Wednesday, January 23, 2013

Música na ZDB


Sábado, 26 de Janeiro às 22h
Filho da Mãe c/ Hélio Morais, João Nogueira e Makoto Yagyu


Em poucos anos, Carlos Paredes tornou-se uma referência da música popular urbana. E as guitarras eléctricas não resistiram ao lirismo da pele sobre as cordas de aço. Como explicar este regresso, ainda para mais nas mãos de novos músicos, gente desempoeirada e curiosa? Lembramo-nos dos Dead Combo, de Norberto Lobo, Ricardo Rocha ou B Fachada. E a analogia com o que se passa lá fora (um silenciar da distorção, como assinala novo disco dos Earth) faz sentido, ainda que sem exageros.

Músico dos If Lucy Fell , Rui Carvalho conhece bem o universo do rock. Já, Filho da Mãe, o seu alter-ego, voga em ambientes mais acústicos, como o do seu disco de estreia, “Palácio”, exploração da guitarra portuguesa entre o abandono e a delicadeza, a repetição e a variação. É nestes equilíbrios que se constroem os seus acordes, o “fingerpicking” hipnótico e lírico que nada fica a dever aos mestres “antigos”.

Podemos então falar de um novo universo autoral, de um estilo singular na forma de abordar a guitarra acústica? Sim. Há mais abstracção, mais austeridade em Filho da Mãe do que nas obras dos seus pares. Porque a sua música é feita de arestas afiadas, duras, ecos soprados pela energia do rock.

No preciso momento em que se encontra em estúdio, a registar o sucessor de ‘Palácio’, Filho da Mãe vem à ZDB para uma apresentação especial, acústica, na companhia de alguns companheiros de sempre: Hélio Morais (bateria), João Nogueira (guitarra acústica) e Makoto Yagyu (baixo) JM

Entrada: €6; reservas@zedosbois.org


No comments:

Post a Comment