Tuesday, April 20, 2010

Uma Canção para o Festival Alternativo, porque não?



Venho propor um desafio. É para músicos, artistas, letristas, cantores populares, cantores românticos, cantores country, autores de intervenção, girls and boys band pop, todos!

A ideia é esta: Fazer uma canção. Ponto final. E a ela juntarmos todos os ingredientes que a poderá fazer funcionar e torná-la vencedora. Mas com um pequeno toque, um pequeno mas, que basicamente nos desafia – e que belo desafio é – em fazer uma canção que pudesse muito bem concorrer ao Festival da Canção e conquistar a Europa.

Daí que para participarem basta que nos enviem uma canção que corresponda ao que acabamos de pedir. Pode ser uma canção que seja já vossa e possa ser adaptada a esta nova realidade – numa espécie de tunning musical – ou, melhor ainda, pode ser criada propositadamente para o efeito.

A letra tem de ser muito festiva ou muito sofrida que nestes festivais não há meio-termo e ao ouvi-la talvez se ribombem os tambores ou chorem compulsivamente os seus ouvintes.
Queremos então, uma canção que vá molhar o pão aos velhos tempos, que daí traga as roupas fluorescentes, as calças largas, os refrões orelhudos, os invariáveis " Xálálá's" da época, as votações do júri de países que não sabíamos se eram amigos ou não. E é isto que iremos fazer, um festival alternativo da canção, com ou sem Eládio Clímaco, com ou sem Serenela Andrade, com ou sem o Júri de Espanha a dar-nos 12 pontos.

Propomo-nos fazer um Festival da Canção Alternativo como nunca este país viu, uma canção que aspire a chegar à final europeia e que chegada lá, limpe basicamente a concorrência. Tem que ter "Xálála's" no tema? Sim. As roupas? Sim. Os cabelos? Sim. E assim, se quiserem participar, enviem a vossa letra e composição para:

euqueroir@festivalalternativodacancao.com. Até 7 de Maio, aceitamos todas as inscrições. Mais informações no site oficial do evento que está a ser neste preciso momento a ser reestruturado: www.festivalalternativodacancao.com. Segue em anexo, o cartaz do festival. A final do festival será transmitida em directo para a Internet em www.speaky.tv.

O estudioso da música e de letras para canções, Gimba, será um dos júris da selecção das 10 músicas a concurso. O prémio da final é uma viagem a Oslo para todos os elementos da banda vencedora. vamos a isso?

1 comment:

  1. senhor alvim voce que mete fotos de tudo aqui, nao ha fotos de LLORET ?

    és o maior, desculpa la, mas mais nenhum DJ do mundo consegue juntar pingo doce, dragon ball, doce, jose cid, red hot, xutos, etc, e fazer com que saia alguma coisa de jeito, mantendo o pessoal ao rubro, como tu fizeste.


    nem pete tha zouk , nem angellos nem nada puxou tanto como tu.

    continua!!

    ReplyDelete