Tuesday, August 17, 2010

Inquéritos de verão do Metro - Samuel Úria


Umas férias:

A minha sugestão de férias vai para 1986. Se puderem passar férias em 1986 não hesitem. 1986 é o melhor ano de sempre, férias de Verão inclusive. O único pormenor que me desagrada quando penso em ir passar férias a 1986 é que, em meados de Junho, vou ter de ser operado de urgência a uma apendicite aguda.
Uma ideia:

E que tal um esquema da pirâmide, mas em forma de esfera? Ninguém fica com os vértices de baixo.

Uma asneira:

E que tal um esquema da pirâmide, mas em forma de esfera? As asneiras de Karl Marx começaram ao nível dos sólidos geométricos.
Uma paixão:

A Natália de Andrade cantava “o nosso amor é verde” e é também verde a minha paixão de Verão. O Fizz Limão, sebastiânico gelado da Olá, é de analogia fácil quando pensamos nas meninas que, em plenas férias grandes, nos roubavam o coração: exterior frio e endurecido, interior doce e mole. Tudo derrete. Bem sei que este mercado de nostalgias, este apreço pelos ícones de oitentas, é tudo menos original. Que seja moda, que seja um lugar-comum, que seja errado – alguma vez o erro nos impediu de ter paixões de Verão?

uma curiosidade:

O saudoso livro “Como Fazer Quase Tudo”, das Selecções do Readers Digest, tinha a solução para o problema “como desentupir o nariz?”. O método era aquele ancestral em que uma pessoa se assoa.
Uma pergunta:

Então se eu ia a grande velocidade e travei de repente, onde estão as marcas dos meus pneus na estrada? (no Verão de 2007 o meu automóvel foi abalroado por um autocarro numa rotunda da Figueira da Foz. Faltou-me aquela pergunta para, perante as autoridades, desmascarar as falsas declarações do outro condutor. Grandessíssimo cretino! Eu, claro.)

Uma resposta:

A resposta é Georges Braque (o meu bom amigo Bruno Morgado foi eliminado do concurso “Quem Quer Ser Milionário” no final do Verão de 2003 por não saber qual o artista que, a par do Picasso, é reconhecido como grande precursor do Cubismo).

Uma lição:

Bem prega Frei Incoerente: Faz o que ele diz, não faças o que ele diz!

Uma aventura:

Enquanto os meus colegas liam os livros da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada eu andava nos clássicos juvenis do Dumas, Stevenson, Verne ou Dickens. A verdadeira aventura foi depois encurtar a distância, recuperar o terreno perdido, anular a desvantagem, conseguir ir a tempo de me tornar um adolescente idiota. Mas fui bem sucedido. Muito bem sucedido.

Uma invenção

Kudos para Gutenberg por ter inventado a imprensa. Já a imprensa cor-de-rosa não sei quem inventou, mas que se registe uma vaia formal a Carlos Castro.

Um segredo:

No boletim de voto das presidenciais de 2001 não resisti a desenhar um bigode ao Garcia Pereira. Se acham que era uma tentativa de ofensa ao PCTP/MRPP é porque nunca viram o que tenho entre o nariz e a boca.
Desabafo:
O mundo era melhor quando o Verão não gerava preocupação com os excessos. Ia-se para a praia com barriguinha e escrevia-se com abastança de advérbios de modo. A cultura do ginásio e da ascese editorial não é a minha praia.

1 comment:

  1. Olá :)
    As fotos que tirouFestas de Santa Maria, em Ermidas-Sado, vão ser publicadas em algum sítio?

    ReplyDelete