Friday, September 07, 2007

Ciúmento Compulsivo




Se há coisas que as mulheres detestam são homens ciumentos, “ Eu não suporto ciúmes!”- dizem, e com verdade, sem que seja uma coisa assumida, há uma espécie de movimento antihomensciumentos de forma a inibir qualquer aproximação ou reprodução de homens como eu, que aqui o assumo, sou ciumento-compulsivo. Muito prazer!

Ora, os ciúmes são exactamente como o conflito Israelo-árabe, é uma coisa que existe, é muito aborrecido e não há solução à vista. Nesta intifada emocional, é justo dizer que ao contrário do que os modernos psicanalistas afirmam, esta coisa dos ciúmes não tem nada a ver com a insegurança: eu sou muito seguro, ouviram? uso sempre cinto, não passo o vermelho, se há uma fuga de gás vou logo abrir a janela, tenho o bilhete de identidade em dia, sou o cidadão 102 44 230 do arquivo nacional de Lisboa, tenho seguro de vida e também contra todos os riscos e ainda assim, insistem em dizer que isto é insegurança. Insegurança? Pois que o seja, mas prefiro assim a ser um tenrinho gozado em silêncio pelo vizinho da frente. O que querem que faça? Que ao meu lado se atirem à minha mulher e que eu diga algo como “ É muito apetecível não é? Como eu o compreendo, olhe fique aqui com o meu número de telemóvel que quando este relacionamento acabar eu logo lhe ligo para o avisar, está bem? Ou então outra hipótese. Estamos a passear na rua, há um carro que se aproxima e vendo-a afastada de mim, um homem vocifera algo como “ Se eu tivesse contigo, até gritavas pela tua mãe!” e eu, palerma, respondo algo como: “ Seu mal educado, pois fique a saber que não lhe adiantava de nada, que a mãe é surda como uma porta! - Aliás reparem que uso do pronome possessivo “ “minha” não é aqui usado de forma leviana, antes pelo contrário, é com aquele sentimento de posse, do “é meu e não quero saber!”, do “ Ela só gosta de mim e eu dela e o mundo pode muito bem acabar amanhã!” e eu bem sei que isto ainda me torna mais detestável. Estou mesmo a ver duas mulheres a falarem sobre isto:

- Sabes, o meu marido é muito ciumento?
- Verdade? Ohh, que maçada.
- Mas o pior não é isso – diz. Ele é ciumento compulsivo
- ohhh que horror! - diz a amiga e enquanto grita “ acudam, acudam! - histérica, atira-se da primeira janela que encontrar aberta.



Sim, sou um homem ciumento, mas não faço perseguições de carro, nem estou à porta de casa a ver a que horas ela chega, nem faço chantagens de nível algum. Gosto de fazer apenas duas perguntinhas: Onde estás? Estás com quem? E convenhamos: Quantos de nós somos adeptos fervorosos destas duas questões? Liga-se para casa dela e pergunta-se: Onde estás? E o contentamento cresce à medida que a nossa pergunta vai sendo respondida de forma precisa e com uma honestidade militante: - Olha, agora estou no corredor! Neste momento entrei na sala de jantar e se não te importas vou tomar banho que acabo de acordar, estás a ouvir a água a correr, meu amor? É bom não é? - É bom sim e melhor ainda quando nos diz com quem está e percebemos que não há perigo algum quando nos diz que está sozinha “ Estou sozinha!” ou melhor ainda com os pais “ Estou com os meus pais!” E aqui, há uma questão fundamental que distingue o homem que não tem ciúmes daquele que é ciumento compulsivo. O primeiro diz “ Está bem, está bem, vou indo!” o segundo jamais deixará de perguntar “ Posso falar com eles?”


27 comments:

  1. Correcção:

    Se há coisa que as mulhers DiiiiiiiiiZEM que detestam são homens ciumentos!

    ReplyDelete
  2. Bom texto...e deixa-me dizer que assim como tu, sou ciumenta! Também gosto de ter aquele sentimento do "ele é so meu! ele gosta de mim!"...Quando não ultrapassa o absurdo os ciumes conseguem ser uma coisa boa.

