A ordem inverteu-se. Anteriormente vencia-se o Festival da Canção e depois daí a carreira levava um impulso tão grande que era quase como se nada tivesse existido para trás. Havia o Festival da Canção e havia o resto. Os tempos mudaram, a ordem também e desde há 3 anos, que há o Festival da Canção e o Festival Alternativo da Canção. E o que aqui se verifica, é que primeiro participam no Alternativo, e só depois participam, no Festival da Canção. E foi isso que aconteceu este ano com os Homens da Luta que cabalmente venceram esta edição com o tema “A Luta é Alegria” mas há anos atrás venciam o nosso com – desculpem a franqueza – uma canção muito melhor que se chama “E o povo, pá!” e é de resto esse momento épico que todos podem ver agora:
E assim, estão abertas as inscrições para o 3º Festival Alternativo da Canção que depois do incomensurável êxito da 2ª edição, apresentada por Vítor Espadinha e Valentina Torres, se honra de agora apresentar a 3ª Edição do Festival Alternativo da Canção, marcada para o dia 28 de Abril, pelas 22 horas, menos uma nos Açores.
Os Prémios
Os Prémios
E se na edição de estreia os vencedores foram os Homens da Luta (com direito a lançamento de CD e tudo), na segundo os vencedores foram os 3 Marias e os Jaquinzinhos que com o tema "Satisfação" viajaram até Oslo, para tocarem no exacto local da final do Eurofestival da Canção. Na verdade, nas portas de acesso ao mesmo, o que vai dar à mesmíssima coisa. Este ano, toda a organização do evento já se encontra devidamente inscrita nos cursos de línguas do Goethe Institute porque a final da Eurovisão é em Dusseldorf, na Alemanha, para onde viajaremos todos, juntamente com os próximos vencedores, que só a 28 de Abril saberemos quem são.
O Júri
Entre os elementos do júri destas duas edições, é quase impossível pedirmos mais. Nomes como Dina, Dora, Armando Gama, Samuel Úria, Teresa Miguel e Helena Coelho das Doce, António Costa Santos, Rui de Brito, Rui Pedro Tendinha, Inês Castelo branco, Armando Teixeira, Ana Sousa Dias, Gimba, Fernando Alvim e obviamente Tozé Brito, que torna sempre tudo isto muito bonito.
Inscrições até 18 de Abril
E assim, estão abertas as inscrições para o 3º Festival Alternativo da Canção devendo qualquer artista interessado, fazer a sua inscrição, enviando um ficheiro mp3 da música com que pretendem concorrer ou um link onde possa ser ouvida para o mail euqueroir@festivalalternativodacancao.com.
As Canções
As letras das canções podem e devem ser exageradamente divertidas ou exageradamente chorosas e dramáticas, ou inspiradas ou inspiradoras - sempre exageradamente - as canções deverão beber no lendário Festival da Canção, no nosso, no da Eurovisão, no dos cabelos compridos, no das Doce, do Cid, dos "Ten points from the jury", do Eládio Clímaco, do Carlos Paião, dos refrões orelhudos, dos "xalálálálá", das cores fluorescentes, das lantejoulas, das permanentes, do retro pop, do glamour e da loucura saudável. E é justamente isso que queremos. Por isso, se tiverem uma, venham cantá-la à 3ª edição do Festival Alternativo da Canção. E se não tiverem, inventem, criem, façam-na de propósito para isto e inscrevam-se o quanto antes no Festival Alternativo da Canção. Na terceira edição, no dia 28 de Abril.
Lembro-me tão bem de ver isto em directo pela net… :)
ReplyDelete