Tuesday, June 16, 2009

Só o fim é inevitável


Voltamos ao início, ando fixado nesta coisa e não me custa iniciar. Custa-me é acabar. Iniciar é um instantinho, duas de conversa, o encanto da descoberta, a primeira vez de tudo, todas as coisas são maravilhosas e o mundo é azul e aqui o temos. Agora acabar? Acabar é outra coisa. Acabar arrasta-se, o início não. Não há inicio nenhum que se arraste, quando muito, as negociações que levam a que algo principie podem levar algum tempo, mas o inicio em si não se arrasta. Começa e pronto. E não há acabar e pronto.

Já acabei algumas vezes e já acabaram comigo outras tantas. Não é uma coisa que me orgulhe - não é - mas aqui admito que o que me acontece é o mesmo que frequentemente sinto quando necessito de dar condolências a alguém: não sei o que dizer. Sinto muito, fico triste por isso, mas tudo o que eu posso fazer é, por mais que eu não queira, dar-lhe um abraço sem dizer nada. O que se diz a alguém que acabou de perder um parente muito próximo? Sinto muito, é isso? As minhas condolências? Era um bom homem e que Deus o guarde? Não creio. Tudo tresanda a frases feitas, como as sms repetidas no Natal e de aniversário.

Com os relacionamentos, a situação agrava-se porque não se pode acabar com um abraço, embora isso pareça muito bonito. Até porque já ninguém acredita naquela coisa do “ Não foste tu, fui eu! ,sendo quase certo que deve haver ali alguém no meio , embora não seja fácil admiti-lo. Ninguém gosta de saber que há uma outra pessoa. É melhor percebermos que algo se esgotou por si só, sem a ajuda de ninguém. Mas o problema, é que quando algo começa a esgotar-se, muitas das vezes torna possível a entrada desse alguém. E esse alguém é o início do fim.

E assim sendo, resta-nos comunicar isso mesmo e aqui é que começam os trabalhos . Vamos cá ver, segundo as normas instituídas, pelo livro, devemos convocar um encontro com a outra pessoa e pessoalmente, olhos olhos, dizer que tudo - e peço desculpa que vou ali buscar um copo de água - que tudo acabou. Quem está a ler isto, dirá: É assim mesmo, isso é ser um homenzinho!!” Está bem, eu compreendo. Mas também é preciso ter uma grande frieza, diria que quase germânica, para dizer a uma pessoa de quem já gostamos tanto e que, possivelmente ainda gosta de nós, que nós já não gostamos dela. Ainda por cima por cima à frente dela.

E assim, se por um qualquer motivo não o conseguimos e escrevemos ou telefonamos a comunicar, é certinho que nos irão dizer: Nem foste capaz de me dizer isso na cara! Como se isso fosse uma coisa má e um acto tremendamente cobarde.
Pois bem, eu acho o contrário. E se poder evitar ter uma pessoa triste à minha frente e fazê-la chorar, se puder evitar os elogios de conveniência e a discussão do costume, se poder evitar levar com uma garrafa de vidro ou um tiro no pé, se puder evitá-lo, então faço-o. Porque o fim em si, é absolutamente inevitável.

45 comments:

  1. Alvim, adorei o texto.Estás a escrever cada vez melhor e cada vez mais escreves sobre o amor, e o fim dele. Adorava tomar-te nos meus braços e poder-te dar festas no cabelo e dizer-te; pronto alvim, isso vai passar. O tempo é o nosso melhor amigo e cura tudo, mas tu estás cansado de saber isso né?
    Beijo grande

    ReplyDelete
  2. Estou contigo a 100%.
    Não percebo porque as pessoas preferem o frente-a-frente.
    A notícia é a mesma, depois vão chorar e sofrer o mesmo, quer seja por telefone ou pessoalmente.
    Porque o fim em si, é absolutamente inevitável.
    Garfield

    ReplyDelete
  3. Autch!!!! Estiveste com um "timing" em relação ao assunto, que até assusta!.... Cada vez mais sou a favor de uma vacina de "paixão/amor eterno um pelo outro" que os casais, depois se encontrarem e ainda no auge da paixão, poderiam "tomar" numa farmácia mais perto de si. Resolvia-se esta questão e todas as outras que nos fazem sofrer e vacilar...Seria verdadeiramente espectacular, quanto mais penso nisso, mais convencida estou, acho que o mundo se tornaria muito melhor, com as pessoas apaixonadas, amadas e felizes, em estado de êxtase continuado...acabavam-se os divórcios, as discussões, as traições, os ciúmes, o tédio, o desconforto, a mentira, e até todos os crimes passionais (que são mais que muitos).... eu levava uma vacina destas...

