Wednesday, October 19, 2011

É impossível, é impensável, é genial!


O mundo está em crise, não é só Portugal. Portugal sempre esteve em crise, não é novidade para ninguém. É certo que desta vez é pior, é a pior crise de sempre, mas ao contrário dos outros países, Portugal, que tanto falava da crise, que tanto dizia que isto nunca esteve pior e pardais ao ninho, tem agora um período de adaptação que eventualmente custará muito menos do que todos outros, uma vez que Portugal sempre assim. Ou quase assim, como aquelas mulheres que vestem sempre de preto.

Pois urge agir e vestir cores garridas, Portugal não pode meter as mãos nos bolsos como se isto fosse uma chuva passageira. Esta chuva não passa, isto é, esta chuva não vai passar por si só e Portugal tem que se abrigar durante esse tempo para que não se engripe de forma irreversível. Daí que acho que deveríamos criar um espaço onde juntássemos boas ideias e que rapidamente as tentássemos colocar em pratica. Não é que as outras, as impraticáveis, não sejam aceites, mas nesta primeira fase vamos privilegiar as praticáveis.

E assim, quinzenalmente, comprometo-me a revelar uma ideia minha que possa servir de mote para outras ideias. O objectivo é justamente fomentar, motivar, impulsionar, criar um sem número de outras coisas que possam ser aproveitadas por este país que sabemos ser nosso (pelo menos, por enquanto).

Cada ideia deve anexar o nome do seu autor, os prazos que este prevê serem razoáveis para a executar e o que realmente se precisa (e aqui pede-se sempre a ajuda de todos) para que isto se concretize. Pode igualmente juntar-se o que se prevê difícil de conseguir ou mesmo os obstáculos que desde logo previsíveis.

As ideias não têm que ser enormes testamentos – não valerão mais por isso – mas terão que ser definitivamente úteis e não muito difíceis de concretizar; se forem fáceis, melhor. Em todas elas, haverá sempre o mentor da ideia ao qual se juntará um grupo de pessoas que se mostre motivado e pronto a vê-las na pratica. Uma ideia no papel não valerá muito mais do que isso, mas vale muito quando sai dele e se torna indomável na vida cá fora.

De resto cada uma das ideias devia, desde logo, incluir prazos, entidades a contactar e o que realmente se precisa para que a ideia se concretize.

Repito: este espaço vai privilegiar ideias simples e fáceis de concretizar, mas também vai aceitar ideias que possam não ser executáveis mas utopicamente inspiradoras.

E assim, porque a explicação vai longa, saibam que baptizei esta iniciativa de:

e tem este mail:

Para finalizar, deixem-me só dizer que as melhores ideias serão sempre reveladas neste blog e no facebook a ele associado – bem como o nome dos seus autores – e o objectivo é fazer com que muitas se concretizem e possam mais tarde ser reveladas num encontro com data e local que oportunamente revelaremos e onde se juntarão todos os seus criadores e todas as pessoas que de uma forma directa ou indirecta contribuíram para cada uma delas.

E porque alguém tem de dar o exemplo, passem pelo É impossível, é impensável, é genial! onde deixei as duas primeiras. Para já, por escrito, eventualmente anexarei posteriormente um vídeo explicativo. 

Fernando Alvim

No comments:

Post a Comment