Tuesday, November 10, 2009

Já ninguém chora de amor




O amor mudou sem darmos conta disso. Já ninguém chora de amor como antigamente em que se alagavam estações inteiras de comboio, de autocarro, só porque ele ia embora, só porque ela o deixava por uma semana. Os bombeiros num corrupio, “É mais uma inundação aqui na estação de sta Apolónia, venham depressa que se trata de uma despedida para o ultramar”, os lenços a abanarem como se estivessem em Fátima a 13 de Maio, os bombeiros a correrem, as crianças a chorarem por verem a mãe num pranto, o pai a dizer para não o fazerem que ele volta muito em breve,já amanhã já amanhã, a mãe inconsolável, as crianças também, o pai que não consegue controlar-se, o chefe da estação que também se sensibliza . E então: Que é feito disto? Onde estão as pessoas que choram umas pelas outras?

Já ninguém corre atrás dos comboios em andamento, já ninguém tenta dizer uma última coisa antes da partida, já ninguém diz adeus de peito aberto. Sejamos claros, é preciso chorar mais. Mas mais importante do que isso, é preciso chorar bem. E a este nível, não tenhamos dúvidas que o melhor choro, é o que tem soluços e faz fungar. Eu sei do que falo. Eu já chorei de amor e lembro-me bem que soluçava e fungava com grande mestria. O melhor choro aqui vos digo, não separa o fungo do soluço - isso nunca - porque é precisamente essa perniciosa junção, que causa um tamanho desconforto a nível respiratório, que nos obriga a parar de o fazer e nos certifica - agora sim - que estamos perante um grande amor. Soluçante. Fungoso. Exactamente, como o amor deve ser.

22 comments:

  1. eu chorei assim há bem pouco tempo por amor. altamente!

    e eu a pensar que era choninhas

    ReplyDelete
  2. Gostei imenso do teu post.
    Embora concorde ctg tenho para te contar uma história.
    Não são precisos nomes, nem locais, nem datas precisas ao longo deste 2009.

    Existem amores que não se podem falar por se saber de antemão que não são correspondidos mas mesmo assim, quando a chama acende é difícil as pessoas se controlarem.
    Vamos lá ver se esta despedida conta para a tua lista de despedida de partir o coração.

    Atenção....Isto é cena à filme!!

    Um rapaz gosta secretamente de uma rapariga que vive no mesmo prédio, que anda na mesma faculdade, que partilha a mesma cozinha, que o acompanha em demorados cafés pela noite dentro. Entre eles surge a empatia, o carinho mas...PORRA ela tem namorado, lá....onde ela mora porque ali apenas está temporariamente.

    Por saber que nunca poderiam ser estar juntos após aquela temporada, o rapaz nunca disse nada até ao dia em que a viu pegar na mala para voltar a casa.

    Estúpido, não disse nada! "que podia eu fazer...nós vivemos tão longe" (embora hoje a net :D nos leve a todo o lado...ah e as companhias aereas low cost)

    Quando um amigo lhe disse...."o avião dela saiu? corre atrás dela!!!" é que ele levantou o cú da cadeira, correu por meia cidade, chegou ao aeroporto e ela ja estava dentro do avião (ele conseguia vê-la da zona de partidas!)
    Graças a deus temos telemóveis e bastou um simples telefonema para dizer td....para pedir desculpa, para com a lagrima no canto do olho lhe dizer que foi parvo por nc ter falado, que se metia no proximo avião se ela sentisse o mesmo...

    ela chorou, chorou babo e ranho (fungou como dizes!!)....
    ainda há histórias felizes :D
    mesmo com ranho, fungos e lagrimas

    ReplyDelete
  3. Chorar por amor agora é démodé...não é cool. Agora tudo na vida é descartavél, vai -se usando até perder o interesse, perdeu se a coragem necessária para se viver um grande amor e chorar por ele .
    Eu sei, porque tb sou assim...tb perdi a coragem.

