Monday, March 02, 2015

Balanço Vital - Miguel Cardona, músico dos Coldfinger



1º Facto 
Concurso de máscaras de carnaval. Não faço ideia que idade tinha, mas lembro-me que foi apresentado pelo António Sala no cinema Europa em Campo de Ourique e eu fui mascarado de Homem-Aranha. 

Fui aos finalistas, foi muito importante! Devia ter 7, 8 anos e a minha mãe inscreveu-me. Fomos de autocarro, no 42, vivíamos na travessa de Giestal. 

Quis mascarar-me de Homem-Aranha e a minha mãe levou-me à Ajuda, a uma senhora na rua do Guarda-Jóias, uma modista que me fez um fato de Homem-Aranha. Ainda tenho essa máscara, está em casa do meu pai, mas eu não entro lá! Enfim, fez-se uma máscara, toda muita bem feita, com teias de rede, mas eu não curti porque era em preto. Eu disse à minha mãe "Ó mãe, estás a gozar comigo? O Homem-Aranha é azul e vermelho!!!" e a minha mãe... que é uma pessoa que perde pouco tempo comigo quando vê que eu estou mesmo a falhar nem me respondeu. 

Já adulto, muitos anos depois continuei a comprar revistas da Marvel e... saiu-me o Homem-Aranha preto! A minha mãe p'raí em 79 fez-me uma máscara de Homem-Aranha preto revelando-se uma visionária da iconografia "Nerd",isto porque o Homem-Aranha preto é aquele Homem-Aranha que rebenta com eles todos, que é mesmo a aranha marota! Mas, voltando ao concurso de máscaras, deu raia porque ganhou um betinho mascarado de astronauta. Durante o concurso fomos todos ao palco, depois voltei, fui à final e fiquei em 4º. 

Fico quase sempre em 4º. Mas fui ao palco de Homem-Aranha preto e calei-me que eu não sou de estrebuchar. Disse à minha mãe que o verdadeiro era azul, mas fui de preto e bati-me de preto. Para mim 4º é bacano, para a minha mãe é que não! Queria que eu fosse o primeiro, sempre quis. O que resultou deste facto foi perceber que o que eu quero é palco. 

Descobri que a minha mãe é o génio que o Homem-Aranha preto (era eu).


2º Facto
Já mais tarde fui com o meu pai ao dentista. O dentista era um amigo do meu pai, o Arnaldo. É importante perceber que o meu pai é uma pessoa que ainda está viva, não de muito boa saúde, com quem tenho uma relação poética e usa placa! o Arnaldo era o dentista do meu pai. Era um Sr. de certa idade magrinho com um consultório antigo com cadeiras antigas e uma batina. Era puto e quando entro, deu-me logo um arrepio espinha acima. Entrei lá com 10, 9 ou 11 anos e sai de lá sem os 2 molares. Ele não perdoa! E ainda me lembro que o ninja para além de me ter arrancado os dentes, de me ter doido bué, fiquei com um abscesso gigante, ainda me mostrou os dentes!!! E tinha lá dentes expostos! Isso marcou-me. Mas foi importante, porque aprendi que tenho uma tolerância gigante. Principalmente se for um amigo do meu pai ou um amigo de um amigo e só fico chateado quando ultrapassam um certo nível de dor. Aprendi muito novo que aguento quase tudo desde que seja pessoal conhecido.


3º Facto
Saio da 4ª classe na escola do Algés e Dafundo e vou para o 1ºano para a Francisca Arruda. Começa por me correr bem e rola uma rapariga, a Normelia. A Normélia (se não era Amélia, era qualquer coisa mais esquisito, acho que era Normélia) tinha 10 anos e a Normélia, que era namorada do Joca, usava umas jeans Lee todas enfiadas na regueira. Naquele tempo usam-se sabrinas, camisa com folhos, chumaços, cabelos com mize tipo Stevie Nicks dos Fleetwood Mac. A Normélia apresenta-se assim, o Cardona fica a tremer, "bora lá, vamos lá vamos beijar" e eu já tinha beijado mas não estava preparado para a Normélia, a Normélia manda-me um ataque de escalope frontal... e o Cardona não estava à espera. Ela vira-se para mim e diz: "tu não sabes beijar!" Eu fiquei para morrer e ainda me 
tentei aplicar mas perdi a moral toda. A Normélia mandou-me um knockout e eu descobri nesse dia uma coisa muito importante à cerca do meu ponto de vista sobre mulheres, mas a minha cena é que as mulheres, de uma forma construtiva, enaltecedora da espécie humana, para alem daquilo que a minha semântica permite arvorar, as mulheres serão sempre umas grandes mestres na arte dos prazeres da vida, do bem estar e uma forma de atingir o belo, que até a besta do Cardona merece ter vislumbrado. Aquele beijo de língua...decidi a partir daquele dia empenhar-me no beijo de língua!


4º Facto
Vou dar um salto... Primeira vez que ouvi a minha música tocar na rádio.

Ia eu para o magoito com o meu amigo Pedro Canina no meu carro, um Citroen AX 1400 branco, decorria o ano de 91 e eu tinha uma banda que eram os "chiwawa". Banda espectacular! Nessa altura a formação era o Vilela na bateria e o Mucha (Muchaxo) no baixo e ensaiávamos nos Bons Dias. Fizémos uma maqueta, quem a gravou foi o João Maló, os donos do estúdio eram os "império dos sentados" e o radialista era o Renato. Gravámos a maqueta e eu andei a distribuir cassetes pelas rádios que eu era um puto cheio de pica. Tocávamos por Lisboa no europa, na caixa económica operaria, na voz do operário, na sociedade do Murtal...tanto sítio! E um dia, vou com o Pedro Canina para o magoito, (na noite em que viria a conhecer a minha primeira mulher) e vínhamos a ouvir a rádio energia ou a marginal. Vamos no caminho, íamos fazer surf e no programa da musica portuguesa passa o tema "Creative Man" dos Chiwawa e eu era o vocalista. Nessa banda ainda tocou o Alex dos Terracota e a Paula Cunha Rosa de quem tenho muitas saudades. 

Ouvir a minha musica na rádio pela 1ª vez, a sensação foi como a do palco. Conseguir produzir musica, misturar bem a musica, enfim...é um processo que nos faz apaixonar pelo que fazemos e nos faz sentir vivos. São as primeiras vezes!


5º Facto
O mais importante de todos. É vivido em dois momentos e fazem parte da minha memória de ser humano. Foram os dias em que as minhas filhas nasceram, primeiro a Mariana e depois a Filipa, e que eu tive o privilégio de viver. E esses são de facto, ou melhor, são O Facto, o nascimento das minhas duas filhas! São o 5º elemento destes conjunto de 5 factos que eu envio ao Alvim que é um granda bacano!


No comments:

Post a Comment