Sunday, March 08, 2015

Filipa Leal, poeta, jornalista e guionista, responde ao Inquérito do Fernando Alvim

- Umas férias
Três semanas que passei, de mochila às costas, na Tailândia. Atravessei rios de elefante, fiz rafting em jangadas de bamboo, dormi numa tribo. Era, como a Floribella, “rica em sonhos e pobre em ouro”, por isso fiquei em verdadeiras espeluncas. Claro que apanhei sarna. Mas não me arrependo. Apanhar sarna na Tailândia é chique.

- Uma ideia
O Jorge de Sousa Braga tinha um plano nacional: “que fôssemos todos a Ceuta à procura do olho que Camões lá deixou”. Eu proponho que, doravante, se retire a última palavra d’Os Lusíadas. Ouvi dizer que é “inveja”.

- Uma asneira
Não sei se isto se pode dizer neste inquérito, mas como já vi a frase integrada em obra de arte, aqui vai: “Eu sei lá se é o Chinês ou se é o caralho; eu sei lá, menina!”. (A frase é de uma senhora da minha terra. O que mais adoro é o “menina” que se segue ao palavrão, com a mesma naturalidade.)

- Uma paixão

O cheiro da esteva na Zambujeira do Mar, com uma garrafa de vinho branco e bons amigos.


- Uma curiosidade


Durante muitos anos, pensei que a família do Snoopy se chamasse “Piánútz”. Fiquei muito espantada quando descobri que a palavra era a mesma dos amendoins e se lia assim: peanuts. Ainda hoje, não percebo.


- Uma pergunta

“O que acham que o poeta quer transmitir com estas frases?” (Elia Kazan, “Esplendor na Relva”)

- Uma resposta

“Ainda assim, prefiro ganhar.” (Tó Carlos, “Axiomática Futebolística”. Ed. Tea for one)


- Uma lição


O melhor sítio do mundo para ver estrelas cadentes é o Vale Formoso.


- Uma aventura


Atravessar Lisboa à chuva para conhecer a Adília Lopes e ela não estar lá.


- Um segredo
- Há um quarto de hotel no Porto que tem versos meus no tecto. Juro. É a Suite Avenue FL, na Casa do Conto (Rua da Boavista).

- Uma invenção


Uma máquina bondosa que permitisse que as pessoas da mesma família morressem todas com 150 anos, e ao mesmo tempo.


- Um desabafo


Portugal, o teu produto interno é bruto.


- Um problema


A Maitê Proença publicou um livro que se chama “É duro ser cabra na Etiópia”. Foi em 2013. Eu não li, mas deve ser interessante, sobretudo a avaliar pela capa. Aquilo não é uma cabra. A mim, parece-me uma avestruz. Acho que isto é um problema para Portugal e para os Portugueses.




- Finalmente um item ou dois que o convidado deste inquérito deve acrescentar: como se tivesse a perguntar a si próprio algo e a dar a resposta logo a seguir, como se achasse que nestes inquéritos este item por vocês criado devesse começar a ser incluído). Podem também fazer uma pergunta a vocês próprios e isso conta como item.
Quem é Deus? É um amigo da minha Mãe.

No comments:

Post a Comment