    ReplyDelete
  4. Antigamente a gente ia embora, hoje em dia estamos ao lado... fala-se todos os dias... unidos pela rede... agora a gente esta sempre junta, num universo virtual... por isso o amor ja não é o que era, nem a saudade.

    ReplyDelete
  5. olha que isso não deve ser bem assim! Ainda há quem chore! E por amor sim senhora. Sou claro exemplo dessa espécie! Acho que o pessoal se faz de difícil, choram às escondidas ou fazem uma força enorme pra controlar a coisa. Mas eu não, eu choro quando me apetece. Tenho esse desconforto de ranhoca e soluço que me obriga a parar por uns instantes, ganhar fôlego e retomar o sofrimento! Ainda se chora por amor, só que agora tem-se vergonha disso.

    :)

    ReplyDelete
  6. Se achas que já ninguém faz prantos ou chora tipo inundação dos países asiáticos, então vê os cromos e cromas dos ídolos 2009.

    ReplyDelete
  7. "Já ninguém corre atrás dos comboios em andamento, já ninguém tenta dizer uma última coisa antes da partida, já ninguém diz adeus de peito aberto. Sejamos claros, é preciso chorar mais", alvim não sei em que mundo andas, mas ainda há pessoas assim (eu sou uma delas), que fazem isso tudo, e dizem "que se foda, vou ficar mais uma hora aqui e chego a casa tarde só para estar com quem amo"

    ReplyDelete
  8. Ai chora chora... E não é pouco!! :p

    Bj

    Ritinha

    ReplyDelete
  9. Mestre Alvim no seu melhor.
    Já ninguém chora de amor porque já ninguém é fraco -_-".
    Li este artigo esta manhã no metro e devo dizer que me sensibilizou. Este e um outro também da tua autoria. "Como esquecer alguém em 5 minutos" se não era assim o título do artigo era bem parecido. Continua o bom trabalho. Cumprimentos.

    ReplyDelete
  10. Sim é isso tudo e tal...
    E agora, o que faço eu com esse grande amor?! Funga-se e soluça-se e o corpo estremece em espasmos que não consigo controlar.
    Mas e então, isso traz-me o quê?!

    Pois... nada.

    ReplyDelete
  11. Hoje em dia estamos tão perto, tão ligados por todos os meios de comunicação que nos esquecemos do essencial... estarmos lado a lado, mas estar verdadeiramente...e continuar a sentir saudades mesmo quando temos um telemóvel mesmo para ouvir a voz de quem esta longe...

    pois bem.. chorar por amor.. porquê??? porque chorar, fungar, soluçar faz parte da vida, faz parte de nós, porque chorar tranquiliza...

    Se chorar não fosse importante não seriamos capazes de chorar...

    ps-Alvim, parece que afinal ainda há quem chore por amor... a lista está aumentar... :)

    ReplyDelete
  12. Já não se chora de amor... Já não se lhe dá o valor que ele deveria ter... Já ninguém pensa no que poderia ter sido... É muito mais fácil desistir do que lutar por algo dificil...

    PS. Conheço essa história de algum lado, Elsa =P
    Mas vou-te contar uma mais triste... porque na vida real são mais as histórias com finais tristes do que as outras..

    Era uma vez uma menina que achou a despedida tão difícil, que sentiu o seu coração a ficar tão pequenino sem o seu amor, quase como se lhe tivesse arrancado uma parte dela que lhe era essencial para continuar a viver... que não aguentou e no dia a seguir fez a mala e correu atrás do seu coração... Era véspera de ano novo e ela de mala atrás percorreu o país inteiro, para chegar e encontrar o seu amor nos braços de outra...

    ReplyDelete
  13. Pareceste-me o Miguel Esteves Cardoso numa crónica sobre o mesmo tema, o Amor.

    Continuação de bons textos e sentimentos.

