Monday, August 17, 2009

A noite é uma pessoa muito sensível


A noite sensibiliza as pessoas. Já vi muitos duros a entrarem na noite e a chorarem como uns meninos à sua saída. E porquê? Voltamos ao mesmo, porque são duas coisas muito diferentes. De dia, não há tempo para nada e as pessoas raramente dão atenção umas às outras, porque é mais importante responder ao email, à outra chamada, à reunião com o patrão que está furioso por determinada tarefa não ter sido cumprida. E tem razão, porque é de dia. Pois fosse à noite, e possivelmente já não a teria. Aliás, não deve ser por acaso que muitos dizem que o que é verdade à noite, de dia é mentira. Ou será o contrário? Não façam caso, as pessoas são mais sinceras à noite, isso eu sei. E têm mais tempo umas para as outras. À noite as pessoas ouvem-se, interessam-se umas pelas outras e não hesitam em querer saber um pouco mais de alguém que acabaram de conhecer. De dia é impossível. Não há tempo para conhecer ninguém. É impensável que alguém nos ligue para o telemóvel a meio da tarde e nos diga: E que tal irmos até ao bar beber qualquer coisa?" Sobretudo, se percebermos que estamos em alto mar e ainda nos faltam 4 meses para acabar a marinha.


A noite sensibiliza e eu só de pensar nisso choro. A imagem que de resto gostaria que tivessem neste momento, é a de um homem que sou eu, com os ombros fixos a esta secretária e as mãos na cabeça a dizer repetidas vezes " Oh não, oh não!". Só que entretanto perguntam-me : Mas alguém que está com os ombros fixos na secretária e as mãos na cabeça, como pode estar a escrever exactamente isso? Então deixaria de ter as mãos à cabeça? Forçosamente teria que descolar os ombros da secretária? Não poderia escrever desse modo? Pois bem, para esses a minha resposta é muito clara: onde é que íamos?

Exactamente, falávamos sobre estas diferenças , entre a noite e o dia e os comportamentos a que cada um nos leva. O problema da noite é que sugere. O dia – a sugerir – só se for a cadeia de supermercados. E eu prefiro o pingo doce, embora nunca lhes perdoei terem retirado o cartão dominó.
É isto sim, o dia é um trabalhador incansável que só pensa na carreira e nos aumentos salariais e nas entrevistas ao semanário económico a explicar tão bons resultados para a sua empresa. A fotografia a cores a dizer. "Empresário de Sucesso". Já a noite não é nada disto. A noite preocupa-se com ela, com o bem estar dela, com os amigos, com viver uma vida que – à partida e até provas em contrário – é de passagem única. É isto. E saber, que depois disto nada. A noite penso que terá percebido isto antes do dia. E isso faz dela mais feliz. Ou muito próximo disso.

Daí toda esta sensibilidade e só isso explique o quanto nos abraçamos à noite, o quanto nos amamos à noite, o quanto telefonamos à noite uns para os outros sem que isso pareça ridículo ou motivo de desconfiança para um notório desequilíbrio emocional. Uma chamada às 5 da manhã para dizer que gostávamos de alguém verdadeiramente e lhe pedirmos desculpa de um erro ao outro é diferente de uma chamada às 5 da tarde, com idêntica confidência. Às 5 da tarde é óbvio que essa pessoa estará com um fortíssimo desequilíbrio emocional e precisa de acompanhamento médico. Ás 5 da manhã é óbvio que está completamente embriagada e a precisar que alguém a leve a casa.De preferência, já.

12 comments:

  1. Grande Alvim
    Viva a noite

    ReplyDelete
  2. é por isso que eu AMO a noite!! conhecemos pessoas, pudemos dizer tudo que ninguem nos leva a mal, enfim!! é uma alegria a noite! :D

    beijinhos e mts LoUcUrAs

    ReplyDelete
  3. As melhores conversas que tive na vida foram aquelas que:

    - Não me lembro;
    - Ocorreram com o sol já bem lá em cima;
    - Não me voltaram a falar depois;
    - E aquelas em que vem um gajo que não conheço de lado nenhum grunhe: "Sou o namorado porquê?"

    Porquê? Ninguém sabe. Aquilo que se vem constatando ao longo dos tempos (reler com voz à David Attenborough) é que, tudo é melhor com uma pitada de lubrificante social. Os homens ganham uma lufada de criatividade e as mulheres perdem aquela franja que, mesmo sem sequer pensar no que lhes dizem, as faz recusar.

    No fundo. Sou, sem dúvida um amante da noite e dos maus vícios. Vícios e seus benefícios.

    Quem nunca amou uma e durante uma grande bebedeira não é gente de sentir e eu... Eu?

    Eu já não sei o que estou para aqui a dizer.

    Abraço Alvim, quando vieres a Coimbra avisa!

    ReplyDelete
  4. Com o teu texto, existiram coisas que se clarificaram na minha cabeça.
    E concordo com tudo o que dizes em relação à noite e ao dia. Eu sou sem dúvida alguma uma pessoa noctívaga.
    De noite tudo toma um outro significado. Muito mais pessoal. Muito mais sentido.
    Ok, vou calar-me aqui, porque daqui a pouco estou a fazer do meu comentário um post.

    :)

    ReplyDelete
  5. Digo varias vezes que gosto muito mais das tuas letras do que das tuas palavras e neste texto lembrei-me que talvez apenas à noite... sejas um e um só.
    Mais um grande texto... (tirando a parte do cartão Dominó e as referências à concorrência... enfim... I getting used to)

    ReplyDelete
  6. Tiraste-me as palavras da boca. Só à noite é que as pessoas se revelam. Falo por mim. Parabéns pelo texto. Que venha o próximo.

    ReplyDelete
  7. Fez-me pensar! Especialmente pelo timming...

    Bj palerma

    ReplyDelete
  8. gstei...tens toda a razão...olha o lado sensivel do Alvim.que girrooo lol

    ReplyDelete
  9. Como eu me identifico com este post! P#t$ que pariu!!!!

    ReplyDelete
  10. Maldita a hora em que conheci a Noite...estava tão bem em casa,
    pá...God dammit.

    ReplyDelete
  11. Moon's tricks em http://percorrendoavalon.blogspot.com/2007/05/moons-tricks.html
    espreita e diz-me o q achas. perdi a possibilidade de te falar no varandas bar em Faro. talvez consiga ir ao sumerfest no dia 28.ja ñ falamos desde aquela vez na gare do oriente aquando aguardavamos o comboio para o norte. Tenho umas duvidas relativo a um "episódio" do CC de ha uns 5 anos atras a colocar-te.sera de noite por certo...esclarecer-me-ás?

    ReplyDelete