Wednesday, December 22, 2010

Entrevista e Produção de Natal para a TV 7 Dias


















Qual a importância que o Natal tem para ti?

É muito importante. Se não houvesse Natal, não podíamos ver o “Sozinho em Casa”. Nem o os votos de natal do Eládio Clímaco que são sempre os melhores.

Natal rima com o quê?

Com pardal. Com Nadal. Com Tarrafal. Com pedal. Com Seixal. Com jornal. Batatal, olival, chavascal, experimental, tribunal, matricial, pedestal… Já perceberam que tenho aqui o dicionário de rimas ou querem que continue?

Costumas festejar esta quadra em família, ou não tens tempo para ela?

Só não janto em família nesse dia. Em todos os outros, janto com todos. Vêm primos, tias, netos e primas, come-se bacalhau e peru assado de segunda a sexta e também ao sábado e ao domingo, mas chegando ao Natal, não sei porquê, metemo-nos cada um numa despensa e comemos às escuras. É muito estranho, mas olhem, é o que acontece.

A ventania quase estragou o espírito natalício, ou ajudou?

Sim, imaginem agora o que terá feito a todas as pessoas que usam capachinho. Deve ser horrível ir pela rua a chegar quase à noite da ceia e perceber de repente que somos muito parecidos capilarmente com o Gandhi.

Tens Zeus no capacete e Jesus no coração?

Não, tenho Jesus no capacete e Zeus no coração. Gosto de fazer mudanças.

O Pai Natal é também um “empata” namorados ou estaria com inveja?

Não, pelo contrário. O pai natal, tradicionalmente até desempata. Em tempos de crise, são muitas as pessoas que acabam os seus relacionamentos antes de uma data tão despesista como esta. E eu acho perfeitamente compreensível. Para acabar relações nada melhor do que o natal, aniversários de casamento ou o próprio aniversário. É caríssima uma coisa destas. Sou a fazer que se acabe com essa coisa de fazer anos. E já agora com o natal, enquanto não se resolver esta coisa do F.M.I.

Já encontraste a Mãe Natal dos teus sonhos?

Já, mas foi precisamente nos meus sonhos. E é isto que está a ser complicadíssimo. Trazê-la para o mundo real e olhem que tenho tentado. Acordo à meia-noite, tento agarrar o sonho, finjo que estou a dormir para fingir que estou a sonhar e tentar apanhá-la. Ouçam, não é nada fácil.

Vais oferecer um par de peúgas a alguém?

Vou, a todos os que encontrar descalços.

Qual a melhor prenda que te podiam meter no sapatinho?

Se é que cabe... a Charlize Theron. Eu acho que cabe, e podem enviá-la pelo correio de tudo. Apressem-se porque não sei se os CTT duram muito mais depois de serem privatizados.

O que não pode faltar na mesa da consoada? És mais bacalhau com todos ou bitoque com batata frita? Ou vais jantar ao japonês?

Durante a noite da consoada, acho que já vos disse que estou numa despensa sem luz. eu e todos. Agora se for nos outros dias, pois não pode faltar ninguém, primos, tias, pais, irmãs, as minhas 2 amantes, enfim, toda a gente.

Quais são os teus desejos para 2011?

Que não caia os dentes a ninguém, nem ao Manoel de Oliveira que já não deve ter muitos.

Para terminar, queres deixar um recado aos teus admiradores?

Sim, que o meu sonho é também encher o Pavilhão Atlântico mas penso que ainda não é a hora. Antes disso tenho de esgotar o Olympia e o Coliseu dos Recreios, mas que um dia estaremos juntos e seremos felizes.


Dezembro de 2010.
Produção de Natal para a TV 7 Dias.
Entrevista: Mafalda Dantas.
Fotos: Nuno Gervásio.


2 comments:

  1. Uma entrevista que nos leva a meditar sobre questões bastante sérias! Depois do que li nunca mais serei o mesmo.

    ReplyDelete
  2. Alvim,
    desejo-te 1 bom natal na despensa com 1 polaca, de preferência!
    Que 2011 te traga os teus sonhos, os teus projectos pessoais e profissionais. E 1 coisa que vou fazer é dar-te 1 abraço apertado e meigo, pois andas a precisar de afecto! Ficaste bem nas fotos e gostaria q entrasses - com ou sem presentes - pela minha chaminé. Isso é q era 1 grande presente! Admiro-te e continua, tenho aprendido muito contigo.

    bj
    Maria do Céu

    ReplyDelete