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Concordo absolutamente com a visão "Alvimnesca" aqui expressa...

    ReplyDelete
  5. Olá Alvim, posso-te conhecer?
    (ahahahah)
    Era a pergunta que se fazia no liceu quando se engraçava com o míudo giro que passava à janela...

    ReplyDelete
  6. Não concordo nada contigo. Acho que terminar uma relação à distância é uma acto puramente egoísta. A outra pessoa vai sempre chorar e ficar triste, tu só te descartas de assitir à situação. Também por amor se deve ser frontal.

    ReplyDelete
  7. Ora aí está algo para o qual não existe o tal, o chamado timming.
    Quando se sente que está próximo, não há como evitar. Talvez se consiga um adiamento, porém é fruto da cobardia existente em qualquer ser pensante.
    Também não há uma fórmula secreta para tratar o assunto, quanto muito podemos arranjar alguma maneira para minimizar a coisa, mas como não há fins equilibrados…
    O sofrimento está lá à espera, à espera que abras a porta para que possa entrar sem ter que limpar os pés. Dói, é um facto. Ninguém gosta de perder alguém de quem se gosta, perder algo que se acreditou. Contudo Porém Todavia, não será pior viver em mentira? Conviver com alguém que não sente o tal sentimento por nós é pior sentença.
    Receita? Uns kleenexs e um leitinho com achocolatado da Cadburys.
    Às vezes surge a pergunta, “O que me faz sorrir?”
    Eu geralmente respondo “Alguém que me faça rir”

    Hoje digo: “Os textos do Alvim”
    Mas só hoje :)

    ReplyDelete
  8. Eu concordo contigo, evitar fazer a outra pessoa chorar à nossa frente é melhor embora possa ser um acto de egoísmo...mas assim damos sempre azo a que se promova o papel do "ah e tal, a mim não me incomoda nada, estou muitissimo bem e recomendo-me!" e nada de dramas.

    ReplyDelete
  9. Antes de mais, parabéns pela forma como escreves. Sente-se que sentes o que escreves.

    Quanto a este texto...não me convences! Esconder-se atrás de um ecrã ou até de uma folha de papel numa situação destas é ser cobarde. Não ha nada, mas nada que substitua o "olhar olhos nos olhos" e falar com sinceridade, mesmo sabendo que a ferida no pé vai demorar a sarar...

    ReplyDelete
  10. Não concordo, Fernando. Acho que, de uma maneira geral, não ser capaz de enfrentar a outra pessoa, para pôr um fim àquilo que juntas começaram, não só é um acto de cobardia como de profunda falta de respeito. Diz-me lá: quando acabam contigo como é que preferes que seja? É que eu não tenho dúvidas: cara a cara e frontalmente. Sem joguinhos do género "deixa lá ver se estás a perceber onde é que eu quero chegar sem eu ter de o dizer". E se houver outra pessoa, também prefiro sabê-lo. Não acho que seja necessária frieza para terminar com alguém, mas maturidade, responsabilidade, honestidade. Ser um homenzinho, lá está... A dor faz parte da vida, como a alegria. É preciso saber lidar com ambas, até que chegue o fim que é verdadeiramente inevitável, que é a morte. Beijos Fernando e obrigada por puxares o tópico e pores o dedo na ferida.

    ReplyDelete
  11. Alvim

    Gostei imenso do texto...acabar ñunca é fácil MAS fazê-lo por escrito?????? Isso nunca!!

    ReplyDelete
  12. Não estava muito com disposição para te oferecer o meu corpo. A verdade é que não o fiz anteriormente e o meu comentário não passou na moderação.

    ReplyDelete
  13. Acho que tudo depende das pessoas e da relação em si.
    Acho que se deve de acabar de acordo com a recção que esperamos da pessoa do outro lado.
    Acabar por mensagem parece algo frio, daí dizer-se "nem foste capaz de me dizer isso na cara", dá ideia de pouca importancia. acho que esse lado só se usa qd ja não suportamos msm a pessoa, qd tamos no limite. De uma forma ou de outra uma conversa seria melhor caso se quisesse ficar amigo da pessoa ou esperar uma resposta da parte desta, que pode ter mais a dizer do k por uma simples mensagem.

