Monday, September 10, 2007

Rise Up


Se as estações fossem pessoas eu diria que o Verão era uma espécie de novo-rico acabadinho de chegar da apanha do morango. O Verão usa camisa aberta – não tenhamos dúvidas! - tem fiozinho de ouro, palito nos dentes e fala alto, muito, para que todos o ouçam. Ao contrário do Outono. A amiguinha feia do grupo, o rapazito que só joga futebol com os outros porque a bola é dele, o caixa de óculos, o cromo que não consegue engatar uma miúda.

Adiante. O que realmente diferencia o Verão de todas as outras estações é o facto de a ele estar associado invariavelmente uma música que é apelidada por todos como a música do Verão. E reparem que não existe a música de Inverno? Nem da Primavera? Nem ninguém diz “E agora senhores ouvintes, para ouvir na rádio, a música do Outono! O grande sucesso, pardais ao ninho”. Não adianta. É escusado pensarem em exemplos que me possam contradizer porque isso não vai acontecer e sabem porquê? Porque não há.

Ao contrário do Verão, que todos os anos tem uma e as pessoas sabem qual é e não me venham cá com coisas de que há Verões que têm mais do que uma porque isso não é verdade e estou disposto a ir para tribunal com cada um de vocês e em frente à senhora doutora juíza – que o respeitinho é muito bonito – assumir esta verdade insofismável. Reparem que fiz este parágrafo todo armado ao nervosinho só para acabar com a palavra “insofismável” que uso muito pouco mas que serve para impressionar miúdas intelectuais giras que são lixadas de dar a volta. Peço portanto, desculpa.

Mais. Se reparem bem, ainda se vai ali em Maio e já começam os spots discográficos tanto na rádio como na televisão a assumir como seu, o sucesso do verão. Como se fossem videntes. Como se fossem a Maya dos discos. O professor Karamba da Indústria. E sabem que mais? Não é difícil fazer um sucesso de Verão e só porque sei que vocês são pessoas excepcionais e extraordinariamente bonitas vou aqui revelar o ancestral segredo que guardei durante todo este tempo com a promessa que isto fica só entre nós, ouviram bem? Só entre nós. Aliás, se tiverem com gente ao lado, por favor, devem nesta altura sair do espaço sem dar nas vistas e já em local seguro, então sim, ler o parágrafo que revela o segredo. Eu disse só entre nós, ouviram?

Pois bem, agora que já cá estamos só nós, posso assegurar que tudo o que é necessário para fazer um sucesso de Verão é colocar na letra da música a palavra “ Free” ou “Freedom” ou variantes do termo que possam significar a mesmíssima coisa. As pessoas adoram gritar ao vento que são livres e que podem fazer o que lhes apetecer, o que lhes der na cabeça, e porquê? Já disse. Porque são livres, ora essa, como passarinhos ou como diria a luso-canadiana Nelly Furtado “Free like a bird!”. Ai querem exemplos? Quantos são, quantos são? Eu não tenho medo de ninguém, estão portanto a duvidar daquilo que escrevo, é isso não é? Sim? Então tomem lá fresquinho: Free - Ultra Naté; Freedom de George Michael; Ouçam lá, tudo canções de Verão. Querem mais uma? Rozalla – Everbody Free, um tema que de resto foi surripiado alarvemente pelo Bob Sinclair que no ano passado foi o autor do sucesso “Love Generation” que bem ouvidinho, com as orelhas lavadinhas está a querer dizer paz e amor para toda a gente, vamos ser todos muito malucos e muito livres que eu cá gosto é de liberdade ahh pois!. O que acontece também com “Rise up” que já todos perceberam que é a música do Verão.
E o que diz “Rise Up”? Diz isto: My dream is to fly over the rainbow so high - o que é uma coisa muito bonita de se dizer, quero voar por cima do arco iris muito alto e depois isto: Rise up don’t falling down again que em tradução livre significa: Levanta-te pá, não te metas outra vez na droga! E para rematar adverte: Rise up long time I broke that chains que com a honestidade intelectual que me é reconhecida quer dizer: Levanta-te palerma, é complicadíssimo fugir da prisão! E por hoje é tudo caríssimos leitores, bebam por mim que eu não posso por todos.

