Wednesday, May 12, 2010

Mário de Carvalho, hoje, na Prova Oral

«Situemo-nos num quadro familiar, comum aos nossos dias, de um jovem casal citadino, a viver lá para os lados do Lumiar, frequentadores da Avenida de Roma: «Chamavam-se Arnaldo e Bárbara, andavam pelos trinta anos, eram empregados de escritório, e cada qual estaria, segundo informação mais aludida que confessada, "interessado" n’outrem.» A decisão sobre que destino dar a uma tartaruga doméstica acompanha o quotidiano deste casal desavindo, funcionando como o último elo de ligação à espera de uma solução jeitosa. A solução tarda, e entretanto o casal vai vivendo com partilhas comuns mais ou menos agrestes.»

Esta é a sinopse do livro A Arte de Morrer Longe (edição Caminho), o mais recente romance de um dos nossos maiores escritores da actualidade. Chama-se Mário de Carvalho e será o nosso convidado de hoje. Com um escritor destes, nunca se sabe o rumo que a conversa vai tomar, mas o cansaço e insatisfação das pessoas com o cinzentismo das suas vidas, os mal-casados, os pequenos atritos exagerados de modo a provocar rupturas que, doutra forma não se tem coragem de promover, a resignação que leva a, no fim de contas, não darmos o passo final para mudar o estado das coisas, pode muito bem ser o ponto de partida. Falaremos também de livros, de autores, do bom e do mau português que se pratica por este país afora – adentro –, das idiossincrasias lusitanas e por aí adiante. Como sempre, vocês terão voto na matéria, comentando, perguntando. Poderão fazê-lo via 800 25 33 33, caixa de mensagens do blogue e facebook da Prova Oral. É a partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Moreira.

PS: A Teorema acaba de editar o novo livro do escritor britânico Nick Hornby (que escreveu livros como "Alta Fidelidade" e "Era uma vez um rapaz" que foram filmes de sucesso com John Cusak e Hugh Grant). O livro chama-se "Juliet, Nua" e é sobre um músico desaparecido que regressa ao fim de 20 anos com um álbum novo. É "Um excelente romance acerca da natureza da criatividade, da obsessão e da forma como duas pessoas solitárias se podem gradualmente encontrar uma à outra." A Prova Oral tem alguns exemplares para oferecer ao longo da semana, aos melhores comentários, sobre os temas e convidados que vos propomos diariamente.

1 comment:

  1. Já li algumas passagens do livro e gostei bastante. Infelizmente as aulas e as leituras obrigatórias para litreratura impedem-me de ler o que quero. Boa Prova Oral :D

    Bj,
    (i)

    ReplyDelete