    As mulheres dizem que não gostam de homens ciumentos porque nós somos bem piores. Não há ser vivo mais ciumento que a mulher...acredita em mim! ;)

    ReplyDelete
  3. Raquel
    Alvim, como é que as mulheres não gostam de homens ciumentos se elas são as piores?
    ÀS VEZES sabe bem receber um telefonema a perguntar se está tudo bem, onde estamos... Pode ser o controlo a falar mais alto, ma, de certa forma, sabe bem saber que o outro está realmente preocupado/interessado com o que andamos a fazer. A meu ver uns ciúmes à mistura não fazem muito mal...

    ReplyDelete
  4. Humm...aonde é k eu ja li isto? foi no METRO...e j tinha gostado dessa vez :P

    ReplyDelete
  5. A questão é: E os homens, gostam?

    Depois do Amote e dos ciúmes, ficam a faltar, o ódio, a paixão e os casos mal resolvidos:-)!
    Cá te espero...

    ReplyDelete
  6. .algo de estranho se passa e não é no reino da dinarmarca.

    .assumo-me como ciumenta-maníaca-compulsiva, sim maníaca, acho bonito e até poético o ciúme... , no entanto, não suporto a insegurança doentia dos homens, já que a obsessão desmedida no homem chega a ser asfixiante.
    . então, não saíu recentemente um diploma legal que proíbe a divulgação de escutas telefónicas? ai ai ai senhor alvim, andou a perscutar as minhas conversas...:)(no meu caso tenho que tirar sempre a prova dos nove, nem os paizinhos escapam e o que sofro para não "cuscar" o telemóvel!!)

    parabéns pela excelente qualidade de texto!

    ReplyDelete
  7. O ciúme, como o descreves, se for mesmo só assim, acho que faz falta!! Qualquer mulher gosta de se sentir desejada e de sentir que o seu «mais que tudo» a valoriza! É que ter ciúmes q.b. também é uma forma de dizer:«se eu te acho tão boazona, outro tipo qualquer também pode achar»!! E isso faz bem ao ego!

    ReplyDelete
  8. Concordo ali com a anonymous. diz ela: "...casos mal resolvidos?!" :):-)
    Realmente depois do amote e dos ciumes é o q ta a faltar. Podias escrever um post sobre isso, um livro até:):-)!

    ReplyDelete
  9. Pois eu( e perdoa-me) discordo totalmente.
    O ciúme não serve para nada, a não ser para nos dar dores de cabeça e levar-nos à ruptura. Ainda pra mais quando é usado como «arma» para avaliar o quanto gostam de nós.
    Não se mexe em telemóveis, nem se fazem «perguntas de segurança». Se algo de grave nos inquieta usamos a frontalidade.Uma conversa sincera chega...
    Não me parece que um piropo de um terceiro afecte duas pessoas que se amam e se respeitam.
    Até há quem diga que só desconfiamos daquilo que seríamos capazes de fazer...
    E é tão bom deitar a cabeça na almofada e poder dormir traquila...
    bjx

    ReplyDelete
  10. Ah! Mas o texto está excelente;)
    beijooooooo

    ReplyDelete
  11. Na minha opinião os ciúmes são o mais natural de uma relação.Aliás, acho que são o reflexo do amor que sentimos.É natural, e faz bem...E isto de se dizer que as mulheres não gostam de homens ciumentos, Alvim, não acredites em tudo o que ouves...Falo por mim, como é bom sentir que ele é só meu, e que ele me quer como só dele.

