Friday, April 26, 2013

Inquéritos de Férias do Jornal Metro

O radialista e apresentador Rui Maria Pêgo é o convidado desta semana.

Umas férias 
Calpe, Espanha. É o novo destino das viagens de finalistas. Fui no último Abril (sim, fui a uma viagem de finalistas aos 24 anos). Aconselho pela possibilidade de balconing com gente a assistir. Tudo na vida deve ser um Espectáculo.

Uma ideia 
Fechar o facebook a partir da 0h00. Se existisse uma espécie de recolher obrigatório, leríamos mais, faríamos mais amor, veríamos mais televendas. Quem é que ainda vê televendas?

Uma asneira 
O oversharing nas redes sociais. Queremos mesmo ser espectadores de idas à casa de banho? Não. Queremos ver almas estilhaçadas de forma gratuita? Depende...

Uma paixão 
A minha paixão de férias foi a Elóise. Eu tinha 17 anos, ela tinha 16. Em Malta, pequena ilha rochosa do Mar Mediterrâneo parecida com a Quarteira, mostrou-me a pele dourada pelo sol e exibiu-me o típico carisma de uma belga-albaniana. Conhecemo-nos num curso de inglês. Não trocámos muitos beijos, mas até hoje falamos no Skype. Curiosamente, tive poucas paixões desta natureza nos anos seguintes. Talvez tenha sido por ter partilhado quarto com um líbio que ouvia Mariah Carey, que me perguntava repetidamente “Are you Enrique Iglesias?” e que insistia que o regime de Muamar Kadhafi era “democrático”. Somos sempre aquilo que vivemos.

Uma curiosidade
Tenho três: 1 - A Singapore Airlines tem um armário para guardar as pessoas que morrem a meio dos voos. 2 - Nos anos 50 e 60 do século XX, a Nintendo foi dona de uma cadeia de hotéis que tinha um único propósito: sexo. 3 - Existe uma média de 3 casos por ano de pessoas violadas por golfinhos.

Uma pergunta
Quem é que decidiu enviar imagens dos Malucos do Riso para a entrevista do Diogo Morgado à Oprah? Querem criar um incidente internacional? Não estão com atenção às Coreias?

Uma resposta
“Antes de conhecer a Sida, era uma betinha.” Li-o numa entrevista do Jornal i a Odette Ferreira, a professora e voluntária de 88 anos que imaginou o Programa da Troca das Seringas, que encontrou a segunda estirpe do vírus da SIDA e que humanizou como poucos “a doença que não existia em Portugal porque nascia dos maus costumes”. Acabou de receber o Prémio Nacional de Saúde. Demolidora.

Uma lição
Quem vai ao circo são os palhaços. Foi Gisela Serrano que me ensinou isto em pleno Masterplan. Depois teve um programa de daytime. É um daqueles mantras que levo para a vida. “Quem vai ao circo... são os palhaços.” Tem mais força que “bater punho”.

Uma aventura
Uma vez dormi em casa de uma família Vietnamita. Nos confins do interior do Vietname, decidi fazer uma tour “em que vivia mesmo em casa de uma família”. A casa não tinha tecto. Dormi numa cama com um mosquiteiro cor-de-rosa. Comi um peixe chamado “snake fish” e acabei a ser gozado por ousar querer cozinhar. Os homens não cozinham. Toma, Slobodan. Chora, Avillez. Outras aventuras a contar: o dia em que tentei descobrir o QI de Liliana Aguiar e falhei; e a tarde em que desci um rio, no Laos, num pneu, em Vieng Vieng. Nas duas margens do Rio existem bares de onde berra Rihanna e O-Zone. Lá são servidos baldes de praia com a bebida que quisermos. (Há quem opte por chá de menta). Foi um dos locais mais bonitos em que já estive na vida, não só por verem Family Guy em qualquer restaurante da cidade (QUALQUER), mas também porque soube, finalmente, o que é ser “um ganda maluco”. 

Um segredo
A Ana Malhoa bloqueou-me no Instagram.

Uma invenção
Bilhetes para assistir a almoços de pessoas. Uma das coisas que mais gosto de fazer é ir almoçar sozinho e ouvir as conversas dos outros. Ouvir e observar. Aprende-se tanto. Como saberá a TV7Dias e todos os homens que já quiseram descobrir se uma mulher está solteira.

Um desabafo
Odeio as pessoas que dizem “sou frontal e teimoso” como se isso definisse o que quer que seja. Dizer “deve de” deixa-me nervoso e gostava de bater com uma pá em quem defende que “Não se goza com os mortos.”. Goza-se com tudo. A beleza do mundo também está um bocadinho aí. O Humor é das coisas mais libertadoras à face da Terra.

Um problema
A Oprah vai ser um problema. Para o Diogo Morgado. Vai começar a ligar-lhe em vez de chatear o Deepak Chopra (guru de auto-ajuda). Ela gostou tanto dele na Bíblia que é provável que se “esqueça” de que era uma personagem e o procure para “descobrir o sentido da vida”. Celine Dión também. Força Diogo, take one (or two) for the Pátria.

No comments:

Post a Comment