    ReplyDelete
  14. Ninguém vai atrás do comboio porque agora todos partem de carro, e depois falam por telemóvel ou Internet.

    Se houvesse facebook na altura do ultramar tudo teria sido menos encharcado.

    ReplyDelete
  15. Eu choro e muito por amor, mas acho que já choro de raiva

    ReplyDelete
  16. chorar porque se ama faz parte do proprio amor, nao se vive um grande amor sem se sofrer...
    de uma forma ou de outra ha momentos mesmo no amor correspondido em que chorar é limpar a alma.

    ReplyDelete
  17. Eu choro por amor! Ele está todos os dias, todo o dia comigo, mas se por ventura tiver de ficar 1 dia 1 seman 1 m~es longe, é um rio de lágrimas infindável que aumenta a cada sms e telefonema feito entre soluços, baba, ranho, fungadelas e lágrimas. Dói que se farta! Mas dá um sabor especial ao nosso regresso. Também choro de amor quando vou visitar a minha família após meses de ausência e afinal chega a hora de regressar à minha casa. Junto-me com a minha mãe em que por entre lágrimas e olhos avermelhados sorrimos como que a dizer gosto muito de ti, fica bem e sê Feliz. Não tenho medo de amar e mostrar que amo. Não me considero fraca, e simplesmente não me interessa o que possam pensar de mim. Sou diferente? Sou, apenas porque sou genuína no que sinto e porque o mostro ao mundo!

    Alvim este é dos teus melhores textos.
    Ah! Alvim tens algum livro editado para este Natal? Lembro-me d mencionares isso num prog do Nuno&Nando. Quando estará à venda para poder pedir ao Pai Natal?

    ReplyDelete
  18. Ai chora chora Alvin...
    Chora-se por amor e não só!
    O choro sonoro pode ser o melhor, mas o outro é bem mais doloroso!

    Pode chorar-se por dentro e ninguém percebe o quanto está a doer...
    Engole-se o choro, porque temos de ser fortes no trabalho e à frente dos nossos filhos...

    Encontrei-te por acaso Alvim, sou tua fã!

    ReplyDelete
  19. Desde que vim para longe da minha mais que tudo, podes ter a certeza que cada dia que tenho de voltar é uma choradeira pegada dos dois! Custa, mas tb alivia!

    ReplyDelete
  20. Ainda existem os que choram por amor, os que suspiram ao minimo "ai", os que vidram no que lhes parece deveras interessante.
    Os que usam todas as suas armas na sua demanda, no seu objectivo, na sua conquista.

    Romanticos ou loucos? Nos tempo de hoje já nem se coloca essa questão.
    São loucos!

    ReplyDelete
  21. Desde já te digo que adoro este texto (tal como tantos outros teus(= )
    No fundo cada um tem a sua razão.
    Mas a verdade é que hoje em dia todos (a maioria) na minha geração e redores, tem muito medo de sofrer, e por isso preferem fugir da pessoa, do que sofrerem mais tarde, mais.
    As pessoas se tiverem a sofrer, hoje em dia não vão para o quarto e gastam pacotes de lenços. Agora preferem sair de casa, ir para a noite, e "o que vier á rede é peixe".
    Digo isto porque realmente deveria ter nascido à uns anos atrás. E vejo pessoas proximas (principalmente homens) a andar com muitas, para não gostarem realmente de ninguém a serio. Não se querem prender, não querem amar, não querem sofrer.
    Eu n tenho nada a ver com quem se diverte, axo muito bem.
    Mas sofrer por um grande amor, ao fim de contas vale a pena. Amamos, damos tudo de nós e vivemos com o coração. São momentos que não se vive se tivermos com 4 pessoas ao mesmo tempo.

    Romanticos?? homens q choram?? n tenham vergonha.
    Nós temos de ser aquilo que procuramos =)

    Admiro-te mtu Alvim =)

    ReplyDelete