Wednesday, January 09, 2008

6 músicas ou talvez 7





Há cerca de 4 meses atrás, o Jornal Correio da Manhã pedia-me que elaborasse uma lista das minhas 6 músicas favoritas de sempre.
É óbvio que não serão as minhas 6 músicas favoritas de sempre, mas andaram lá muito perto. Era bom, saber também as vossas. Vejam com é dificil escolher 6.



1 - Atirei o pau ao gato – Vários
É uma canção da minha infãncia que cantei de forma inocente sem perceber o pernicioso sentido da sua letra. Ainda hoje me penitencio e vergasto severamente por isso. Reparem só: Atirei o pau ao gato-to-to ( já de si mau) mas o gato-to-to não morreu-eu-eu ( parece que se lamenta este facto) Dona Chica-ca admirou-se se se, com o berro, com o berro, que o gato deu! ( Todos: Miaaauuu!) Mas porque raio se admirou tanto Dona Chica com o berro que deu o gato, se o animal acaba de levar com um valente pau nos costados ? Vê-se bem que nesta altura a Sociedade Protectora dos Animais estava numa fase embrionária e o bloco de esquerda ainda no papel. Não fosse isso e aposto que já se estaria a iniciar uma qualquer marcha de protesto. Outros tempos. Agora todos: Miaauuu!



2 - Marante – Garçon

Para mim, sempre existiram dois tipos de pessoas: As que ouviram o tema Garçon de Marante e as outras. O Marantismo ( assim se chama o movimento onde estão integrados os seguidores de Marante, entre os quais eu me incluo ) é isto. A franqueza e a comovente forma como o cantor confessa o seu estado de alma é absolutamente despojadora. Atente-se bem ao refrão:

Saiba que o meu grande amor hoje vai-se casar
Mandou uma carta pra me avisar
Deixou em pedaços o meu coração
E para matar a tristeza
Só mesa de bar
Quero tomar todas
Vou-me embriagar

E como se isto não bastasse , eis que nos brinda com esta expressão bem portuguesa:

Se eu pegar no sono
me deite no chão

Com franqueza, só alguém cuja sensibilidade é semelhante a uma chapa de Zinco a ferver é que não se arrepia com estas palavras, advinhando Marante a consumir todas as bebidas do bar, misturando malibu com absinto, whisky com sumo de ananás, vodka com licor beirão e aí sim, invertendo a ordem da letra da canção, sob o olhar atento do garçon, caindo no chão e só depois pegando no sono.

3 - Astor Piazolla – Adeus Nonino

Ouço Piazolla por graçola, foi numa altura em que andava na escola e comprei a minha primeira viola. Passava na televisão um anúncio irritante que repetia até à exaustão: Vais para a escola, leva a cola!” e eu, que na altura não queria perder pão e bola, ponha-me tardes inteiras a ouvir piazolla. Depois, bem...depois pegava na sacola, ajeitava a camisola e imaginava-me a passear abraçado a uma guapíssima espanhola. E eu dizia-lhe isto e aquilo num tom absolutamente gabarola e não raras vezes ouvi dizer: “Este gajo pensa que lhe saíu o totobola”. E se permitem concluir a resposta num clima de festarola, peço a todos que gritem : “ Viva o Astor Piazolla!”



4 - Air - All I need

Este tema vem incluído no albúm “Moon Safari” dos Air e faz com que pense na vida sempre que o ouço. É uma questão de segundos, aos primeiros acordes de “All I need” sinto-me a viajar num tapete persa, num final de tarde com vento morno, os supermercados fechados, pouca gente na rua, mulheres de avental olhando-me de dedo em riste e confundindo-me com um qualquer super heroi enquanto já canto:

All I need is a little sign,
To get behind this sun and cast this weight of mine,
All I need is the place to find,
And there I'll celebrate.

E daqui de cima de onde agora vos escrevo , o mundo fica mais claro e canção mais límpida como se teimosamente não quisesse acabar deste modo:

All in all there's something to give,
All in all there's something to do,
All in all there's something to live,
With you ...

Há canções que nunca deveriam acabar e esta é uma delas.

5 - Solomon Burke – Don’t give up on me

Nunca gostei de desistências, quando era mais petiz, lembro-me bem que nas aulas de educação fisica desde cedo ganhei uma especial preferência pela maratona porque se pensa mais vezes em desistir do que em qualquer outra distãncia e eu nunca por nunca desisti, estendo os braços á chegada mesmo sabendo que nenhuma fita me esperava para que a cortasse com o meu peito largo. Ao longo da corrida, uma voz me perseguia dizendo: Don’t give up on me, don’t give up on me! E agora, com a distância dos anos e não de metros, percebo bem que pior do que desistir de alguém, é desistirmos de nós próprios.Era eu que cantava para mim próprio, era a minha voz, talvez o meu corpo, que sempre me implorou com sôfrega rouquidão para que eu não desistisse.



6 e 7 - Jeff Buckley – Last Goodbye ou Carlos do Carmo – Estrela da Tarde



Bem sei que são 6 os temas que teria que escolher, mas chegado aqui, confronto-me com este impasse. Se por um lado, Buckley me surge como referência obrigatória, seria ingrato que me esquecesse do poema de Ary dos Santos cantado por Carlos do Carmo. A pergunta impõe-se: Grace ou Estrela da tarde. E se me permitem a analogia, é o mesmo que me perguntarem se prefiro o golo do Maradona contra a Inglaterra no Mexico 86 ou o golo do Madjer na final da taça dos campeões contra o Bayern de Munique. Não sei, não faço ideia, há coisas que não se podem escolher e esta é uma delas. Se por um lado a voz de Buckley surge em Last Goodbye com a temperatura de um puro malte não é menos verdade que as palavras de Ary dos Santos livram-se delas próprias, como se soltassem, como se tivessem saído da casa dos pais onde terão vivido até agora e se ajeitassem com graciosa independência num andar em telheiras. Talvez palavras vizinhas das de Buckley, pedindo salsa e cominhos umas às outras, batendo à porta, emprestando-se nas duas canções. Na de Buckley, diz-se:

Did you say, "No, this can't happen to me"?
And did you rush to the phone to call?
Was there a voice unkind in the back of your mind saying,
"Maybe, you didn't know him at all,
you didn't know him at all,
oh, you didn't know"?