    ReplyDelete
  14. "E assim sendo, resta-nos comunicar isso mesmo e aqui é que começam os trabalhos"
    (Oh Deus...se ao menos não tivessemos de comunicar não é?!)

    "Mas também é preciso ter uma grande frieza" (ou será preciso tomates?!)

    "se por um qualquer motivo não o conseguimos" (espera...então antes havia tempo para uns encontros...depois deixa de haver 20min para o derradeiro?!)

    Meninos: para evitarem discussões do costume e elogios de conveniência que tal...portarem-se comme il faut?!comportamento gera comportamento...remember?

    Ps:"E se puder evitar"

    Cumprimentos,
    mary

    ReplyDelete
  15. Compreendo o teu ponto de vista de que, se uma pessoa termina um relacionamento à distância (ex.: por telefone), diminui a pressão sobre si mesmo. Em princípio a conversa será mais breve, não assiste à expressão de tristeza nem às lágrimas, etc.
    No entanto, discordo, em absoluto, da tua opinião sobre este assunto. Uma conversa olhos-nos-olhos é a única forma de demonstrar consideração pela pessoa com quem se está a terminar o relacionamento. Pq as coisas importantes fazem-se presencialmente.
    A distância, sim, tornará a conversa mais fria. Especialmente, revelará frieza da parte de quem termina a relação.
    À distância, é o que pretende terminar a relação quem fica um pouco protegido das emoções desagradáveis (nisso, aliás, concordamos).
    O que recebe a notícia fica com 2 dores: a que deriva do fim da relação (naturalmente inevitável) e a proveniente da desconsideração demonstrada pelo outro (evitável, claro). Sentirá que a relação que existiu não foi suficientemente importante para que a outra pessoa reunisse a coragem necessária para o(a) enfrentar. E mesmo que seja essa a situação, não se justifica a distância: aí, o que termina, deve é reconhecer, olhos-nos-olhos, que a relação foi menos importante do que ele(ou ela) fez o outro acreditar.
    É inevitável causar sofrimento se estamos a terminar uma relação com alguém que ainda gosta de nós. Mas agir com consideração por essa pessoa, de quem tanto gostámos, e a quem sabemos que vamos provocar sofrimento, revela caráter, coragem e maturidade. Há quem cresça e nunca consiga nenhuma das três: caráter, coragem nem maturidade.
    Nota: Com este comentário, não tenho qq intenção de ofender quem quer que seja, mas sim, expressar a minha opinião.

    ReplyDelete
  16. Será que fizeste mesmo isto? Na tua idade? Espero bem que não, Alvim!

    ReplyDelete
  17. Tu não me digas que fizeste isso que descreves no post, alguma vez, desde os teus... 10 anos?... Espero bem que não, Alvim!

    ReplyDelete
  18. Alvim, ao fugires do confronto directo com a outra pessoa nessa situação dura não estás a poupá-la a ela porque ela vai sofrer o mesmo (senão mais ainda); estás a poupar-te a ti de a ver sofrer por tua causa, mesmo que não tenhas culpa de ter deixado de gostar dela.
    Entendes?
    Tal como foi dito, é uma demonstração de respeito e é o último sacrifício que fazes pela relação, e acho que sim, que aquilo que foi começado a dois deve ser terminado a dois, e pessoalmente.
    É como diz a minha avozinha das mães adolescentes: "se tiveram habilidade para os fazer, que a tenham para os criar!" :P
    Adoro ler-te, grande bacalhau como o que te dei na queima :)

    ReplyDelete
  19. ohhh assim nao é querido...:x
    Acho que um ultimo sacrifício ( para quem não gosta do fim e seus afins) é "bunitu" ... fica-lhe bem..
    Repensa.

    oO( pronto, nao resisti )

    ReplyDelete
  20. Estou a passar pela situação e acredita que não é nada fácil ouvir da boca de quem se ama, dizer: "Não te amo mais" ainda para mais quando se tem filhos e tudo...
    Mas tenho que discordar contigo, prefiro mil vezes ouvir cara-a-cara do que escondido por trás do telefone, por mais que nos custe, acho que é o minimo que merecermos...

