Monday, August 25, 2008

Ontem, apeteceu-me ser puto outra vez!



Não é muito habitual, mas ontem apeteceu-me ser puto outra vez. Aquele olhar displicente que ninguém consegue adivinhar, a família inteira preocupada enquanto perguntam como se advinhassem " Tu estás a pensar em quê? Tu não vás para a água ouviste? tu não vás para a água. tu não faças isso, eu já te disse! Tu queres ver que eu vou ter que me levantar!" E de repente, lá iamos nós, como se uma qualquer força interior se tivesse apoderado das nossas pernas e as fizesse correr em direcção ao abismo, que invariavelmente, significava sarilhos dos grandes.


Os putos são assim, reagem instintivamente a qualquer som inesperado, a qualquer movimento suspeito, levantando-se ou deixando de fazer o que estavam a fazer, para salvar o mundo, sempre para salvar o mundo. Ontem, na praia, eu vi um puto assim, que reagia freneticamente a tudo, causando o pânico na água, uma frenética tempestade na areia à sua passagem.


Ontem tive saudades em ser puto de novo, correr daquela forma e ter tanta energia que à minha passagem todos me diriam " Rais parta o puto!". Ontem tive saudades daquela reacção do puto, exactamente igual à dos cães quando nós lhe dizemos "Vamos à rua!" enquanto abanamos a chave da porta. Ontem, eu era aquele puto na praia. Possivelmente, com mais alguns anos.

20 comments:

  1. Sorrio sempre que vejo um areal de maré vazia, porque me faz sempre recuar (tempo demais) aos dias passados na praia, com o meu irmão. Quando não havia cancro de pele nem pessoas que raptam crianças. Quando a praia era nossa. Tantas estórias...

    ReplyDelete
  2. E a capacidade que têm de quase se teletransportar?! Tinha acabado de vestir uns calções secos ao meu sobrinho D. Bastaram 2 segundos. Quando voltei a procurá-lo estava metido numa poça... a uns dez metros de mim! 3 anos, tem ele e parece que voa.

    ReplyDelete
  3. Ah, a velha infância!

    Nem os Tribalistas a conseguiram cantar como deve ser, muito menos os "Cabeças no Ar" - isto é nome que se apresente? - naquela paneleirice do "Meu Primeiro Beijo".

    Mas o texto que nos ofereces hoje está quase lá, foi bom de ler, mas sabes que a Carolina Salgado também se pela por escrever coisas bonitas.
    Em breve deverá publicar algo com o nome "Ontem, apeteceu-me ser puta outra vez".

    Um abraço.

    ReplyDelete
  4. visita http://ascusquicesdocostume.blogspot.com/
    Aqui tambem somos crianças novamente!!

    ReplyDelete
  5. é tão bom ser "puto" outra vez, de vez em quando, muito de vez em quando, lixo-me para tudo e todos e grito na praia, canto as músicas que tocam no ipod mas que só eu posso ouvir o original (através dos auscultadores), canto e salto como se tivesse outra vez 10 anos, como se pudesse fazer o que bem me dá na tola, obviamente não sou uma figura pública e posso fazer isto quase quando quiser e bem entender, apesar de tudo os pudores morais ainda levam a melhor muita vez, mas quando não levam, quando não levam... ah, sou novamente criança e louca (ou não) aos olhos dos outros adultos em volta... mas a verdade é que quando o faço, sou tão, tão feliz que os rótulos que momentâneamente me coloquem não são nada.

    ReplyDelete
  6. Quer-me parecer que esse puto estava a dar mais atenção à menina do que à água.

    O puto Alvim não facilita.

    "Os putos são assim, reagem instintivamente a qualquer movimento suspeito..."

    Abraço

    ReplyDelete
  7. tu és aquele puto. saudades de quê?

    ReplyDelete
  8. Pois , isso chama-se a criança que há dentro de ti;) há momentos da nossa vida q nos apetece voltar a ser criança , andamos livres beijos doces e boa semana

    ReplyDelete
  9. Eu também gostava de poder fazer praia a 25 de Agosto...

    Aquele abraço,
    WWW.SEMGAS.BLOGSPOT.COM

    ReplyDelete
  10. Eu tb era uma miúda assim sempre metida em sarilhos, ora sozinha, ora com o meu irmão e os meus primos...

    tenho saudades de jogar ás caricas na praia... passávamos horas nisso!!!!
    Acho que já ninguém joga a isso!!!

