eusébio. O do Francisco Sá carneiro.
Disse encarnado e não vermelho, é de Direita :-P
ReplyDeleteIsto tudo pra lhe dizer que lhe acho muita, muita graça!
Eh uma pena realmente seres benfiquista.LOOL
ReplyDeleteoh alvim vinha mesmo comentar essa tua bela cronica do metro.. lol se ha algo que tambem nunca entendei e memso isso, porque e que as pessoas hao-de pensar que o meio tem tendencias laterais..e como o ricardo araujo pereira diria em relaçao a agua, se tem sabor ja nao e agua, vai contra a definiçao..e se e ,eio tambem nao e meio de lado nenhum, e meio, centro, e pronto! como te compreendo..
ReplyDelete(quanto ao benfica ser o psd do futebol...eheheheh muito bem visto ;) )
Bem visto.
ReplyDeleteAbraço
Paulo
Nice... há dias dizia exactamente o mesmo aqui em casa.
ReplyDeleteFaltou falares das guerrinhas internas pelo poder: guerrinhas para ganharem a vida à custa de um partido/clube que na realidade nunca ganha nada.
É pena para o futebol e para política deste país.
Já agora, não sou laranja nem vermelho... mas tenho pena na mesma.
Por estas e por outras é que sou tendencialmente de esquerda e convictamente portista...E apesar de não ter um programa só meu, tenho sempre uma Boa Noite, uma Boa Noite Pinheirinha.
ReplyDelete:)
LOL. Tens de me dizer qual é o chá que bebes, que realmente dá uma estica impressionante! :p
ReplyDeleteQuer isso dizer que o Santana ainda se vai candidatar à presidência do Benfica?
ReplyDeleteAR
www.antonioraminhos.blogspot.com
Sim senhor!
ReplyDeleteMas acho que a mesas de madeira é coxa, e não cocha. :)
O Benfica dos super-heróis era o Super-Homem e tal como o Benfica, a sua popularidade vem a decrescer substancialmente desde que perdeu o super poder de voar. Neste momento se alguém está em perigo e se encontrar numa rua sem boas acessibilidades para "pessoas especiais" está bem tramado e mais vale gritar pela ajuda da Gato Maltês ou do Bob O constructor. Obviamente isto não abona em nada para a sua popularidade.
ReplyDeleteQuando era uma criança inocente, confesso que me sentia fascinado por dois super-heróis: a cicciolina, por toda a sua dedicação em prol do próximo e pela constante evolução na procura de novos poderes. Poderes esses posteriormente usados em pessoas ou animais, ou pessoas e animais. Também me fascinava saber que tal como os anjos, os super-heróis não tinham sexo, tirando obviamente a Ciccio ( depois de 300 filmes cria-se uma certa intimidade, parecendo que já se conhece literalmente tudo da personagem). Lá está a evolução de que falava...
O outro super-herói que me fascinava era a "Bela Adormecida por estar ligeiramente drogada", ou como é mais conhecida, simplesmente Bela Adormecida. Devem estar a pensar que é um pouco rabeta mas passo a explicar: foi com esta bela adormecida de nome Denisa e que por acaso era minha prima, que me iniciei sexualmente e descobri o corpo feminino que muito jeito me deu para depois perceber a complexidade dos filmes da já supra-citada Ciccio.
Só por isso...
Li o teu livro e tenho a dizer-te que até nao escreves pessimamente. Tens umas frases engraçaditas e tal. Outras historias estupidas, como aquela do corneto mas no geral até parece que conheces mto bem o amor. Divertiu-me.
ReplyDeletecomo é que um gajo de gondomar é do benfica?? como?? ..lolol
ReplyDeletese fosses do boavista ainda se compreendia que eram influencia do valentim.. mas benfica?....... carago pá! lol
Tens sempre tanta piada e acho-te tanta graça que até me esqueço que tens esse defeito, és benfiquista e até já dizes ‘encarnado’.
ReplyDeleteGarfield
Olá Alvim
ReplyDeleteVenho pela 1ª vez ao teu blog e pela 1ª vez tb, faço o meu comentário. Não percebo nada de futebol e até tenho os mms apelidos que o Eusébio da Silva Ferreira. LOL...no entanto, não me parece pertencer à sua família!
Sabes...no meu trabalho(profªdo 1ºciclo)sou confrontada todos os anos com esta pergunta parva: A professora é de que clube?? Para não criar antipatias, digo sempre que não tenho clube(e não tenho mm)
Aproveito para dizer-te, Alvim, que apesar de pareceres um autêntico barrasco(lol, expressão mto usada na minha terra), gosto mto dos teus programas e tens de facto o dom da palavra em todos os sentidos. Apenas dizer-te k o meu filho de 10 anos, algumas vezes ouve - te na prova oral e qdo começas a falar das moçoilas e tal. O meu filho diz: Pronto, lá tá ele a falar de miúdas! Fonix...
Um abraço. Florbela
E estará o Santana Lopes para o PPD/PSD como está(esteve) o Vale e Azevedo para o benfica??? hum...
ReplyDeleteSer-se Benfiquista é mesmo doença...
ReplyDeleteAntes ser do Trofense, que embora pequenino, pequenino, lá vai ser trucidado pelos grandes na próxima época 2008/2009 LOL.
Pode ser que aprenda alguma coisa :P
Quanto à política, também não sei se sou de esquerda ou de direita, ou de centro ...
Posso dizer que voto, mais em ideias e pessoas do que em partidos e ideais.
Uma coisa é certa, da doença de ser Benfiquista eu não sofro... posso sofrer de parvoíce, mas de Benfiquismo não... Graças a deus, como diria a minha avó :D
Cumps.
Angélika
Ser-se Benfiquista é mesmo doença...
ReplyDeleteAntes ser do Trofense, que embora pequenino, pequenino, lá vai ser trucidado pelos grandes na próxima época 2008/2009 LOL.
Pode ser que aprenda alguma coisa :P
Quanto à política, também não sei se sou de esquerda ou de direita, ou de centro ...
Posso dizer que voto, mais em ideias e pessoas do que em partidos e ideais.
Uma coisa é certa, da doença de ser Benfiquista eu não sofro... posso sofrer de parvoíce, mas de Benfiquismo não... Graças a deus, como diria a minha avó :D
Cumps.
Angélika