Friday, July 20, 2012

Mais um inquérito de Férias do Jornal Metro

Diana Gomes da Silva pilota aviões. Acrobaticamente, com muito gosto e muito talento. Foi a inquirida desta semana.


Uma invenção
Logo a mim essa pergunta? É obvio que vou dizer o avião 

Um desabafo
Custa-me deixar o País onde cresci, mas a verdade é que o País não me dá opção. Para continuar a voar tenho que levar os meus sonhos e desafios profissionais para outro lado….Aqui ninguém me dá asas e as que tenho são dadas pelos meus pais que seguem a máxima de  "vocês são cidadãos do Mundo".

Um problema
As mentalidades não se mudam do dia para a noite, e os valores que elas acarretam ainda mais custam a mudar…. Colombo veio-nos propor uma expedição que também mudou o mundo e nós "aí e tal…", sendo que como sabemos foi a Espanha que apostou nele, fazendo a festa sem a "prata da casa"….Enfim isto prova que fora uns rasgos de génio, não somos muitas e muitas vezes capazes de captar ou encontrar valor onde ele parece não existir. Hoje em dia gostamos de apostar naquilo que já existe. Tornámos-nos com os anos cada vez menos investidores. Talvez seja o timing das apostas Portuguesas que não seja o melhor. 

Uma pessoa inspiradora
Amelia Earhart, uma aviadora Norte Americana que nos anos 30, contra tudo e todos, completou a volta ao mundo como co-piloto e pereceu ao tentar fazê-lo sozinha já na fase final. Ainda hoje pensam sempre que o piloto é o João, e quando olham para mim muitos não acreditam e são preconceituosos. Só posso imaginar a quantidade de dificuldades que ela terá enfrentado nos anos 30, se bem que já nesses anos os EUA já eram um País que investia e que lançava os seus valores. Hoje vivo segundo um lema dela, "There is more in life than being a passenger!". Assim acredito que nós somos os pilotos da nossa vida, ninguém a levará para onde queremos por nós. Por isso toca a fazer por nós próprios.  

Umas férias
Quaisquer férias que faça com a minha família. As ferias com o meu pai são sempre para o fim do mundo, literalmente: quando fomos à Patagónia e à terra do fogo (Chile e Argentina) ou as mais aventureiras onde fazemos tudo o que envolver ritmos cardíacos acelarados que o País em questão tenha para nos oferecer, como é o Vietnam, Cambojda ou Borneus. Já as férias com a minha mãe são mais tranquilas a apanhar sol, descansar e passear, das quais tenho que salientar a Croácia e as clássicas no Brasil….

Uma ideia
CEO´s e empresas Portuguesas… Não é só futebol o país! Não se lembrem de grandes campanhas publicitárias só de dois em dois anos quando vamos ao Mundial ou ao Europeu! Na verdade quase que só somos orgulhosos em nós próprios quando há futebol….  Devemos ser orgulhosamente portugueses 365 dias por ano, TODOS os anos.

Uma asneira
Tentar falar com sotaque açoriano com um açoriano: arrumam-nos em três tempos!

Uma paixão
A paixão da minha vida é sem duvida Voar, (isto não quer dizer que não aceite o pedido em casamento do João.) 

Uma curiosidade
O Airbus 380, que é neste momento o maior avião de passageiros do mundo, tem um peso máximo à descolagem de 650.000 toneladas e 840 passageiros!

Uma pergunta
Tudo sobre Viagens, adoro que me perguntem sobre viagens que fiz  e comidas que tenha provado. Em cada cultura, cada país em que estive encontrei algo que adorei. Confesso me com uma visão muito positiva e porreira da vida. Assim prefiro ir sem expectativas e abraçar as novas culturas e tradições na sua totalidade das dezenas de países que já estive não houve nenhum em que não tenha encontrado algo de bom. Não necessariamente melhores ou piores, apenas diferentes.

Uma resposta
Qualquer uma desde que seja honesta e frontal. Não suporto nem rodeios nem mentiras. Tiram-me do sério!!

Uma lição
Nem tudo o que parece é. Ensinou-me um menino muito especial que conheci através da Associação terra dos sonhos. Depois de um dia a ser traquina e a fazer disparates. Ele tinha uma doença terminal e acabou o dia a pedir desculpa e a dizer que tinha sido( voar comigo) a melhor coisa que tinha feito na sua curta vida). Acredito mesmo que temos que apreender a ser mais tolerantes e a tentar viver mais o agora e os outros. Entender que se alguém não nos retribui o cumprimento talvez esteja a passar um dia ou tempos muito dificeis…Não sabemos, e a verdade é que muitos de nós nem querem saber.

Uma aventura
Atravessar os picos da Europa aos comandos do meu Pitts… Aliás, os voos de grandes navegações são sempre uma grande aventura. Tanto o voo como depois na aterragem se saio sozinha as pessoas perguntam-me onde está o piloto. Se estou com o João dizem-lhe logo: "que bonito o seu avião"!

Um segredo
Neste momento o meu é que vou viver para Abu Dhabi… É que eu não consigo guardar os meus segredos por muito tempo!

Um facto
Tenho uma família fenomenal e essa não se escolhe por isso é um facto que tenho muita sorte! As amigas escolhem-se e eu escolhi as melhores do mundo!


No comments:

Post a Comment