Thursday, April 19, 2012

Inquéritos de férias: a partir de 4 de Maio, no Metro

Não posso esconder que era algo que vinha a perseguir há algum tempo e só agora foi possível concretizar. A ideia era esta: fazer semanalmente um inquérito de férias, não só no período em que estas normalmente se verificam, mas sobretudo e justamente, no período em que isso não acontece. E desta vez, as perguntas não teriam que ser as de sempre, não queríamos saber quem levaria para uma ilha deserta, nem qual o livro que anda a ler, nem quem odeia profunda e visceralmente; não, o objectivo passava, isso sim, por sugerir coisas e fazer com que o convidado as aceitasse, juntando-lhe a sua personalidade. Como se só disséssemos uma palavra e o convidado completasse a frase. É pois, pegando nesta premissa, nesta primeira palavra de que falamos, neste vício de pensarmos sempre em férias quando normalmente não as poderemos ter, que a partir do dia 4 de Maio, no jornal Metro, todas as sextas-feiras, irei revelar os inquéritos de férias, com sabor a férias, e respostas de quem parece estar de férias – mas, de facto, não está. O meu primeiro convidado desta nova série será o João Quadros. Enquanto isso não chega, vamos revelando algumas dos anterior inquéritos dados à estampa, há dois anos atrás.


Marta Rebelo


Umas férias
Ir a Buenos Aires em Agosto, quando lá fazem 4/5º, e aqui estão uns belos 32º à sombra. Por isso é que a Evita era branquinha de pele.

Uma ideia
Então a silly season não é para não termos ideia nenhuma? Está bem: e se deixassem de ser chauvinistas? Sim, estou a falar ao macho latino.

Uma asneira
Ir ao Algarve todos os anos, em Agosto, ignorando a experiência de anos, que nos dá meros 20 cm de areia em qualquer praia. Vivo Alentejo!

Uma paixão
Isso é que não tenho! Mas eu e a minha irmã Catarina (hoje temos as provectas idades de 32 e 26) tivemos um «crush« pelo nadador-salvador da praia de Odeceixe, lá para os idos 94, tipo «marés-vivas» à Alentejo.

Uma curiosidade
Sobre mim? Sei fazer croché, tricote, cerzir, bordado da madeira, uns pontos de Arraiolos e outros de bilros. Não me preparou para enfrentar o mundo, mas ensinou-me a minha avó.

Uma pergunta
Encontrar o Presidente Cavaco e perguntar-lhe se já foi à caça do alce; e a Manuel Alegre se já provou tremoço.

Uma resposta
Gosto muito de confrontar o maldizente gratuito, que não espera resposta da visada. E de responder ao piropo do homem das obras, que fica atónito.

Uma lição
Pessoas que se levam demasiado a sério não têm uma existência feliz; enquanto o povo português não deixar de ser sebastiânico, comodista e usar má-língua de loja do Chinês sem olhar para a sua triste figura, não se safa.

Uma aventura
Irmos ao Mundial da África do Sul com o Professor Queiroz a seleccionador nacional. Um autêntico safari emocional.

Um segredo
o Grande Mister Jesus é que sabe o segredo. Eu acho que são choques eléctricos ao intervalo ou mensagens subliminares no sono. Mas resulta.


No comments:

Post a Comment