Friday, December 21, 2007

O ressabiamento



Se há coisas que me inquietam no comportamento dos cidadãos, a pior de todas, é o ressabiamento. Eu não sei se existe este termo no dicionário – deixem cá ver – existe pois e diz isto: ressabiado, adj, que ressabia ( fig) desconfiado;espantadiço; farto de; saturado; desgostoso; melindrado ( Part. pas. de ressabiar). Ora esta, embora exista aqui alguma coisa que se aproveite, a verdade é que o ressabiado é mais do que isto. E assim, oferece-me dizer que o ressabiamento é a inveja com espuma na boca e um bom ressabiado sabe disto.



Na verdade, para um ressabiado não basta ter, é preciso que o outro não tenha e vendo as coisas por aqui – ou por ali que já lá vou – é justo dizermos que a inveja comparada com o ressabiamento é uma menina de colégio que ainda frequenta a catequese. A inveja caiu em desgraça precisamente por isto, porque se criou a falsa ideia de quem é invejoso, é também ressabiado e isso não é de todo líquido. É apenas uma má companhia. Embora muitas pessoas me queiram convencer do contrário e está aqui uma a tentar convencer-me disso “Já te disse que não, caramba! – a verdade, é que conheço bons invejosos e nem um bom ressabiado que se aproveite. É que nem um.


Honestamente, gosto até de invejosos porque me parecem mais sinceros e não usam de grandes manhas para dizer o que pensam. Dizem “Não gosto daquele tipo por isto e aquilo! E explicam. E dizem porque não gostam. E até são capazes de ser honestos ao ponto de afirmarem “Eu não gosto daquele individuo não sei porquê, mas não gosto, raios, não gosto”. Embora com alguma maldade – quase imperceptível – dizem o que pensam e não estão ali com rodriguinhos. Não há nada a fazer. Não gostam, o que é querem? Não lhe vão fazer mal nenhum por causa disso, quando muito um palavrãozito ou coisa assim, mas não passa disto. Já um ressabiado, a coisa muda. É diferente. Para começar um ressabiado nunca admite que é um ressabiado enquanto um invejoso – dos bons – já o faz sem qualquer embaraço. Perguntem lá a alguém “És um ressabiado? E é certinho que vos respondem “aí que não, que não sou nada, que até nem tenho necessidade nenhuma de dizer mal” Enquanto se inquirirem alguém com “Olha lá, tu estás é com inveja, verdade? É bem possível que este vos responda “Pois é, quem me dera ganhar o que aquele puto recebe a dar uns chutos na bola!


Ora um ressabiado, não é nada isto. Antes fosse. E como tem vergonha de ser o que é – e sim, é isso que estão a pensar – lança-nos perguntas com tom envenenado: Desculpa lá, tu conheces aquele gajo que ali está?” ou “tu não me digas que és amigo daquele tipo? E se a resposta for afirmativa: sim conheço! Sim sou amigo! É invariável que recue e comece a falar no tempo para amanhã “ai sim, conheces o Lopes, pois fica a saber que o tempo para amanhã vai estar pouco nublado ou limpo com rajadas de 140 km por hora a sul do cabo da roca! E agora se não te importas vou indo” Estão a ver? É isto. O ressabiado não tem a frontalidade do invejoso. Ah pois. Nem coragem. Claro está. E só diz mal e destila ódio sob anonimato ou quando percebe que o receptor da sua mensagem está antecipadamente de acordo com ele. Porque, quando percebe que não, não escreve nem mais uma linha.

17 comments:

  1. Nem sempre se é invejoso quando não se gosta de alguém. Há químicas que não acontecem. Se não há razão nenhuma para se gostar, não será a inveja a razão nenhuma. Quanto ao ressabiado... o ressabiado normalmente não o é em relação às pessoas, mas em relação à vida. Olha que bonito

    ReplyDelete
  2. Já tinha lido no metro e gostei.

    A minha frase favorita do texto é "o ressabiamento é a inveja com espuma na boca". Nem mais!

    Irónico, hilário e bem escrito como sempre.

    Olha FELIZ NATAL é o que eu te desejo e um 2008 "ao mais alto nível" (com aquela voz do DJ da discoteca do Algarve, a qual jamais chegaste e revelar e que tu bem sabes imitar).

    :)

    ReplyDelete
  3. Errata: onde se lê "chegaste e revelar" deve ler-se "chegasta a revelar" ora pois...

    ReplyDelete
  4. Foge que não acerto...

    Errata 2: onde se lê "chegasta" deve ler-se "chegaste a".

    Obrigada.

    P.S. Tinhas poucos comentários assim já tens três :o)

    ReplyDelete
  5. Eu juro que não sou louca mas tenho de fazer uma nova errata...

    Errata3: onde se lê "já tens 3" deveria ler-se "já tens 4".

    Juro que não digo aqui mais nada até ao ano que vem.

    ReplyDelete
  6. que grande ponto de vista!!!
    viva os invejosos ;)
    beijo beijo

    ReplyDelete
  7. quererá isso dizer que és um ressabiado?

    é pá! isso tem parecências com...


    sofiazti

    ReplyDelete
  8. Eu e a Angel desejamos um bom natal, e esperamos que as nossas recordações continuem a servir de pano de fundo para exorcizar os nossos fantasmas.Abraços..

    ReplyDelete
  9. inveja é saudavel portanto lol
    nem q seja para nos tentar fazer chegar mais longe

    bjoka

    ReplyDelete
  10. O Alvim não é assim! :)

    Passei pra desejar ao Alvim um Natal cheio de sentimentos bons!

    Beijos!**

    ReplyDelete
  11. Oh alvim.. vem aqui qué bom:
    http://malhorijo.blogspot.com/

    ReplyDelete
  12. Percebi a foto. Muito bom.
    :)

    ReplyDelete
  13. Eu chamo-me rodrigo e isso faz de mim um ser que pratico muitos rodriguinhos? e já agora o que é essa coisa de rodriguinhos? Se fosse adrianinhas limas era bem mais interessante.

    Quejjodeporco.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Posso dizer que sou invejoso, quem me dera ter sido eu a escrever isto no meu blog ;D (http://projectoinacabado.blogspot.com)

    Feliz Natal e Bom Ano Novo

    Fica bem...

    ReplyDelete
  15. Oh pá, muito engraçado o texto... e eu tenho a "sorte" de conhecer verdadeiras ressabiadas... assim como uma mão cheia de "invejosas"..

    Beijocas

    ReplyDelete
  16. nem tudo o que luz é ouro, nem todo o luar é de prata, nem todo o mal mata.. e a escrita, a fala, a língua distorce muitas vezes o que nos vai na mente

    um beijo ..sem essa palavra feia que descreves (da anónima, que para ti é mesmo anónima, que antes escreve uma catrefada de disparates)

    ReplyDelete
  17. Simplesmente fantástico.

    Já tinha o costume de ler o "Capitão Alvim" mas a partir de hoje este blogue passa a ser de leitura obrigatória.

    Parabens.

    ReplyDelete