    ReplyDelete
  21. Alvim,

    até percebo o que dizes e o que queres passar.. mas não dizias isso se a tua namorada acabasse desta maneira contigo.

    Estavamos a falar pelo messenger com a camera ligada... (Ora lá está...olhos nos ohos)... e de repente ela vira-se com o discurso que não dá e blá blá blá... e de repente desliga a câmera... e desliga o msn e desde esse momento nunca mais a vi... como achas que um gajo se sente?? pah... vale a pena levar um tiro no pé... cura-se, com tempo mas cura-se, agora isto é muito desrespeito e um exemplo de como ser cobarde...

    Só para deixar a "experiencia própria"...Abraço

    ReplyDelete
  22. fico sem palavras. tás a ajudar-me a perceber uma data de coisas. obrigado. não te ponhas a pau e acabas um miguel esteves cardoso.

    haja saúde!

    ReplyDelete
  23. Se não for na cara, olhos nos olhos ficarás sempre na dúvida se a outra pessoa percebeu bem a mensagem, e não terás oportunidade de te "defender" no caso de deturparem os teus motivos...Assim como o início, o fim deve ser honesto, só assim se termina o assunto de forma limpa e se consegue passar à frente. Por muito que lhe doa, doer-lhe-á muito mais se o fim não for honesto. E a ti também te dói, porque dói perder um amor, o amor que se tem por alguém. Não há volta a dar. Levar com os penantes é lixado, mas o inverso também não é fácil, como já percebeste.
    Mas, acredita: isso passa!!!

    ReplyDelete
  24. O texto está girito va mas o K disse tudo e com toda a razão! Abraço shôr Alvim

    ReplyDelete
  25. o fim é inevitável sem dúvida infelizmente... mas deixar que a outra pessoa chegue à essa conclusão sozinha é mesmo falta de respeito, é como se o que viveram antes não tivesse absolutamente significado algum... quando a relação chegou à meta final é porque algo não correu bem, mas isso não anula os momentos felizes passados juntos... pode já não haver futuro, mas houve um passado que deve ser respeitado, a pessoa em questão merece respeito pelos momentos bons que nos proporcionou e sim merece que se lhe diga cara a cara que o fim chegou ainda que doa muito...

    ReplyDelete
  26. Estou aparvalhada, confesso caro Pascácio, e quase que diria que também tu terias "vigiado" alguma conversa, neste caso telefonica... HEHEHE

    Revi-te em alguém, que procedeu de forma esquivada, a quem apelidei de cobarde e tu de Psicopata :)

    Neste aspecto terei que concordar que ser homenzinho não é esquivar-se dos confrontos... Deixas a desejar, mas pelo que sei, até faz algum sentido em ti!

    Mas estás lá, com uma sintonia e pensamento incriveis!

    Porte-se bem!!!

    Bj

    ReplyDelete
  27. Olá,
    Li algures que "as coisas nunca cabam bem na medida em que têm um final"; talvez o "busilis" a questão seja mesmo a noção e definição de FIM quando na verdade, para um ou para o outro(ou outros)o suposto FIm é o início de um recomeço. Sinceramente,a base disso estará possivelmente na noção monogâmica da realidade afectiva mas isto sou que estou a divagar. Quando um ser atinge o ponto de dizer "tem que haver um fim" suponho q o"outro" possivelmente também se apercebeu de algum afastamento emotivo não? Somos animais na base, e o animal usa a linguagem corporal, talvez seja essa a necessidade suprema : a necessidade de perceber que aquele esgar caído é sincero ou que aquele olhar ressacado diz "não dormi nada, não sei como te dizer que te adoro como à minha irmã mas não concebo a ideia de algo mais e por saber que sofrerás não sei como te amparar na queda que te causarei".
    Pronto, és só mais um ser humano :)

    ReplyDelete
  28. Em relação às condolÊncias... eu não as dou, acho que um abraço fala por si, para quê lembrar a dor da outra pessoa?

    ao acabar...não vai há muitas semanas passei pelo mesmo. Tive ambos, o "ACABOU" por telefone e o pessoalmente. ambos doem. foi mútuo mas assistir a um filme ao qual sabemos o final, que sejamos francos não agrada ninguém, mas de certa forma serviu para limar algumas arestas.
    mas cada caso é um caso e mais tarde ou mais cedo vais ser confrontado com o passado e enfrentar de frente a outra pessoa.

    boa sorte com isso.