12 comments:

  1. Grande Post como sempre!
    Aproveito para te desafiar a lançar quer na radio quer no teu programa o sucesso do Inverno, algo quentinho, que meta lareiras, castanhas assadas ou cobertores eléctricos :)


    (...) "bebam por mim que eu não posso por todos"

    Ai não podes...

    à tua Alvim!


    Bj

    ReplyDelete
  2. Desconheço completamente essa música! A verdade é que neste Verão fartei-me de ouvir em todo o lado músicas do Bob Sinclair, mais concretamente duas, Rock this party e a que falaste (Sound of Freedom). Acho que ando desactualizada então!
    Mas tens toda a razão, comigo não é preciso ir a nenhuma senhora doutora juíza. Existe sempre uma música mais tocada no Verão e normalmente tem a ver com "Freedom"... A verdade é que eu acho que tem esse tema para criar aquela ideia das férias: "estamos de férias, podemos fazer o que queremos com o nosso tempo, vamos para a praia, apanhar sol...", mas um mês depois aí de quem gritar "Freedom" no seu escritório! Volta ao trabalhinho que é para atinares!! Acho que é por isso que não à hits de outono ou de inverno. Nessas alturas está quase sempre mau tempo e o pessoal anda deprimido com a falta de férias...

    ReplyDelete
  3. És muita maluco :)))
    Mas gostamos de ti por isso mesmo :p

    Tenho saudades tuas, porra!!!
    Beijinhos
    Milay

    ReplyDelete
  4. Rise up... um ganda som.
    Quando é q começas na industria da kizomba??..

    lolol

    abraço

    ReplyDelete
  5. insofismável???? Alvim, querido, tens de inventar outra... excelente post*/

    ReplyDelete
  6. "Yves Larock - Rise up".Ai esta um grande post,uma grande musica,a musica do verao com toda a certeza.Se bem que musicas como "Relax take it easy" do Mika tambem foi uma forte candidata nao acharam?Gostei deste teu post alvim e de todos os outros que fizeste e que ja nao fazias a algum tempo nao é verdade?Acho que podias usar a musica "rise up" para iniciar o grande programa "boa noite alvim" que dentro em breve esta ai a chegar (e eu ja estou ansioso a algum tempo).
    Um grande abraco e pensa na dica que te dei,que vais ver que entras em grande com um som destes que fica no ouvido.

    Abracos e bom resto de ferias.

    ReplyDelete
  7. isso do free ou freedom é mentira!!! o josé malhoa fez o baile de verão e em vez de free utlizou aperta e fez muito sucesso...

    ReplyDelete
  8. e há musicas de inverno... como o Lonely do Akon...

    ReplyDelete
  9. Tens toda a razão.Não me arrisco a dizer:"Alvim, vamos a tribunal que quero estar frente-a-frente contigo e com a senhora doutora juíza". Não gosto de perder "nobres causas":-)

    Bjs

    ReplyDelete
  10. Olha lá, mas o grande hit deste Verão não é: "UM PEQUENO T2 ONDE PODEMOS VIVER OS DOIS/COM VISTA PARA O MAR... BLá BLá BLÁ...APENAS TENHO QUE VIRAR/A MINHA VIDA DE PERNAS PARA O AR....??:):)

    É, não é?:) Loool

    Mas, vá...pronto...talvez, desta vez, tenhas razão e "Rise up" de Yves Larock seja mesmo o grande hit…:)

    Outra coisa: "Insofismável", Alvim?:):) Hummm...as tentativas do "galã" continuam :):)

    Cumprimentos...:)

    ReplyDelete
  11. É assim o texto está perfeito. Acertaste no alvo. Mas vamos lá ser verdadeiros... esse fenómeno existe.
    E essa do Yves LaRock apanhou todos e mais alguns desprevenidos.
    Confesso que faço o meu melhor tirin...tirin..tim... tirin tirintin tim!!!
    Assumido está... fui!

    ReplyDelete
  12. Para quando outro livro, outro 'bebé', Capitao Alvim?

    ReplyDelete