Thursday, January 17, 2008

Memórias de um hipocondríaco





Desde muito miúdo que sou um homem doente, dói-me tudo, sofro de tudo, e por minha vontade deus nosso senhor já me teria levado para a terra dos pés juntos. Mas assim não quis e não raras vezes encontro-mo amarrado à cama porque estas miúdas de agora têm muitas fantasias e a surda vizinhança – é que não ouvem nadinha! - insiste em ter a televisão aos berros. Se não se importam vou gritar mais uma vez: “Tirem-me daqui, raios!”

Adiante. As pessoas só porque eu sou novo pensam que não posso ser doente e é muito usual que quando confidencio com alguém que me dói isto e aquilo dizerem-me sem peias: “oh homem não pense nisso, você é muito novo para ter uma coisa destas!” e posto isto alguém diz “Sai uma Imperial aqui para este amigo!” como se ao bebê-la de um só gole – e bebo-a pois – me curasse num instante a seguir. Reparem bem, como se pelo facto de ser novo, não pudesse ter doenças. É por isso que aqui relevo que não é nada fácil ser hipocondríaco com esta idade, pois com sintomas iguais aos meus, já vi muito boa gente a chamar uma ambulância ou o padre da freguesia a ser chamado para a extrema-unção lá em casa. Mas não. O simples facto de ser novo impede-me de ter uma doença rotulada de grave, como se estas estivessem à espera de termos uma determinada idade para nos atacarem de forma impiedosa. “Ora bem! – diz a doença grave- “Eu até me manifestava no corpo deste rapaz, mas o coitado é tão novo, prefiro ali aquele senhor que vai lá além com uma bengala!” Tenham juízo. As doenças graves não pensam assim e não escolhem as pessoas por idade. Há quem diga que é destino, eu prefiro pensar que é um azar daqueles.

O pior que me podia ter acontecido, a mim e todos os outros que têm sempre 2 embalagens de aspirinas e benurons na mochila, foi o encerramento do canal saúde, que curiosamente se destinava a pessoas doentes ou a hipocondríacos como eu. E se querem saber, não perdia um único programa. Dava-me gosto saber qual os métodos para combater a época dos pólens, o que fazer quando incha o pé. Como curar uma afta, que fazer quando o mais petiz lá de casa, nos aparece com outro rapazinho que usa jardineiras?

Mas tudo isso acabou e com o fecho do canal saúde acabaram-se as apostas no café. Lembro-me tão bem. Reuníamo-nos à mesa e era toda a tarde naquilo. Primeiro tirávamos o som do televisor e ficávamos só com as imagens. Depois, há medida que iam aparecendo, íamos jogando a nossa sorte: Eu aposto 20 euros que aquelas imagens se referem a um pé de atleta! Eu aposto 30, em falta de cálcio! Subo para os 40 com tendinite aguda! E dito isto, subíamos agora o volume do televisor e percebíamos quem iria pagar a próxima rodada.

Como hipocondríaco, sofro por antecipação e ainda não me está a doer nada e já penso que me pode vir a doer. E assim, quando me dói mesmo – e agora dói-me - lá vou ao centro de saúde ou ao hospital mais próximo que é para isso que eu pago impostos. Invariavelmente, a mesma resposta de sempre, que isto não é nada – Quero análises ao sangue!- que você é um rapaz muito novo – Quero fazer um T.A.C e é já! - Que isto é do stress, da ansiedade, que precisa de descansar, que tem que dormir mais horas, que tem que ter uma alimentação mais equilibrada.

Contudo, eu sei que eles não falam a verdade, eu sei que me mentem, que expõem à luz radiografias de outros que não eu, que me ocultam a verdade, que me sonegam um qualquer sintoma grave de que padeço. E assim, só de pensar nisso, fico doente.

14 comments:

  1. Estou a ler e a relembrar as tuas dores tranformadas em doenças graves.Ora agora, porque o passo foi maior do que suposto e lá se foi um tendão, ora depois porque a bola de futebol bateu na barriga com mais força e ai Jesus que lá se foi uma costela!
    Lá tinhas que ir a Sta Marta, para mais uma visita de rotina :-)))

    Bjooo

    ReplyDelete
  2. LOL
    Também me irrita que o médico diga sempre que é tudo do stress...
    Eu- Mas eu não tou stressada!
    Médico- Vá, tome um Valdisperte qu'isso passa.

    O que me consola é pensar nos remorsos que ele vai sentir...:p

    (Ok, também sou um pouco hipocondríaca...)

    ReplyDelete
  3. Por acaso, agora que falas nisso, acho que tens cara de pessoa que sofre...
    Não me leves a mal de dizer isto. Sou tua fã! Não número 1, mas mesmo assim, tua F-Ã!! Até cheguei a deixar um bilhetinho com o meu número de telefone na tua mota!!! Lembras-te? :) Vi-te a estacionar na rua da Torre do Tombo e Zás! Vai de fazer uma à adolescente in love!!!!... Ah! Naquela altura, sim, tinhas bom aspecto!!!

    Mas agora há pouco tempo vi-te no programa do Malato e achei-te um pouco de rastos!...

    Tens de descansar mais.

    Beijocas

    ReplyDelete
  4. Tiraste-me as palavras da boca...lol

    Eu sofro de "pontadas" e "ansiedade/stress"..pelos vistos tudo normal!

    E tambem me irrita o facto de dizerem k sou mt nova para doenças graves...mas espero q tenham razão!:P

    Ninguem nos compreende...

    beijo, Ana

    ReplyDelete
  5. O pior é viver com um como tu cá em casa... Isto de ser casada com um hipocondríaco também não é fácil.

    Agora tenho de ir, ele acabou de se cortar num dedo e já só fala na amputação do membro. Tenho de o ajudar a por um penso rápido, antes que desmaie. :)

    ReplyDelete
  6. A tua principal doença é no quinto andar

    ReplyDelete
  7. E pelo sim, pelo não, Vitamina C, sabor a laranja ou morango o ano todo...não vá o chamado vírus gripal atacar-te!!

    ReplyDelete
  8. Não te conheço pessolmente...mas pelo que conheço de te ver na TV e ouvir na Rádio e pela tua forma "à vontade" e de jovem despreocupado que demonstras, nunca imaginaria tal coisa...
    Pensar demais nas coisas não é saudável! :DD
    Beijinhos,
    Ana

    ReplyDelete
  9. Fecha tudo... maternidades, urgências, canal saúde... rais parta isto!

    ReplyDelete
  10. Pelas vírgulas, espaçamento de letras e tempos verbais usados, eu diria que isso é grave...
    Pelo sim, pelo não, chega-te para lá, não vá isso pegar-se!...
    ;)

    ReplyDelete
  11. Grande hipocondríaco mesmo!! Uma meditaçãozinha ajuda, a sério. Tenta ser mais zen. ;)

    Mas pela rádio não se nota nada. És super bem disposto!

    Eu sou aquela que assinava com o nick " Uma anónima para ti "

    ReplyDelete
  12. Alvim... não é um TAC... é uma TAC... Que mania que as pessoas têm de achar q TAC é masculino... Desculpa mas isto inerva-me um bocadinho. Vou tomar um valdispert e já venho ;)

    ReplyDelete
  13. Aiii! Ja nao me sinto sozinha!
    Isto de se sofrer de hipocondria, uiii! tem mt que se lhe diga!

    =P

    ReplyDelete