    AC

    ReplyDelete
  11. Ganha dinheiro a navegares:
    http://www.AWSurveys.com/HomeMain.cfm?RefID=momy

    ReplyDelete
  12. Alvim, e não vais tu...ser sempre um puto ?

    Não me desiludas...porque és tu quem me faz acreditar que posso ser menina para sempre, ter uma atitude irreverente e bem disposta na vida, ter as brincadeiras que todos querem ter mas por se julgarem adultos deixam de as fazer, surpreender e desconcertar os que me rodeiam e sorrir muito!

    Sê puto sempre :)

    ReplyDelete
  13. Há coisa melhor do que sentirmos que somos livres?

    Isso é sermos crianças!

    Há medida que o tempo passa, vamos destruindo esse lado que há em nós, mesmo que digamos ser uma ainda, vamo-nos tornando "paus mandados" deste fascismo das palavras, dos sons, da vida, de tudo...só nos mudamos aqui! Na passagem da criança (puto) para o adulto.

    O puto que fui e já não sou faz-me pensar o que mudou, quais as complexidades cerebrais que levaram a mudar-me a mim e ao mundo que me rodeia...a Margarida, a Andreia ambas ligadas aos putos...han...antes às crianças...e eu magrinho por causa dos desgostos de amor. Nada melhor não é Alvim? Para emagrecer? Claro.

    Depois vêem as Paulas, as Angeliques, as Patrícias, as Raqueis, as..., as..., as... e todas ligadas aos putos...han...às crianças. E eu magrinho, magrinho.

    Se não fosse a timidez - absorta - a verdadeira falta de vontade para ser alguém e se não fosse já me encontrar aculturado a este fascismo das "coisas" - eu "soltava-me" e adorava ser puto outra vez.

    Como o Alvim foi profundo, eu também quis ser...

    Não querendo ser pretensioso faço ainda três reparos:

    1)"como qualquer fosse uma..." (que quer isto dizer?)

    2)há momentos em que começas as frases sem letras maiúsculas.

    3)"Rais" ou raios partam o puto?

    Grande Abraço Alvim,

    Para mim és um dos maiores da rádio, da televisão e do que é ser-se alternativo...

    Teu ouvinte e "seguidor",

    TMA
    http://westerneutour.blogs.sapo.pt

    ReplyDelete
  14. Também tenho muitas saudades, de quando era miúda e fazia essas coisas! Sem me preocupar com nada! Sem me preocupar se a camisola que usava condizia com a saia, se me sujava ou não, sem me preocupar com o que os outros pensavam, com as esfoladelas dos joelhos...
    Ai, ai...
    :)
    Bjs!

    ReplyDelete
  15. Alvim,

    Costumo ler-te mas nunca reparei nesta profusão de erros de português. As férias fizeram-te mal!
    Por favor verifica verbo adivinhar e o acento no freneticamente.
    Desculpa a chamada de atenção mas não consegui evitar chamar a tua atenção, até para que a tua reputação de escritor não fique manchada ;)

    ReplyDelete
  16. Corre na mesma. nós que vemos dizemos "rais parta o adulto".

    ReplyDelete
  17. há pessoas que não perdoam uma, foda-se.
    por essa ordem de ideias:
    «...verifica verbo adivinhar...»
    não será:
    verifica O verbo adivinhar.
    caralhos me refodessem.

    ReplyDelete
  18. mts xs me apetece ser pita...
    sem preocupacoes sem nada pa fzr.. e ver o mundo de uma maneira mais facil

    ReplyDelete
  19. É também nestas alturas que levamos as tão difamadas palmadas no rabo e recuperamos no segundo seguinte.
    Quando somos 'mais crescidos' é que nos tornamos mais 'meninos' e inventamos 'brincadeiras' sem piada e 'correrias' desnecessárias ao colo dos papás, ao colo dos amigos ou, em casos extremos, 'ao colo' dos psicólogos e/ou psiquiatras.

    ... quem é mais menino???...

    Beijinhos
    ps.: sempre que possível a prova oral faz-me companhia.

    ReplyDelete
  20. Eu tb gostava qd era miuda e tinha sonhos com um mundo perfeito. afinal o mundo real nao é cor-de-rosa... é pena.

    mas ainda gosto de fazer umas asneiras e nao ligar ao que as pessoas dizem o que é um bocado lixado porque ha sempre alguem a que julga tudo o que fazemos, acho que sao aqueles frustrados que nao sabem que as vezes é mesmo mt bom ser-se criança outra vez.


    (ai alvim alvim, tas no top)

    xD

    ReplyDelete