Tuesday, March 05, 2013

Esta semana, na ZDB


Sexta, 8 de Março às 22h
Maio Coopé | Bailarico Sofisticado (djset)
Noite de celebração do décimo aniversário da feliz união entre Maio Coopé e a sua banda Djumbai Jazz. Maioritariamente constituído por músicos de origem griot, corre-lhes nas veias a música clássica, delicada e contemplativa da cultura milenar e nobre do império mandinga. Cantor e percussionista, Maio Coopé (Guiné Bissau, n.1962) é um dos mais distintos representantes de uma das diásporas africanas musicalmente mais ricas, a par de Kimi Djabaté, N’ Dara Sumano ou Braima Galissá. Corre-lhe no sangue a magia gumbé e griot, inovando sempre perante uma tradição cultural pré-moderna. Os DJs do Bailarico Sofisticado garantem que a festa continua noite dentro.


Sábado, 9 de Março às 18h
Tiago Sousa
Laboratorio Chimico do Museu de História Natural e da Ciência

Programa da mais invulgar excelência no Laboratório Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência para testemunharmos, em primeira mão, à apresentação de ‘Samsara’ de Tiago Sousa. Depois de lançar ‘Walden Pond’s Monk’, Tiago Sousa volta às edições, reincidindo pela norte-americana Immune records, com o seu primeiro disco de piano solo: ‘Samsara’. Um disco intrincado e de narrativa complexa, que pega neste conceito da filosofia oriental para construir uma peça arrojada e emocionante que marca pela forma harmoniosa como o músico barreirense consegue equilibrar os opostos. ‘Samsara’, para diferentes manifestações da cultura oriental, é o ciclo repetitivo da vida: nascimento, morte e reencarnação; significa um vaguear perpétuo pelos diversos estados de existência.’Samsara’ surge, assim, para Tiago Sousa, como metáfora para o fluxo da criatividade humana e a forma como este continuamente altera a nossa percepção da realidade ao mesmo tempo que lança novos desafios.

Desde o lançamento do seu primeiro álbum em nome próprio, em 2006, que Tiago Sousa tem desenvolvido e solidificado a sua estética. Encontramos, na sua já relativamente vasta obra, um artista em busca da sua expressão e identidade. ‘Samsara’ sucede a uma série de dois discos centrados no piano: Insónia e Walden Pond’s Monk. Pelo caminho realiza a banda sonora do filme Bibliografia, de João Manso e Miguel Manso e compõe, a partir de manifestos lançados pelo público, um espectáculo intitulado O Coro da Vontades, numa encomenda do Teatro Maria Matos.


Toda a informação em:

No comments:

Post a Comment