    ReplyDelete
  29. acabar com alguém é o mesmo que admitir que falhamos!! mas o melhor de acabar é que podemos começar logo de novo com outra pessoa :)

    ReplyDelete
  30. Evita os "ós" onde são "Ús".:P
    Se puderes!

    ReplyDelete
  31. Caro Alvim...Tenho para mim que o mais importante é ter mesmo a decência de se informar a outra pessoa que acabou. Não importa que seja pessoalmente, por telefone, sms ou sinais de fumo. Porque triste é simplesmente começar a evitar essa pessoa e esperar que ela perceba que há qualquer coisa de errado. Sendo assim...é como te digo. Só o facto de informares significa que o amor pode ter acabado, mas o respeito continua lá. Bjinhos. Marta

    ReplyDelete
  32. ...este post é a tua introdução à despedida?...

    Olha, a coisa olhos nos olhos até pode ser considerada mais correcta, mas na verdade quem ganha alguma coisa com isso? pois ninguem! nada vai mudar...quem leva o par de patins pode ate ficar mais raivoso por não ter feito um teatrinho ou respondido coisas que nem queria, mas evitou concerteza as figuras tristes...
    Tudo depende claro, das pessoas, das situações...

    ReplyDelete
  33. gostei imenso de ler-te. compreendo o teu ponto de vista, mas comigo tem de ser sempre cara-a-cara.
    o fim até pode surgir num telefonema ou numas palavras escritas. mas para ser definitivo é mesmo preciso um frente-a-frente, que pode ser apenas uma pacífica conversa.
    acho que é uma questão de respeito...

    ReplyDelete
  34. Concordando ou não com o que escreves, certo é que o escreves porque a ideia de acabar com alguém te faz sentir desconfortável, o que revela que existe no mínimo um sentimento de ternura para com essa pessoa. Caso contrário ser-te-ia indiferente acabar cara-a-cara ou por sms, etc. E essa ternura ou o medo de não agires by the book, faz de certeza, com que acabes sempre com quem quer que seja pessoalmente, aposto. E se esta situação aconteceu recentemente contigo, espero que tenhas publicado o post depois de teres acabado com quem querias acabar! ;) Teresa

    ReplyDelete
  35. Concordando ou não com o que escreves, certo é que o escreves porque a ideia de acabar com alguém te faz sentir desconfortável, o que revela que existe no mínimo um sentimento de ternura para com essa pessoa. Caso contrário ser-te-ia indiferente acabar cara-a-cara ou por sms, etc. E essa ternura ou o medo de não agires by the book, faz de certeza, com que acabes sempre com quem quer que seja pessoalmente, aposto. E se esta situação aconteceu recentemente contigo, espero que tenhas publicado o post depois de teres acabado com quem querias acabar! ;) Teresa

    ReplyDelete
  36. Possa,

    isto de repente tornou-se num confessionário... Então?

    ReplyDelete
  37. Mas será que és um homem ou és um rato? Acho que é de um enorme egocentrismo, presumir que é melhor pôr termo a uma relação por uma outra maneira que não seja olhos nos olhos, apenas porque queremos evitar a tristeza da outra pessoa. Sim... que acto nobre e heroíco, fugirmos que nem um "Vale e Azevedo" (expressão nova que inventei), do constrangimento que isso nos causa. A dor que sentimos ao acabar com uma pessoa olhos nos olhos, é o que merecemos pelo término da relação, porque ao evitarmos esse confronto deixamos a pessoa que amámos a sofrer sozinha, e se o amor existiu, temos que estar dispostos a receber um pouco da mágoa, nem que seja por respeito. Óbvio que te irá custar imenso ver o rio de lágrimas, ouvir o discurso da razão e em alguns casos lidar com o implorar, mas sabes que mais? Por mais que custe é o mais humano a fazer, porque a dor é ainda mais inevitável que o fim, quer queiramos que não. Quer dizer faço uma jantarada com os amigos só para lhes dizer que fui promovido, mas no que toca a minha ex-amada, nem um miserável café para dizer que o sentimento esgotou-se. Não... O correcto é telefonar, ou secalhar enviar um sms, ou melhor ainda, levas a miuda a jantar à luz das velas, mandas vir um champagne, ajoelhaste, agarras-lhe na mão e dizes: "Bem já andamos a algum tempo, e... tive a pensar muito e... conclui que está na altura de... acabarmos! Epa olha as horas, se nao te importas paga tu a conta, que eu tenho que ir a correr para casa fazer as malas para ir para Cuba com uma amiga. Lembra-te sempra do quão és especial para mim! Adios camarada" - Isto sim é que era de valor. Sinceramente Alvim...

