Monday, July 15, 2013

Winter I miss you so much *

Tenho saudades do Inverno, das inundações, dos alagamentos, do piso escorregadio. Tenho saudades da chuva lá fora, de senhoras à janela a dizerem "Já não se pode com este tempo!", de ver os guarda-chuva a desintegrarem-se no céu depois de perdida a luta para os manter na terra. Tenho saudades de ver os miúdos a jogar à bola e pensar que a minha progenitora nunca tal me permitiu porque - e passo a citar - "porque me apanhas uma pneumonia!" Tenho saudades de ver o Anthímio de Azevedo na informação meteorológica com pose de estado, como se fosse anunciar uma qualquer proposta de entendimento e depois de falar e dar as novas sobre o tempo dizíamos todos em coro lá em casa "outra vez chuva!" E como se não bastasse, logo a seguir, para piorar a situação, percebíamos que ao lado, no bonito mapa da Península Ibérica que nos apresentavam, os vizinhos espanhóis não raras vezes tinham um sol radioso ou um céu limpo de fazer inveja. De resto, quero acreditar que o céu, mesmo apresentando nuvens e precipitações várias, seja sempre limpo, isto é, honesto, não passível de qualquer corrupção. Até porque acredito que pouco já nos resta. Tenho saudades de sair com uma roupa impecável, penteadinho (eu sei que custa a acreditar) e no caminho para os transportes públicos, um carro na sua passagem me devolver o banho acabado de tomar em casa. Tenho saudades do Inverno, de ficar a ver televisão domingos inteiros só porque chove, de tomar Ilvico e ir dormir, de ver as crianças a brincar com neve na serra da Estrela e as tradicionais reportagens sobre isso no telejornal: "Há neve na serra da Estrela!", dizem. E eu pergunto: "A sério? No Inverno? Ninguém diria." Mas sobretudo - e é isso que quero deixar bem claro -, é que tenho saudades do Inverno, porque é sempre aí, justamente aí, que tenho saudades do Verão.

* Título em língua internacional deliberadamente para impressionar o leitor

Fernando Alvim
Publicado originalmente no jornal i
[Fotografia de Vincent Catala]

No comments:

Post a Comment