Tuesday, December 04, 2012

TEIA - ENCONTROS GARRETT


Os Encontros Garrett propõem um conjunto reflexões sobre a sociedade portuguesa contemporânea, colocando o D. Maria II no centro desses debates. Procuramos, assim, cruzar saberes e discursos, gerações distintas e experiências múltiplas. Num tempo de crise, em que os valores, os poderes, as geografias parecem diluir-se sem novas redefinições, damos o palco ao pensamento e à palavra neste Teatro no centro da Cidade. Ao longo dos próximos oito meses, propomos, aos nossos públicos, oito exercícios de aproximação ao mistério do Homem: a Política, Portugal e Brasil, o Dinheiro, a Cidade, o Amor, o Teatro, Portugal e África e a Música.

Para hoje, 4 de Dezembro, às 19h00
EXERCÍCIO III: O DINHEIRO
SALÃO NOBRE | ENTRADA LIVRE

Se o preço de todas as mercadorias baixa, e essa é a necessária consequência do livre comércio, não há dúvida de que passo a poder comprar por um franco bastantes mais coisas do que antes. E um franco nas mãos de um operário vale tanto como qualquer outro franco. Assim sendo, o livre comércio será muito vantajoso para o operário. Nisto tudo há apenas um pequeno inconveniente: é que o operário, antes de trocar o seu franco por outras mercadorias, começou por proceder à troca do seu trabalho pelo capital. (Karl Marx, Discurso sobre a questão do comércio livre, 1848)

com Artur Santos Silva [Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian], Jorge Jardim Gonçalves [Fundador do Banco Comercial Português]; moderação Francisco Sarsfield Cabral [Jornalista]


No comments:

Post a Comment