Lido na imprensa: «O projecto é simples, todas as semanas, no café Bicaense, um ecrã abre-se para a exibição de três curtas metragens, duas estão em competição e a terceira é convidada. Os realizadores e outros membros da equipa estão presentes e, no final de cada uma das projecções, há um espaço para debate com o público. Em cada sessão estará presente um júri, constituído por três elementos provenientes da área do cinema, mas não só. Entre os nomes agendados estão o cantor David Fonseca, o actor Ivo Canelas e o próprio Rui de Brito. No final do mês será escolhida a curta vencedora que será posteriormente exibida na SIC, Radical, canal que está associado ao projecto.
Inspirando-se no modelo das redes sociais virtuais, como o Facebook, onde todos podem entrar, comunicar e dar a ver livremente as suas ideias, os seus trabalhos "sem custos e sem estarem espartilhados dentro de um sistema burocrático o Shortcutz vai funcionar também como uma rede de partilha que começa em Lisboa, e se repete, a partir de Março/Abril nas cidades de Madrid, Londres e Nova Iorque", conta Rui de Brito.
"Aqui já vi realizadores a fazerem perguntas a realizadores, algo que é pouco usual de ver, porque as pessoas do meio afinal não se conhecem", declara o crítico de cinema Rui Pedro Tendinha.
Esta ideia de troca é, para Rui de Brito, a "essência" do projecto. A proximidade entre o público e a equipa de cineastas é muito importante porque amplia a experiência do filme".»
A importância destas pequenas reuniões, a evolução de meios técnicos que permite fazer em casa coisas que há quinze anos só se podia fazer num estúdio carote, o namoro entre a música e o cinema, os novos meios de divulgação que as redes sociais disponibilizam, etc.: vamos andar à volta destes assuntos todos e outros que vocês sugerirem, via 800 25 33 33, caixa de mensagens do blogue e Facebook da Prova Oral. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Moreira.
No comments:
Post a Comment