Thursday, November 25, 2010

Escolhas Literárias para o Jornal Metro



Sandálias de Prata - A primeira pergunta é esta: Que é feito de Cristina Caras Lindas? - a segunda é esta: Quem não leu o Sandálias de Prata? Quando li o "sandálias" (perdoem-me este diminutivo) era um tipo vulgar, triste e sem esperança, mas depois de o ler, a minha vida mudou de tal modo, que o meu sorriso é maior que passivo do Sporting. Sandálias de Prata é o romance que lobo Antunes nunca conseguirá escrever. Não porque não saiba, mas justamente porque não quer. E é isso que traz imensa felicidade.



Coisas Doces sem Açúcar de Manuel Luís Goucha - se Sandálias de Prata já representa para mim um hino à esperança, parece-me que este pode ser a própria esperança. E que bem vistas as coisas até a ultrapasse. Numa altura de crise como a actual, é bom perceber que ainda há coisas doces que prescindem de açúcar, coisas doces que não implicam cartão de crédito, coisas doces para as quais não é necessário termos que lhe oferecer um carro novo. E isto faz-me muito feliz.


O Manuel de Condução de João Catatau - podem haver muitos manuais, mas não acredito que nenhum se compare ao Manual de Condução de João Catatau. O simples facto de alguém, uma pessoa ter um Manual de Condução é já por isso um acto de grandeza, mas perceber que poderemos falar com ele, tirar dúvidas, beber copos com João Catatau enquanto discutimos sinais de trânsito, faz-nos ser imensamente felizes.

 
Fernando Alvim

No comments:

Post a Comment