E em Estrela da tarde:

Era a tarde mais longa de todas as tardes que me acontecia
Eu esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu entardecia
Era tarde, tão tarde, que a boca, tardando-lhe o beijo, mordia
Quando à boca da noite surgiste na tarde tal rosa tardia



E mais não digo. Por hoje, não escolho mais.

16 comments:

  1. O "Last Goodbye" é dos meus temas preferidos do Jeff Buckley. Grande canção, músico fantástico, voz divina. Pena ter desparecido tão cedo...
    Abraço!

    ReplyDelete
  2. O "Last Goodbye" é dos meus temas preferidos do Jeff Buckley. Grande canção, músico fantástico, voz divina. Pena ter desparecido tão cedo...
    Abraço!

    ReplyDelete
  3. 1 - "Uma árvore é um amigo", Joel Branco empatada com "No olhar do homem que nos ama", Linda de Suza : «no olhar do homem que nos ama, há um sorriso que nos faz compreender, no Inverno ele é a nossa chama,...»
    2 - "Estrela do Mar" e "Enquanto houver estrada para andar", Jorge Palma
    3 - Empatadas, "Nobody" e "Anywhere I lay my head", Tom Waits (e ainda a genial versão de "Somewhere", do West Side Story)
    4 - "Mudemos de assunto", Sérgio Godinho (versão melhorada com Jorge Palma em Irmão do Meio): «Andas aí a artir corações, como quem parte um baralho de cartas...»
    5 - "Until the morning comes", Tindersticks
    6 - "Ne me quitte pas" Jacques Brell e também na versão da Nina Simone
    E como não é uma canção, ainda cabe nos top 6
    - "Alina", Arvo Pärt

    ReplyDelete
  4. Só uma coisinha, no blog do Markl fala-se do Mischa a razão pela qual "baldavas-te" à missa e à catequese XD bjs**

    ReplyDelete
  5. Jeff Buckley - Grace: o melhor album de todos os tempos...

    ReplyDelete
  6. O top de músicas da minha vida (isto é agora aos 30, aos 40 talvez me dê para elaborar outra lista...)

    1- Em playback - Carlos Paião
    2- Papa don't preach - Madonna
    3- Entersandman - Metallica
    4- you oughta know - Alanis Morissette
    5- Jeremy/Black (não fui capaz de optar)- Pearl Jam
    6- Walk away - Ben Harper

    E de modos que é isto.

    Nada difícil... Foi só pensar nas diversas fases da minha vidinha :)

    ReplyDelete
  7. Esta é pra ti. Uma música minha favorita para uma pessoa minha favorita :)

    And I'd give up forever to touch you
    'Cause I know that you feel me somehow
    You're the closest to heaven that I'll ever be
    And I don't want to go home right now
    And all I can taste is this moment
    And all I can breathe is your life
    And sooner or later it's over
    I just don't want to miss you tonight

    And I don't want the world to see me
    'Cause I don't think they'd understand
    When everything's made to be broken
    I just want you to know who I am

    And you can't fight the tears that ain't coming
    Or the moment of truth in your lies
    When everything feels like the movies
    Yeah you bleed just to know you're alive


    (LA LA LA LA...)

    "WHEN WVERYTHING'S MADE TO BE BROKEN,
    I JUST WANT YOU TO KNOW WHO I AM"

    Iris - Go go dolls.

    ps- Sabes, há um provérbio mundial assim: "Os olhos são o espelho da alma". Percebes isto?

    pps2- Miaauuu!!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  8. 1- Radiohead - No surprises
    2- The Smiths - There is a light that never goes out
    3- Jeff Buckley - Lilac wine
    4- REM - Electrolite
    5- The Beatles - A day in life
    6- dEUS - Nothing really ends

    ReplyDelete
  9. Uma boa treometria da musica. Mas neste caso uma seisometria. ehehhe

    ReplyDelete
  10. jeff buckley..boa escolha!

    ReplyDelete
  11. Se há duas musicas que gosto muito são exactamente as duas últimas que escolhes-te; a Last Goodbye é aquela musica que melhor descreve o que sinto na presente fase da minha vida (apesar de já gostar imenso dela antes) e a Estrela da Tarde, é aquela coisa sem explicação, um poema fantástico cantado por uma voz igualmente fantástica.
    Já agora aproveito e digo tb que Alvim, admiro-te muito tanto como comunicador e pessoa, apesar de não te conhecer pessoalmente acho q posso dizer isto pq ouço a tua voz e os teus disparates (e sábias palavras) todo o santo dia! Força aí!!

    ReplyDelete
  12. Nunca pensei nisto, quais serão as "minhas 6 musicas", mas já que o Blog está aberto a coments, aqui vai o produto do meu exercicio nostalgico:

    1 - Moonage Daydream - David Bowie
    2 - Ashes to Ashes - David Bowie
    3 - This is the day - The The
    4 - Don't stop me now - Queen
    5 - The Unforgettable Fire - U2
    6 - Stay - U2

    ReplyDelete