Monday, October 15, 2007


Se há coisas que os homens gostam de fazer quando estão juntos, para além de comentar os seios daquela que vai ali - olha outra, e mais uma, e sabes quem anda metido com ela? E eu uma vez fiz isto e aquilo, e olha-me para aquele par, e a prima, olha-me só para a prima que vai ao lado - é sem dúvida alguma tentar colocar em causa a masculinidade uns dos outros. É uma espécie de jogo, de uma brincadeira congénita, em que todos se divertem ao tentar provar que aquele ali é e passo a citar: “Um grande Maricas!”

Para um homem que se diz heterossexual, não adianta admiti-lo por uma só vez, porque terá que prová-lo até ao final dos seus dias. Eu não imagino como será entre as mulheres, mas entre os homens, ao mínimo corte de cabelo menos convencional já alguém pergunta “Olha lá meu maricas, então não havia lá alguém que te fizesse um corte à homem?” , veste-se um par de calças com algo que não seja de ganga e irremediavelmente ouve-se “ Tu no Intendente é que ficavas bem com essas calças! E olha que ainda ganhavas dinheiro!” Já no bar, alguém tem a ideia de pagar uma rodada de Imperial aos amigos desde que todos se comprometam a bebê-la de Penalty e basta alguém engasgar-se ou atrasar-se a pousar o copo no balcão e já todos cantam “ Cheiras a leitinho, cheiras a leitinho!”. Aliás, qualquer atitude que possa ser menos masculina ou é rotulada com “És um grande maricas” ou “És um menino”. E convenhamos, o que é ser um “menino”?

A vossa sorte é que eu estudo sempre muito antes de escrever qualquer artigo, pelo que as minhas conclusões são o resultado de horas de pesquisa e investigação árdua nas bibliotecas de Oxford e também do insuspeitável Instituto Karolinska, os mesmos que me fizeram chegar à conclusão que há uma grande diferença entre “ser um menino” e por outro lado “um grande maricas”. Para que me entendam: “Um menino” é facilmente apelidado deste modo, por normalmente se associar ao seu acto uma frase que demonstra alguma inocência e porque não dizê-lo, ingenuidade. Por exemplo: Acabamos de jantar e já depois de servida a sobremesa um dos elementos da mesa chama o empregado e diz: - “olhe óhfaxavor, traga-me um bagaço dos seus para todos aqui na mesa que aqui ninguém vai dizer que não” e é aí que alguém, para grande surpresa dos presentes diz: “Eh pá, para mim não me traga que isso faz-me mal ao colesterol!” e depois disto ouvem-se imediatamente toda a espécie de sons colectivos como se o Nuno Gomes tivesse acabado de falhar escandalosamente um golo. Já adivinharam, é aqui que todos dizem “És um menino, és um menino!"

Já “Um grande maricas” é basicamente “Um menino” mas sem expressões tenrinhas associadas. Isto é, faz as coisas sem precisar de dizer rigorosamente nada, o que lhe dá um estatuto diferente mas não obrigatoriamente melhor. Aliás, fica-se até com a ideia de que é mais fácil a uma mulher apaixonar-se por um “mariquinhas” do que propriamente por “um menino”. Atente-se pois nas palavras sábias de Tonicha incluídas no single “Tu és o Zé que fumas”. Diz isto: Tu és o Zé que fumas, tu és o fumador, tu és o mariquinhas (Cá está, cá está!) tu és o meu amor! Isto é, Tonicha mesmo sabendo que o objecto do seu desejo é mariquinhas, não a faz deixar de afirmar - com grande convicção de resto - que se trata do seu amor, o que aqui para nós, não aconteceria se este mesmo amor fosse “um menino".

11 comments:

  1. Mariquinhas são os que bebem o bagaço com os outros só para não ouvirem bocas, são os que já não usam mais umas calças só porque os amigos as comentaram negativamente, são os que criam complexos relativamente a determinadas coisas, incluindo aos outros "mariquinhas", só para não serem também eles vistos como "mariquinhas". Homens cresçam!! as mulheres não gostam é de infantilidades, ao menos os mariquinhas são genuínos e verdadeiros. Se não quer o bagaço porque é que o há-de beber?? E quem diz o bagaço diz um monte de outras coisas. De certeza que qualquer MULHER prefere um mariquinhas a um "machão" que passa a vida a comentar as mamas de quem passa. Coisa mais saloia!!