    ReplyDelete
  38. alvim, gosto imenso daquilo que vejo de ti na tv e do que leio aqui no blog, mas este post, nao. ta bem escrito e tal, brilhante como todos os outros. mas acabar sem ser cara a cara? eu sei que é duro, ver o outro a sofrer mas tal como ja foi dito aqui por outras pessoas, é o minimo de consideraçao que se pode revelar pela pessoa, pelo que ela nos deu, pelo que ela foi para nos...beijinhus e peçot por favor que nao faças isso. acaba com as pessoas cara a cara.

    ReplyDelete
  39. ahhh e se continuares a escrever coisas polémicas destas, nao te admires de xegar aos 150 comentários, alguns a dizer amen outros a desancar..eheheh

    ReplyDelete
  40. Como diria alguém.A despedida (quer na morte, como no resto) é um momento de reencontro. De olhar o outro..e...através desse olhar, olharmos para nós próprios. é momento de reflexão. De suspense. De surpresa ou ilusão. Fazer as pazes. Desculparmos o outro ou a nós próprios. "Dizermos estive lá e esse fui eu..."

    A seguir é sempre em frente....

    Boa sorte com o novo programa. Muitas felicidades!!!

    ReplyDelete
  41. carlos zambujalJune 19, 2009 9:58 PM

    Assírio para mim és um dos maiores vultos da literatura light nacional. porventura este é o teu primeiro texto que me desilude.

    ReplyDelete
  42. Boas Alvim!
    Bem, sinceramente, confeso que já não passava por aqui à algum tempito Alvim.
    Deparei-me com este magnifico texto e desde já te dou os parabéns. Sinceramente, o teu ponto de vista não é mau de todo... mas também não concordo a 100% com ele. Eu faço a mesma pergunta que alguem aqui colocou que é... se amasses alguém e essa pessoa acabasse contigo por telemóvel ou o quer que seja sem tar contigo frente a frente, gostavas? Não me parece...
    Alvim, assustou-me o teu texto, literalmente e, sinceramente, é egoismo, falta de respeito, e por aí. Perdão por isto, é apenas a opinião de alguem que te admira muito apesar de discordar aqui contigo.
    Será que, o que foi vivido foi mesmo amor? Considero então mais paixão. Tendo em conta que o amor, sim, é eterno. Mas sem esperar uma resposta, digo-te meu amigo Alvim, quando começaram uma relação também encontraram-se pelo telemóvel e disseram "começamos então a namorar hoje minha princesa?" e ela "sim meu príncipe". Julgo que não.
    Ah, mas há quem possa dizer "o inicio é sempre algo bom, marcante, entusiasmante, de alegria partilhada. Sim, faz parte duma relação mesmo, do inicio de algo. E o fim? O fim se aparece ou tem de surgir, custa, doi, é o fim de uma paixão, mas faz parte duma relação... do seu fim! Respeito, maturidade, devemos ter sempre. Acima de tudo, dizer a pura das verdades, aquilo que pensamos e sentimos, se bem que pode magoar mas também pode alegrar ou simplesmente... nada fazer.

    Vá Alvim, estarei atento ao teu blogue. Espero que não leves a mal esta opinião.

    PS: continua com o teu bom humor. Admiro-te desde o tempo do CC, pra fim foste o melhor. E ouvi-te várias vezes na Prova Oral.

    Abraço e vive a vida!

    ReplyDelete
  43. Boa Alvim! Conseguiste dar-me outra perspectiva sobre este assunto. Adoro ler-te!

    :)*

    ReplyDelete
  44. E este é outro...leio, leio, leio...devia ter mandado msg..mas fui "uma mulherzinha"...enfim :S

    ReplyDelete