    Beijo

    ReplyDelete
  12. Os ciumes não sao o reflexo do amor q sentimos mas sim d um sentimento de posse!E o sentimento d posse n tem q ser necessariamente sobre o "objecto" amado.Pior pior é qd isto n é controlado e as pessoas s começam a tratar como objectos umas às outras.Desagua em crimes passionais mts das vezes.
    É uma desgraça ms o jornalismo sensacionalista e a tua avó agradecem :)

    ReplyDelete
  13. Ciúme não! Não mesmo. Assim redondo e peremptório. Lamento, mas comigo não funcionava assim, Alvim. Nem era assim que me provarias todo o potencial amor que sentias... Ou há confiança, ou não há. E se há coisa que abala uma relação é essa simples palavra. Aceito a insegurança. A dúvida. Mas isso resolve-se com uma conversa franca e sincera, não com controlos desmedidos e manias de possessão. Se gostas de te sentir a coisa mais importante, diz-lhe. Até lhe podes dizer como ela te pode fazer sentir a coisa mais importante. Não podes é exigir comportamentos, controlar atitudes e tirar naturalidade às reacções da pessoa. Sabes porquê? Porque foi pela pessoa tal como ela é que te apaixonaste. Se queres que ela seja diferente é porque não estás apaixonado por ela, mas por uma ideia que criaste dela. Pensa nisso. Olhar, falar não tira pedaço. Quando sabes e sentes que o pedaço te é oferecido a ti todos os dias. E ninguém pertence a ninguém. As pessoas partilham-se voluntariamente. Beijo

    ReplyDelete
  14. eu sei k nao tem nd a ver... mas espero que esse nº de identificaçao seja ficticio...

    ReplyDelete
  15. Sim é verdade, as mulheres não gostam de homens ciumentos. As mulheres gostam de homens que se importem, que nos valorizem e que lutem por nós, se sentirem a ameaça de nos perder, mas daí a quase nos "mijardes" em cima para marcar território, ao estilo rafeiro que alguns de vós tanto apreciais... a distância ainda é alguma!
    Acho piada ao "Onde estás" e "Com quem estás", se a seguir às respostas, passado 10 minutos ele não aparecer para confirmar, ou para "me dar boleia", como já me aconteceu. E esse jurava pelos ossinhos da avó que não era ciumento, nem possessivo. Não... Gostava era de me ver em casa a fazer meia. E atenção: Normalmente os mais paranoicos são aqueles que conhecem melhor os truques e tiques da culpa... se é que me faço entender!!! ;)

    ReplyDelete
  16. Ora nem mais «vaca malhada»! Ainda bem que ainda há Mulheres de jeito neste país!
    De repente pensei que fosse a única anti «machista-tipo-eu-sou-teu-dono!».
    Espero que tenhas muitos comentários neste post (que dá pano para mangas) e, meus senhores, aprendam alguma coisa com quem percebe realmente do pensamento feminino: nós, as próprias!

    ReplyDelete
  17. Já há muito que sei dessa tua característica :) Era uma questão de tempo falares dela aqui!!!
    E sem muitas delongas, eu compreendo, porque sou exactamente assim!!!

    Não que tenha muito prazer nisso, mas não me resta muito a fazer!
    E também... não me adianta de nada!!!!!!!!! Mas isso agora também não interessa!!! :D

    Beijinhos *

    ReplyDelete
  18. se a outra pessoa nos provar diariamente que nós somos a sua prioridade, que a atenção dela está centrada em nós, então não vamos ter ciumes. Como diz o Alvim (e como eu me identifico com o q ele escreveu), os únicos «sinais de controlo» serão aquelas duas perguntas. E serão um misto de controlo com meter conversa, mostrar interesse no que a outra pessoa está a fazer. Mas se nos sentirmos seguros vai ficar para aí. Agora quando ligamos à nossa parceira e ela nos diz que está a beber café com o ex-namorado, desculpem mas não vou dizer: «fazes tu muito bem, fica aí mais um bocadinho que eu vou ficar aqui a trabalhar». Ainda para mais se passam o dia a falar um com o outro, a trocar sms e afins. Desculpem, mas então sou ciumento-compulsivo. E como diz o Alvim: muito prazer! E mais uma vez pegando no texto dele...não quero chegar ao pé dos meus amigos e sentir que se riem de mim...porque sabem mais do que eu. Há limites e não é de liberdade, é de respeito.

    Abraço Alvim!