    Alvim eu leio regularmente o teu blog e sempre te admirei. Nunca deixei um comentário mas, como mulher, não consegui deixar de comentar este texto, é mesmo de um mariquinhas.

    Se há coisa que detesto num homem é ser um "maria-vai-com-todos", se os outros fazem ele também tem que fazer, tão infantil...

    Vê lá se acertas essas ideias mariquinhas.

    Vera.

    ReplyDelete
  2. Eu na qualidade de tua amiga só posso discordar da Vera... mentirosas são as mulheres que nao assumem que comentam a estrutura ossea... vá... das outras mulheres, se assim o é porque é que os homens não o fariam??? Aliás, nós mulheres também comentamos os homens... eu pelo menos sim! E não faz de mim uma maneater como a Nelinha gosta de dizer. Alvim, cá andamos p comentar o mais ridiculos dos assuntos é só combinar :)
    (Nitinha)

    ReplyDelete
  3. Quem falou em mulheres comentarem outras mulheres? Eu não fui. E não é porque nós comentamos mulheres que os homens também comentam (ou podem comentar), assim como não é por nós mulheres comentarmos homens que eles comentam homens, duvido que eles comentem homens como as mulheres comentam mulheres (e sinceramente não falo por mim, não perco muito tempo a comparar-me com outras mulheres).

    Mas eu "critiquei" (à falta de palavra melhor...) foi o facto chamarem mariquinhas a um amigo só porque este não quer beber um bagaço como os outros, e então parece-me que mariquinhas é não saber defender a sua vontade e alinhar com os outros só para não ficar para trás.

    Não percas o sono Alvim, eu continuo a gostar muito de ti e de te ler :)

    Beijinhos para ti e continua o bom trabalho.

    Vera.

    ReplyDelete
  4. E agora só mesmo para meter nojo e deixar aqui o ar de pseudo-machão-não-mariquinhas-e-não-menino, tenho que dizer isto:
    "CAT FIGHT!"
    :D

    ReplyDelete
  5. E agora só mesmo para meter nojo e deixar aqui o ar de pseudo-machão-não-mariquinhas-e-não-menino, tenho que dizer isto:
    "CAT FIGHT!"
    :D

    ReplyDelete
  6. Lamento não corresponder às expectativas másculas de uma catfight de preferência envolta em lama (how predictable can that be!!!).
    Ainda bem que há discordia se assim não acontecesse tudo seria bem mais cinzento :) Vera... gostei de falar contigo :)

    ReplyDelete
  7. =) Ana, também gostei de falar contigo :)

    ReplyDelete
  8. que bonito o que se passou aqui! =) viva os maricas, os meninos e os machos. Assim é que a vida e o mundo fazem sentido. ah e eu comento a estrutura óssea das mulheres...dos maricas, dos machos e dos meninos (maiores de 18 anos, diga-se) ;P

    ReplyDelete
  9. Tá fixe essa capa. Afinal o que se vestiu no outono de 74?

    ReplyDelete
  10. Para as mulheres funciona mais ou menos assim, dizemos à amiga do lado: "eia, que ganda grosso, deve ser um convencido, o mulherio todo atrás, eu vou fingir que me é indiferente para ser diferente e ele reparar em mim"
    e normalmente o grande grosso acaba só e abandonado, porque todas as mulheres querem ser diferentes!
    Ah! e depois há as amigas que fazem um sorriso amarelo enão comentam -as frígidas/ ala católica
    e as que começam logo a javardar a conversa - as galdérias/ melhores amigas

    ReplyDelete
  11. E sim, tb temos de ter o comportamento ecolhido o resto da vida, não vá a amiga pensar que nos passámos para a ala católica ou nos tornámos anorgásmicas!

    ReplyDelete