Friday, June 14, 2013

Inquérito de férias do jornal Metro

E hoje o convidado é André Dias, Empreendedor e Marketeer.

Umas férias 
Não considero que existam “umas férias” nem “aquelas férias”, depende muito do momento da vida, da companhia, do objectivo. Uma coisa é certa, o turismo espacial, que parece que vai chegar daqui a uns anos,  não me atrai nada. Não passava férias na Lua nem que oferecessem tudo com pensão completa e pequeno almoço com ovos mexidos e bacon.  Mais depressa fazia um cruzeiro às Berlengas com o capitão Francesco Schettino  aos comandos da embarcação.

Uma ideia
Casar-me aos 40. Separar-me aos 80, mas continuar amigo dela fazendo sempre férias juntos.

Uma asneira
Nas férias? Ter entrado em Desert Point sem lentes de contacto. Na vida? Ir separar-me aos 80.

Uma paixão 
Frigoríficos que basta encostar o copo e sai água fresquinha. Ter uma coisa dessas é sinal que estás bem na vida.

Uma curiosidade
2004, numa visita à Grécia: um amigo meu, depois de passar apenas um dia em Atenas virou-se para nós e disse: “estes gajos mandaram-se para fora de pé, nunca na vida vão conseguir pagar isto tudo (referindo-se a obras que tinham sido feitas para os jogos olímpicos), isto vai acabar na bancarrota, vão ver”.  Ninguém o levou a sério, acho que ainda gozámos com ele. relembro que estávamos em 2004. Qual Nouriel Roubini, qual carapuça, quem previu toda esta desgraça foi um amigo meu e chama-se Rodrigo Costeira.

Uma pergunta
Aquelas pulseiras dos resorts da república dominicana também funcionam como pulseiras do equilibro?  É que vejo pessoas com isso mesmo depois das férias. Tem de haver uma razão.

Uma resposta
“Não vai dar, já tenho coisas combinadas”. Devem sempre ter esta resposta pronta para quando os amigos perguntam: “amanhã queres passar lá em casa para ver as nossas fotografias e vídeos das nossas férias?”  Ou então, numa atitude de coragem respondam “Que bom, quero pois. Acham que dá para aproveitar e ver outra vez o álbum completo do vosso casamento? É que das 39 fotografias do noivo a fazer a barba, há uma que já não me lembro muito bem”.

Uma lição
Nunca mais passar férias com o Professor Cavaco Silva na vivenda Mariani em Monte Choro. Foi uma seca.

Uma aventura
Tirar uma semana de férias só para ler os livros todos “Uma Aventura” da Isabel Alçada.  


Um segredo
O Joe Berardo e o Rodrigo Leão poderão ser a mesma pessoa com idades diferentes:

Uma invenção
Podiam inventar um Obama português.

Um desabafo
Estes inquéritos são bem mais fáceis do que aqueles do 16912: “de 0 a 10, com base nesta chamada recomendaria a Vodafone aos seus familiares e amigos?”. Fico sempre nervoso com aquilo, até hoje acho que dei sempre 5.

Um problema
Todos julgarmos saber de que forma se resolvem os problemas do País. Outro é a falta de bom senso com que geralmente se debatem esses mesmos problemas, como se fosse futebol, com radicalismo, extremando ao máximo as posições, com raiva, e com soluções óbvias que os outros não vêm porque são parvos, recorrendo a futilidades que quase lembram os tempos de jardim-escola: “quem votou Sócrates é idiota” ou “quem votou Passos é parvo”. Só falta um grito a dizer “1,2,3 Portugal, não vale salva todos”.



No comments:

Post a Comment