    ReplyDelete
  19. Alvim como eu te compreendo, mas porque raio um homem não há-de ser ciumento? é suposto deixar a miúda liberta aos pardais por tempo indeterminado para ver o que é que vai dar? sinceramente acho que as modernidades ainda acabam em um admirável mundo novo. Aí sim, prefiro ser o gajo bastante conservador. Ciúme sim, senão adoptem o facto de que todos são de todos, e cada um faz o que lhe apetece nas suas relações pessoais.

    ReplyDelete
  20. A mim parece-me que as mulheres gostam tanto de homens ciumentos como os homens gostam delas ciumentas... na medida certa é óptimo, mas nunca, nunca!!! na altura errada...

    acaixinhadosmeusbotoes.blogspot.com

    ReplyDelete
  21. Adorei o texto. Está hilariante... Tão hilariante que oculta o quanto um ciumento sofre. Ciúme q.b. A vida já é lixada para andarmos agora a sofrer por antecipação. Quando elas têm de acontecer acontecem mesmo... Perguntar "estás onde" e "com quem" pode até deixar-te descansado, mas sabes que as pessoas quando se sentem oprimidas tendem a mentir. A minha mãe: O que é que comeste Andreia? E eu: sopinha mãe, sopinha verduras e peixe cozido depois de me ter empanturrado no "sequeira" de croissants de chocolate e coca cola (isto com 15 anos). Ora na vida a 2 não é muito diferente... A repressão leva a um desejo extremo de liberdade, em todas as situações e nesta tb. Ser ciumento compulsivo dá muito trabalho (experiência própria) e muita azia! Em todo o caso ADOREI este texto principalmente a parte em que descreves que és uma pessoa extremamente segura :) Isto é um dia de cada vez. Hoje só por hoje consegui não ser ciumenta :) lol

    ReplyDelete
  22. ainda bem q o assumes!
    :)

    ter ciúmes é natural, quem diz o contrário está a mentir.
    o importante é q isso ñ tome conta das coisas...
    pq s a pessoa quiser, vai partir pra outra de qq maneira!

    ReplyDelete
  23. um pouco de ciume n faz mal nenhum so mostra que gostamos da pessoa.
    quando não nos é mostrado nem sequer um pouco de ciume, parece que nada os afecta o que nos leva a questionar se a pessoa gosta realmente de nos.

    e isso de que as mulheres não gostam de homens ciumentos é pq não querem ninguem que lhes faça o mm que elas fazem.

    muitas mulheres são extremamente ciumentas e orgulham-se disso dando a desculpa de que são mulheres, como se o facto de serem mulheres lhes desse "auto-desculpa" para muitas das cenas que fazem para saber tudo em relação ao parceirao. mas o contrario não toleram. gostam de ser donas de si e do mundo em geral!!
    o proverbio não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti não lhes diz nada.

    e gostei das tuas respostas aos presumiveis atiradiços de rua!!
    muito bom.

    ReplyDelete
  24. e é tão bom saber que alguém que está connosco sente ciúmes...

    ReplyDelete
  25. ... Fecha aspas " "

    Depois, a compulsividade de que (também) é feito, transforma-o num namorado do melhor (sem esquecer o resto das "obrigações" imprescindíveis para tal condição)... pelo menos na primeira semana. As mulheres cheias de ternura nos olhos e nos lábios dizem: "que querido! Tantos ciúmes! Só pode ser amor!.."

    ReplyDelete
  26. ... Fecha aspas " "

    Depois, a compulsividade de que (também) é feito, transforma-o num namorado do melhor (sem esquecer o resto das "obrigações" imprescindíveis para tal condição)... pelo menos na primeira semana. As mulheres cheias de ternura nos olhos e nos lábios dizem: "que querido! Tantos ciúmes! Só pode ser amor!.."

    ReplyDelete
  27. Pois... o que me parece relevante neste texto, de facto, é a acentuação de "ciumento" no título, uma vez que se trata de uma palavra grave.
    E que sim, que escreva muito porque o rapaz tem jeito.

    ReplyDelete